Três questões sobre Gerenciamento dos Riscos em Projetos

Três questões sobre Gerenciamento dos Riscos em  Projetos, para você conferir como andam seus conhecimentos.
1. No planejamento do projeto de ampliação de uma planta petroquímica, foi identificado o risco de um vendaval muito intenso durante a elevação dos inúmeros dutos que compõem a planta, uma vez que a região é propensa a essas ocorrências durante essa época do ano. Planos de contingência e alternativos foram feitos para este risco e para cada risco um responsável foi designado. Certo dia, a ocorrência de vento com a intensidade prevista foi informada por fax e email pelo departamento de meteorologia, porém nenhum dos responsáveis pelos riscos estava no local do projeto para receber a informação e colocar os planos de resposta em prática e uma grande torre foi ao chão, ocasionando grande prejuízo e atraso no projeto. Qual é a alternativa que MELHOR descreve o que ocorreu?

A) O responsável pela resposta ao risco é quem planeja a resposta, porém quem deve executar a ação caso necessário é o gerente do projeto

B) O responsável pela resposta ao risco deveria ter permanecido o tempo todo no local da obra

C) Algum outro membro da equipe deveria ter aplicado o plano de contingência

D) O gerente do projeto deveria estar atento aos alertas relativos ao clima e às informações do departamento de meteorologia e o responsável pela execução da resposta deveria ter sido chamado a tempo para executar a ação de contingência..

2. Uma empresa jornalística recém adquiriu uma nova impressora. Esta utiliza uma nova tecnologia para imprimir o jornal em várias cores e com menor desperdício de tinta que o modelo anteriormente utilizado. A empresa antecipa que isto vai lhe permitir produzir uma gama maior de produtos e melhorar a eficiência dos resultados. A adição desta impressora é um exemplo de que?

A) Risco puro

B) Conformidade com a qualidade

C) Risco de negócio

D) Novo padrão de qualidade

3. Ao desenvolver uma proposta comercial visando o desenvolvimento do projeto de um novo modelo de painel coletor solar, você decide incluir uma reserva de contingência, devido ao fato de sua empresa nunca ter feito um painel deste tipo antes. Qual das seguintes declarações sobre reservas de contingência é FALSA?

A) Uma reserva de contingência é uma quantia de dinheiro separada ou tempo que foi separado de modo a ser utilizado em situações futuras as quais puderam ser planejadas somente em parte

B) Reservas de contingência são utilizadas para reduzir os riscos de ultrapassar os limites previstos nos objetivos do projeto, colocando estes limites em um nível aceitável para a organização

C) Reservas de contingência podem ser incluídas no projeto para riscos conhecidos

D) Reservas de contingência devem ser incluídas no custo dos projetos e nas estimativas de cronograma sem uma documentação que as identifique

 

   

Respostas

  1. Resposta: D. O responsável pela resposta ao risco é quem tem a obrigação de implementar o plano de contingência. Como não é prático passar o tempo todo no local da obra, o gerente do projeto ou alguém que tenha recebido essa delegação, deveria estar observando os alertas, uma vez que o risco é de alta probabilidade, e o responsável pela resposta deveria ter sido acionado em tempo hábil.
  2.  Resposta: C. O risco de negócio vem simplesmente de operar o negócio. Não há garantia que uma idéia funcione como você espera. O risco puro é um risco segurável. Conformidade com a qualidade é envolvida com gerenciamento da qualidade. A nova impressora em si não é um padrão de qualidade (como seria ISO9000, por exemplo).
  3.  Resposta: D.  A estratégia de aceitação ativa mais comum é estabelecer uma reserva para contingências, inclusive as quantidades de tempo, dinheiro ou recursos para tratar as ameaças ou oportunidades identificadas. Contingências devem ser claramente identificadas na documentação. É adequado que a equipe do projeto faça um plano de respostas que será executado somente em certas condições predefinidas, se for considerado que haverá alerta suficiente para implantar o plano. 

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

6 comentários para Três questões sobre Gerenciamento dos Riscos em Projetos

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>