- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

O exame PMP® mudou em 31/Ago/2011. Qual foi o impacto?

Exame PMP

O exame Project Management Professional (PMP) mudou dia 31 de Agosto de 2011, com base em retorno recebido de portadores da credencial ao redor do mundo.

A cada 5 a 7 anos o Project Management Institute (PMI®) realiza um estudo sobre a Carreira de Gerentes de Projetos, o qual serve para delinear a credencial PMP. Este estudo é chamado Role Delineation Study (RDS) e visa garantir que a credencial reflita a prática profissional contemporânea, evolua para atender às necessidades atuais da profissão, e cumpra as normas da ISO 17024, a qual atesta a importância do processo de credenciamento PMP.

O PMI busca garantir que o Exame PMP seja um reflexo do que os gerentes de projeto estão realizando em seu dia-a-dia. Se o PMI não realizasse esse processo regularmente, adicionando novos elementos e removendo antigos, o candidato ainda seria testado em métodos ultrapassados. O PMI completou seu estudo mais recente no final de 2010, após consultar mais de 3000 PMPs em 97 países, sendo 8% deles da América Latina e Caribe.

Embora isso pareça acadêmico, há uma implicação prática: O resultado foi utilizado para atualizar o PMP Examination Content Outline, (antigamente chamando PMP Examination Specification), o que levou à alteração do Exame Project Management Professional (PMP®).  

A mudança teve efeito em 31 de Agosto de 2011. Vamos da uma olhada no que isso significa.

Responsabilidade Social e Profissional foi integrada

No formato anterior do exame o domínio Responsabilidade Profissional e Social era testado como um domínio separado.  O Role Delineation Study mostrou que Responsabilidade Profissional e Social é integrada em todo o trabalho do gerente de projeto e não pode ser vista como algo separado. Desse modo, o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI deve ser visto e testado como uma parte integrada do dia-a-dia do trabalho do gerente de projeto.  A partir de 31 de Agosto de 2011 a Responsabilidade Profissional e Social passou a ser testada em todos os domínios e não como um domínio separado do exame.

No novo exame, os estudantes têm de entender os efeitos da Responsabilidade Profissional e Social em suas tarefas. Entender e vivenciar o Código de Ética e Conduta Profissional em seu trabalho diário como gerente de projetos passou a ter uma importância muito maior para o exame e adicionou outro nível de complexidade às questões.

Cerca de 30% do conteúdo do exame sofreu alterações

Foram incluídos novos tópicos indicados no estudo e retirados outros considerados de baixa relevância.  Note que anteriormente 8% das questões eram diretamente relacionadas ao domínio Responsabilidade Profissional e Social. Muitas dessas questões foram simplesmente eliminadas.  Outras questões do exame foram criadas ou alteradas visando abordar considerações éticas durante as aquisições, associar responsabilidade profissional com gerenciamento da equipe e testar como você aplica a responsabilidade profissional ao produzir relatórios do projeto.

O Guia PMBOK® não mudou

NÃO HOUVE alteração no Guia PMBOK®. O Exame PMP atualmente é baseado no Guia PMBOK® 5ª. Edição.

O critério de elegibilidade não mudou

O critério de elegibilidade para o exame continua o mesmo. Somente o conteúdo do exame mudou.

O formato do exame não mudou

O Exame PMP continua a ser um exame realizado no computador, e você continua a ter quatro horas para responder 200 questões de múltipla-escolha.

O critério de aprovação não mudou

O PMI informou que não houve nenhuma mudança no relatório de acertos do Exame PMP. Ou seja, o critério de aprovação continua o mesmo.

Já posso realizar o exame?

Se você pretende fazer o exame, garanta que seu estudo inclua informações sobre o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI e aplicação da Responsabilidade Profissional e Social aos grupos de processos de gerenciamento de projetos, assim você não deve ter maiores problemas para resolver as questões.

Alteração na renovação da Certificação

Se você atualmente possui a credencial PMP, o novo Role Delineation Study tem impacto limitado para você, uma vez que seu principal resultado é a atualização no Exame PMP. O PMI revisou os resultados do estudo e fez uma  atualização do PMP Continuing Certification Requirements (CCR), que informa como as certificações são renovadas.  Não há impacto nas PDUs que você já obteve visando a renovação de sua certificação.

Para mais informação sobre as mudanças, e sobre seu impacto no processo de certificação, sugere-se visitar o website do PMI:

http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP/Updates-to-PMP-Certification-Exam.aspx

Conclusão: não houve mudança significativa no modo como se realiza a preparação para o exame. Deve-se continuar estudando tópicos de responsabilidade profissional e social, porém, dando atenção à integração destes nas questões relativas aos cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus