- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP

[1]Versão 5 da planilha de apoio para inscrição no exame PMP® do PMI® da PM Tech. A proposta desta planilha é facilitar o processo de digitação das informações necessárias durante o cadastramento para obter a certificação PMP. Nesse processo você vai precisar informar os projetos nos quais participou e quantas horas foram gastas em cada domínio. Com a planilha você tem a oportunidade de digitar essas informações para depois utilizá-las durante o registro no website.

Nessa versão foi aprimorada a verificação dos meses nos quais há sobreposição de trabalho em Projetos, garantindo que não haja duplicação de meses no cálculo final.

A planilha faz o cálculo dos dias úteis dentro das datas inseridas, levando em conta os feriados de cada ano, de 2005 a 2020 e apresenta estatísticas. A ferramenta está adaptada ao processo de inscrição do PMI, no qual é necessário preencher o total de horas em cada um dos cinco domínios (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) em cada projeto. 

A planilha pode ser baixada acessando este link:  Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP [2] ou na área de arquivos do site da PM Tech, em http://www.pmtech.com.br/artigos.html [3].

São 4 abas:

Aba Projetos – Relacione o nome e os dados de todos os projetos nos quais você trabalhou. Edite os campos marcados em amarelo na planilha.

Aba Horas – Informe o número de horas que você passou liderando ou coordenando as tarefas em cada um dos cinco domínios. Além disso, incluí estatísticas como horas trabalhadas/mês e % de uso. Os percentuais são editáveis.

Aba Atividades – Descreva um resumo das atividades de gerenciamento de projeto que você desenvolveu em cada projeto. Aqui eu incluí vários exemplos de textos contendo atividades a serem reportadas e um contador de caracteres para verificar se você está no limite entre 300 e 500 linhas.

Aba Ajuda – Caso tenha dúvidas sobre quantas horas são necessárias ou no preenchimento.

Agora é só transferir as informações desta planilha para os formulários da Internet e boa sorte!

Abraço,

Mauro Sotille [4]

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: Twitter [5]Facebook [6]LinkedIn [7]Pinterest [8]Google Plus [9]