Planilha de processos do Guia PMBOK® 5a Edição

Planilha de Processos do Guia PMBOK 5a ed.Neste artigo disponibilizo a mais recente versão da planilha com as entradas e saídas de cada um dos processos de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK® 5a Edição, a qual vem sendo utilizada com sucesso pelos alunos da PM Tech que se preparam para os exames de certificação PMP® e CAPM®.

A planilha apresenta, na primeira aba, um resumo dos 47 processos. A seguir as abas contêm os processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento, com o detalhamento de suas entradas e saídas. A última aba contém as habilidades interpessoais.

Com o aumento no número de processos houve um incremento no número de entradas, ferramentas e técnicas e saídas. A 5a edição da planilha apresenta 614 entradas, ferramentas e técnicas, um aumento de 19% em relação à edição anterior.

Nas habilidades interpessoais foi incluído desenvolvimento de confiança, gerenciamento de conflitos e coaching.

Entradas e saídas dos 47 Processos das 10 áreas de Conhecimento do Guia PMBOK® 5a Edição

Clique aqui para baixar a planilha (.xls)

Clique aqui para baixar o resumo (.pdf)


Dicas de Estudo

Quem pretende fazer o exame de certificação PMP deve saber que pelo menos dez questões vão cobrar conhecimentos relativos às Entradas, Ferramentas, Técnicas e Saídas dos processos do Guia PMBOK® (o Planejamento do… resulta em? Qual a ferramenta? etc.). No exame CAPM, então, o número de questões relativas ao assunto é muito maior.

É necessário memorizar estas informações? como fazê-lo?

Certamente as entradas e saídas são uma parte importante do Guia PMBOK® e o conhecimento sobre estas é necessário para responder à inúmeras questões do exame de certificação.

No que se refere ao exame PMP, precisamos  lembrar que o foco do exame é a compreensão aprofundada da aplicação de conceitos de gerenciamento de projetos e de princípios do Guia PMBOK®, bem como o conhecimento geral sobre gerenciamento, de situações de projeto, a partir de outras fontes. Desse modo, as perguntas são baseadas na experiência, com questões situacionais fundamentadas no conhecimento. No exame CAPM as questões são mais diretas.

Embora auxilie, não é obrigatório memorizar ou conhecer exatamente as informações de cada um dos processos para obter a aprovação no exame.  Se você estiver confortável com a forma como os processos se encaixam em um projeto então vai ser capaz de usar o raciocínio dedutivo nas questões, tornando fácil escolher a resposta. É interessante ter um entendimento geral sobre qual entrada e saída é utilizada em cada processo, porém você não precisa ficar sobrecarregado tentando ser capaz de recitá-las de cor.

Mais importante do que memorizar é entender os processos e a razão pela qual um  artefato está em um processo. Entenda o fluxo de dados. Imagine a situação em cada processo, lembre-se de seu trabalho diário, navegue pelo Guia PMBOK® olhando a saída do processo (produto) e analisando quais os insumos são necessários (entradas) e depois estudando as técnicas, uma a uma. Por analogia: você prova um bolo, descobre o que precisa para fazê-lo (ingredientes) e ferramentas, e depois parte para aprender as técnicas.

Algumas dicas vão lhe auxiliar no seu estudo das entradas e saídas:

  • Os processos, de modo geral, se conectam pelos resultados que produzem. É comum que a saída de um processo torne-se a entrada de outro processo. Use diagramas para entender graficamente o fluxo dos processos;
  • Entradas e Saídas – Na maioria das vezes são os artefatos, documentos ou produtos do projeto, como uma atualização do plano de gerenciamento do projeto, resultados ou medidas em relatórios, e assim por diante;
  • Ferramentas e Técnicas – Usualmente são métodos que envolvem atividades ou ações associadas aos processos, como usar uma técnica, participar de uma reunião, criar uma matriz ou preencher um formulário;
  • O glossário do guia Guia PMBOK® indica se um termo é uma é uma entrada, saída, ferramenta ou técnica.

A conclusão é que não é necessário memorização se entendemos a lógica dos processos e os fluxos de dados entre estes. Se mesmo assim você achar que deve memorizar alguma coisa, aqui vão algumas dicas:

Opção 1: Analisando os processos

  • Note a seguinte ordem de precedência, quando entradas e saídas são listadas: Plano de gerenciamento do projeto, depois os planos subsidiários e então as linhas de base. Os fatores ambientais e ativos sempre são listados por último;
  • Todas as 10 áreas de conhecimento têm um processo denominado “Planejar …” ou “Desenvolver o plano…” que tem como saída um plano, com exceção do processo Planejar respostas aos riscos;
  • Fatores ambientais e ativos são entradas para 40 dos 47 processos;
  • Todos os primeiros processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento têm Fatores Ambientais e Ativos como entradas;
  • Na área de Integração as Ferramentas e Técnicas de todos os processos incluem Opinião especializada.

Opção 2: Analisando os artefatos

  • Veja o que acontece com cada artefato, como o termo de abertura, por exemplo: É entrada para Desenvolver o plano de ger. do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos e dos riscos, Definir o Escopo, Coletar requisitos e identificar as partes interessadas;
  • Uma vez que os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais são geralmente diferentes para cada processo, estes são abreviados e então detalhados em cada ocorrência.

Se você se lembrar disso, então você será capaz de responder a muitas perguntas no exame.

Abraços,

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

30 comentários para Planilha de processos do Guia PMBOK® 5a Edição

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>