Resenha de livro: The PMP Exam – Andy Crowe

O livro The PMP Exam: How to Pass on Your First Try, Sixth Edition 6th ed. Edition de Andy Crowe  é escrito em uma linguagem muito simples, mas formal e estruturada. Você vai se sentir muito confortável ao ler o livro. Ao ler o livro, você fica confiante em passar no exame. Eu acho que o estilo da escrita e a linguagem do livro atraem a maioria dos leitores.

O livro é fiel ao seu nome. Está escrito para fazer você passar no exame. É desprovido de detalhes estranhos que possam confundir o leitor. e fornece os ingredientes certos para ter sucesso no exame PMP.

O capítulo 1 do livro fornece detalhes administrativos sobre o exame PMP. Diz ao leitor o que esperar e como se preparar para o exame. O capítulo 14 do livro fornece estratégias para passar no exame. O Capítulo 14 também fornece truques e armadilhas para resolver as questões do exame. Eu acho que o capítulo 14 é a melhor parte do livro.

Todos os outros capítulos do livro seguem a estrutura e o fluxo do Guia PMBOK®. Cada capítulo descreve uma área de conhecimento, mas, diferentemente do Guia PMBOK®, os capítulos são escritos em linguagem fácil e lúcida. Cada capítulo do livro começa com uma introdução. No início do capítulo, o autor explica a importância da Área de Conhecimento e sua relevância para o gerenciamento geral do projeto.

Cada capítulo tem uma boa cobertura dos processos do Guia PMBOK®. Os processos e suas ferramentas e técnicas são explicados de uma maneira muito simples. A explicação inclui a importância de cada processo, como ele está relacionado a outros processos, como e quando ele é executado durante o gerenciamento de projetos e a relevância e descrição das Entradas, Ferramentas e Técnicas e Saídas. Cada capítulo termina com um exercício.

O livro tem um exame completo de 200 perguntas no final. As perguntas do capítulo e as 200 perguntas finais fornecem uma cobertura muito boa dos tópicos do PMP. No entanto, eu achei essas perguntas um pouco mais fáceis do que o exame real. É um livro simples, conciso, direto e bem estruturado.

Prós

  • Este livro foi escrito de maneira simples, o que é fácil de seguir. Como a estrutura deste livro é a mesma do Guia PMBOK®, você pode estudar facilmente o Guia junto com este livro. Este livro torna muito simples entender o Guia.
  • Este livro explica os processos do Guia PMBOK® de uma maneira muito simples. Ele fornece a relevância de cada processo, ligações entre diferentes processos e explica porque cada processo é importante para o gerenciamento de projetos.
  • Todos os termos do Guia PMBOK® são explicados de maneira breve, sucinta e eficaz.
  • Há um glossário de todos os termos importantes no final do livro, que podem ser usados ​​como uma referência rápida.
  • No geral, o livro está completamente focado no Exame.

Contras

  • Só em Inglês. Ainda não foi lançada tradução em Português.
  • A cobertura do Guia PMBOK®  está completa. Todos os conceitos são muito bem explicados no livro. No entanto, o exame PMP vai além do Guia PMBOK® . E o livro não descreve alguns dos outros tópicos do exame.
  • Mesmo assim, os exercícios de final de capítulo e o exame final completo de 200 perguntas fornecem uma boa cobertura das questões do exame, as perguntas são relativamente fáceis.
  • Existem muito poucos diagramas e imagens explicativas. Isso pode criar um problema para os aprendizes visuais.
  • Este livro é muito caro em comparação com outros livros concorrentes no mercado.

Conclusão

O guia de preparação para exames do Andy, que é meu conhecido de longo tempo, é simples de ler e fácil de seguir. Este livro mantém a explicação simples e é fácil de entender. É um bom livro complementar para o Guia PMBOK®. Se você estiver procurando por um livro simples e fácil de entender que tenha estrutura semelhante à do Guia PMBOK®, compre o guia de preparação para exames do Andy.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group, do PMI Board Volunteer Advisory Committe e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 180 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>