Qual é o valor da certificação PMP?

Você pode estar pensando sobre os benefícios e vantagens da certificação PMP. Você está pensando se vale a pena o tempo e esforço? Isso fornece algum valor? Existem boas razões para obter essa credencial do PMI? É um fato bem conhecido que o exame PMP não é um dos mais fáceis. Requer forte desejo e intensa dedicação.

Neste post vou tentar resumir os benefícios da certificação PMP, suas vantagens e seu valor no mundo profissional.

A seguir, 10 benefícios e vantagens da certificação PMP.

1. Reconhecimento Global

O PMI é uma organização global sem fins lucrativos. Sua credencial fornece um endosso imparcial do conhecimento e experiência em gerenciamento de projetos. Além disso, o seu programa de certificação PMP é certificado pela ISO. A certificação PMP é uma credencial de gerenciamento de projetos altamente reputada, amplamente aceita e reconhecida mundialmente. É valorizada em diferentes setores.

2. Realização Profissional

A credencial estabelece uma conquista profissional adicional além das suas qualificações educacionais básicas. Ela demonstra excelência no campo de gerenciamento de projetos. Ela mostra que você entendeu e atendeu aos padrões estabelecidos.

3. Conhecimento Aprimorado

A credencial melhora seu conhecimento, proficiência e habilidades no campo de gerenciamento de projetos. Você ganha esse conhecimento enquanto se prepara para o exame e você pode usá-lo em seu trabalho nos projetos.

4. Maior Reconhecimento

Você obtém maior reconhecimento da sua organização e de seus colegas para dar um passo a mais em direção ao desenvolvimento profissional. A certificação destaca seus conhecimentos, habilidades e competências. Ela mostra sua capacidade para seus colegas profissionais. Eles podem se aproximar de você para resolver seus problemas de gerenciamento de projetos. Você pode até começar a ensinar aos outros as nuances do gerenciamento de projetos.

5. Melhoria da satisfação do cliente

Mostra aos clientes o seu compromisso com a profissão. Isso tende a aumentar a confiança dos clientes em suas habilidades e habilidades.

6. Maior Sucesso do Projeto

O Guia PMBOK® contém um conjunto de ferramentas, técnicas e boas práticas que aumentam as chances de sucesso do projeto. Você aprende sobre essas coisas enquanto se prepara para o exame e tende a utilizá-las ao gerenciar projetos. Isso melhora a eficiência geral do seu gerenciamento de projetos.

7. Maiores Responsabilidades

A credencial estabelece seu conhecimento, habilidades e competência entre seus superiores e na organização para a qual você trabalha. Sua organização pode lhe dar responsabilidade por projetos mais prestigiados e complexos. Ou você pode começar a tomar iniciativas para trabalhar além de suas responsabilidades de trabalho atuais. Em um prazo maior, pode até compensar a falta de anos de experiência em gerenciamento de projetos.

8. Aumento da auto-confiança e satisfação pessoal aprimorada

É bem sabido que o exame PMP é um exame difícil. Pode não ser a coisa mais difícil que você fará em sua carreira, mas certamente o desafiará de uma maneira boa. Você ganhará imensa autoconfiança depois de passar no exame. Também lhe dará maior sensação de satisfação pessoal.

9. Empregabilidade e oportunidades de carreira

Para passar no exame, você precisa entender os principais termos do gerenciamento de projetos, conforme definido no Guia PMBOK®. Além disso, você deve ter conhecimento prático dos principais conceitos de gerenciamento de projetos. A credencial valida ao seu conhecimento, habilidades e experiência. Melhora seu currículo e melhora sua empregabilidade.

Ao longo dos anos, o certificado PMP tornou-se preferível (e às vezes obrigatório) para os trabalhos de gerenciamento de projetos. Às vezes, abre portas para novas oportunidades. Há uma alta demanda por gerentes de projeto qualificados em vários setores diferentes. Os melhores empregos são de alguma forma reservados para aqueles que têm o treinamento, experiência e conhecimento que vem com a certificação. O PMP oferece uma vantagem competitiva sobre os gerentes de projeto que não são do PMP.

10. Maior Potencial de Ganhos

Talvez seja o  ponto mais importante para os profissionais. A certificação PMP oferece uma vantagem significativa quando se trata de salário e potencial de ganhos.  Segundo a pesquisa Salarial do PMI 9ª edição, aqueles com uma certificação PMP recebem um salário mais alto (20% a mais em média) do que aqueles sem uma certificação PMP.

As empresas valorizam o PMP e estão dispostas a pagar mais por isso. Essa credencial tem potencial para fornecer valor instantâneo. Você obtém uma vantagem automática sobre aqueles que não têm. Também lhe dá um maior potencial de ganho nos anos seguintes

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group, do PMI Board Volunteer Advisory Committe e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 180 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>