Na área de conhecimento Gerenciamento das Aquisições (capítulo 12 do Guia PMBOK®), no processo “Planejar as aquisições”, um dos critérios para seleção de fontes (fornecedores) é tamanho e tipo da empresa: “A empresa do fornecedor pertence a alguma categoria específica como microempresa, com proprietária mulher, microempresa dirigida por grupos com desvantagens econômicas ou sociais, conforme determinação do comprador ou estabelecida por órgãos governamentais e definida como condição da adjudicação do contrato?”

Apesar do Guia PMBOK® pretender ser um padrão genérico e internacional, os redatores do capítulo de aquisições são na maioria especialistas na lei das licitações (FAR – Federal Acquisition Regulation – vide http://www.arnet.gov/far).

Assim o Guia PMBOK ®carrega forte influência da cultura americana, com particularidades do mundo dos negócios nos EUA, onde micro e pequenas empresas que pertencem a mulheres, negros, hispânicos, havaianos, veteranos de guerra e algumas outras categorias gozam de privilégios nas contratações, sobretudo em contratos públicos. Em certas áreas os editais de obras públicas exigem que um determinado percentual do contrato seja contratado junto a essas empresas. É uma “ação afirmativa”. Essas empresas têm o nome de Disadvantaged Business Enterprises (DBE).

* Discussã0 na lista e-plan (http://br.groups.yahoo.com/group/planejamento/)