O exame PMP® mudou em 31/Ago/2011. Qual foi o impacto?

Exame PMP

O exame Project Management Professional (PMP) mudou dia 31 de Agosto de 2011, com base em retorno recebido de portadores da credencial ao redor do mundo.

A cada 5 a 7 anos o Project Management Institute (PMI®) realiza um estudo sobre a Carreira de Gerentes de Projetos, o qual serve para delinear a credencial PMP. Este estudo é chamado Role Delineation Study (RDS) e visa garantir que a credencial reflita a prática profissional contemporânea, evolua para atender às necessidades atuais da profissão, e cumpra as normas da ISO 17024, a qual atesta a importância do processo de credenciamento PMP.

O PMI busca garantir que o Exame PMP seja um reflexo do que os gerentes de projeto estão realizando em seu dia-a-dia. Se o PMI não realizasse esse processo regularmente, adicionando novos elementos e removendo antigos, o candidato ainda seria testado em métodos ultrapassados. O PMI completou seu estudo mais recente no final de 2010, após consultar mais de 3000 PMPs em 97 países, sendo 8% deles da América Latina e Caribe.

Embora isso pareça acadêmico, há uma implicação prática: O resultado foi utilizado para atualizar o PMP Examination Content Outline, (antigamente chamando PMP Examination Specification), o que levou à alteração do Exame Project Management Professional (PMP®).  

A mudança teve efeito em 31 de Agosto de 2011. Vamos da uma olhada no que isso significa.

Responsabilidade Social e Profissional foi integrada

No formato anterior do exame o domínio Responsabilidade Profissional e Social era testado como um domínio separado.  O Role Delineation Study mostrou que Responsabilidade Profissional e Social é integrada em todo o trabalho do gerente de projeto e não pode ser vista como algo separado. Desse modo, o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI deve ser visto e testado como uma parte integrada do dia-a-dia do trabalho do gerente de projeto.  A partir de 31 de Agosto de 2011 a Responsabilidade Profissional e Social passou a ser testada em todos os domínios e não como um domínio separado do exame.

No novo exame, os estudantes têm de entender os efeitos da Responsabilidade Profissional e Social em suas tarefas. Entender e vivenciar o Código de Ética e Conduta Profissional em seu trabalho diário como gerente de projetos passou a ter uma importância muito maior para o exame e adicionou outro nível de complexidade às questões.

Cerca de 30% do conteúdo do exame sofreu alterações

Foram incluídos novos tópicos indicados no estudo e retirados outros considerados de baixa relevância.  Note que anteriormente 8% das questões eram diretamente relacionadas ao domínio Responsabilidade Profissional e Social. Muitas dessas questões foram simplesmente eliminadas.  Outras questões do exame foram criadas ou alteradas visando abordar considerações éticas durante as aquisições, associar responsabilidade profissional com gerenciamento da equipe e testar como você aplica a responsabilidade profissional ao produzir relatórios do projeto.

O Guia PMBOK® não mudou

NÃO HOUVE alteração no Guia PMBOK®. O Exame PMP atualmente é baseado no Guia PMBOK® 5ª. Edição.

O critério de elegibilidade não mudou

O critério de elegibilidade para o exame continua o mesmo. Somente o conteúdo do exame mudou.

O formato do exame não mudou

O Exame PMP continua a ser um exame realizado no computador, e você continua a ter quatro horas para responder 200 questões de múltipla-escolha.

O critério de aprovação não mudou

O PMI informou que não houve nenhuma mudança no relatório de acertos do Exame PMP. Ou seja, o critério de aprovação continua o mesmo.

Já posso realizar o exame?

Se você pretende fazer o exame, garanta que seu estudo inclua informações sobre o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI e aplicação da Responsabilidade Profissional e Social aos grupos de processos de gerenciamento de projetos, assim você não deve ter maiores problemas para resolver as questões.

Alteração na renovação da Certificação

Se você atualmente possui a credencial PMP, o novo Role Delineation Study tem impacto limitado para você, uma vez que seu principal resultado é a atualização no Exame PMP. O PMI revisou os resultados do estudo e fez uma  atualização do PMP Continuing Certification Requirements (CCR), que informa como as certificações são renovadas.  Não há impacto nas PDUs que você já obteve visando a renovação de sua certificação.

Para mais informação sobre as mudanças, e sobre seu impacto no processo de certificação, sugere-se visitar o website do PMI:

http://www.pmi.org/en/Certification/Project-Management-Professional-PMP/Updates-to-PMP-Certification-Exam.aspx

Conclusão: não houve mudança significativa no modo como se realiza a preparação para o exame. Deve-se continuar estudando tópicos de responsabilidade profissional e social, porém, dando atenção à integração destes nas questões relativas aos cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

23 comentários para O exame PMP® mudou em 31/Ago/2011. Qual foi o impacto?

  • David Esteves

    Muito obrigado pela resposta imediata.
    Não conhecia e este check é importante para verificar quem esta (em dia) com suas atualizações.

    Grato!

  • David Esteves

    Existe uma área (WEB) onde é possivel verificar se o PMP é realmente certificado e se esta atualizado?

    Grato.
    David Esteves
    21 9263-8939

  • Nilson Azevedo

    Desculpem, está correto, é somente o PgMP que sofrerá esta mudança…

    Sds//Nilson

  • Nilson Azevedo

    Fui reprovado na primeira tentativa PMP, com a sensação de que tinha passado tranquilamente, mas o que queria relatar é que recebi via email o mesmo informe que o Rogério: à partir do dia 01/02/2012 haverá uma mudança nas Provas, inclusive os resultados não sairão mais na hora, haverá um gap até final Maio/2012

    Sds,
    Nilson

  • Olá Rogério,
    Este link remete à certificação Program Management Professional (PgMP), para Gerentes de Programa (essa é outra certificação, a qual, no momento sõ tem uns 600 certificados no mundo), que está sofrendo alterações similares às que o exame PMP já sofreu em Agosto/11. Abraços,

    Mauro Sotille, PMP

  • Rogério

    Olá, boa noite.
    Estou preparando minha inscrição p/ o Exame PMP. Porém notei no site PMI.org que à partir do dia 01/02/2012 haverá uma mudança nas Provas, inclusive os resultados não sairão mais na hora, haverá um gap até final Maio/2012. Vc saberia de mais informações detalhadas?
    Segue o link:
    http://www.pmi.org/Certification/Project-Management-Professional-PgMP/Updates-to-PgMP-Certification-Exam.aspx
    att,
    Rogério.

  • Olá Daniel,

    Não houve alteração no índice de acertos. São 25 questões pré-teste aleatoriamente distribuídas. Para passar no exame, os candidatos devem acertar pelo menos 106 das 175 questões restantes. Infelizmente não se sabe quais são as 25 questões que não têm pontuação. Assim, recomenda-se acertar 131 questões (106 + 25) em um universo de 200, um percentual de aproximadamente 66%.

    Os feedbacks que tenho recebido dizem que não faz diferença.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Daniel Silva

    Olá Mauro,

    Ocorreu alguma alteração em relação as 25 questoes de testes que são excluídos da Prova?
    Continuamos com a situação de 175 questões, necessitando acerto de 106 = 61%?

    Outra questao, continuar estudando pelo material v6 da Rita pode causar impacto?

    Abraços

  • Oi Tiago,
    O feedback que temos recebido é que não houveram alterações que justifiquem uma preparação diferenciada. Assim, sugiro dar uma olhada em http://www.pmtech.com.br/certpmp.html
    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Tiago Vargas

    Caro Mauro,

    Gostaria de saber que bibliografia e metodologia aconselha para nos preparar-mos para este novo exame do PMI para PMP?

    Obrigado,

    Tiago Vargas

  • Giuliano

    Oi Isac,
    Eu não disse que fiz a prova, mas sei como é exibido o resultado (por grupo de processos, somente um comentário se foi bom, medio ou ruim) por outro lado o que me preocupa é que somente após a mudança vou ter condições de realizar a prova.
    Na visão do Mauro, as mudanças devem ser poucas, portanto vou continuar a estudar pela V6, vamos ver o que vai dar.
    Grande abraço, Giuliano

  • Giuliano

    Giuliano, Boa Noite.

    Eu também fiz a prova na 6a. feira e fiquei chateado, pois tive a mesma sensação que você teve e não fui aprovado.

    Será que podemos pedir algum indicador de percentual de acerto por área, pois da forma que o resultado é exibido fica difícil de mitigar riscos futuros e atacarmos os gaps.

    Abs.
    Isac.

  • Em http://www.pmtech.com.br/artigos/Roteiro_PMP.pdf você vai encontrar todas as exigências necessárias para a certificação.

  • wladimir

    Como eu faço para marcar o dia pra fazer a prova.

  • Eles dizem que não e lançaram outro material (V7)

  • Giuliano

    Mauro,
    O material utilizado geralmente para preparação da prova (Fastrack v6 e Livro da Rita), podem continuar sendo utilizado depois da mudança no dia 31/08?
    sds,Giuliano

  • tamoio

    Muito estranho… Eu fiz a prova para PMP e tinha certeza que havia acertado mais de 80% das questões, mas no final o resultado foi “Não aprovado!”. Tô bolado!

  • Olá Paulo,

    Atualmente náo há planos para mudanças na certificação PMI-SP (Scheduling Professional). O exame pode ser feito em qualquer centro Prometric autorizado:

    BELO HORIZONTE -Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU)
    BRASILIA -Casa Thomas Jefferson
    SAO PAULO – Associação Alumni Prometric Testing Center
    PORTO ALEGRE – Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano
    RECIFE – Associação Brasil América (ABA)
    RIO DE JANEIRO – Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU)

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Saudações,
    estou me preparando para a certificação PMI-SP, haverá mudanças para a prova desta certificação tambem ?
    aproveito e peço a tua opnião, qual os locais habilitados para a prova,e qual o de acesso mais facil ?

    agradeço.

  • Olá Jose,

    Não é verdade. Você pode fazer o exame nas especificações atuais até 30 de Agosto de 2011. Após essa data todos que fizerem o exame vão ter de fazer na nova versão. NÃO HÁ EXCEÇÕES. Note que o PMI começou a informar sobre as mudanças 11 meses antes da data da mudança, de modo que todos os candidatos possam fazer o exame antes da alteração. Dúvidas, acesse http://www.pmi.org/Certification/Project-Management-Professional-PMP/~/media/PDF/Certifications/PMP%20Update%20and%20RDS%20FAQs%20-final.ashx e leia a Q11. Já a Q12 deixa implicito que os alunos terão de refazer sua preparação para o novo exame.

    Abraço,

    Mauro Sotille

  • Jose

    Mauro,

    Estive em um treinamento no qual foi citado que caso faça prova de Certificação até 30/08/2011 e seja reprovado terei 1 ano para fazer novamente na mesma versão, por acaso sabe sobre essa resolução ?

  • […] This post was mentioned on Twitter by Guilherme Tossulino and Alexandre Paiva, PMP, Mauro Afonso Sotille. Mauro Afonso Sotille said: O exame PMP® vai mudar em 31/Ago/2011 http://goo.gl/fb/AQSsU […]

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>