Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP

Apoio PMP

Nova versão (5.3) da planilha PM Tech® de apoio para inscrição no exame PMP® do PMI® , agora incluindo um checklist!

A proposta desta planilha é facilitar o processo de digitação das informações necessárias durante o cadastramento para obter a certificação PMP. Nesse processo você vai precisar informar os projetos nos quais participou e quantas horas foram gastas em cada domínio. Com a planilha você tem a oportunidade de digitar essas informações para depois utilizá-las durante o registro no website.

A planilha faz a verificação dos meses nos quais há sobreposição de trabalho em Projetos, garantindo que não haja duplicação de meses no cálculo final.

A planilha faz o cálculo dos dias úteis dentro das datas inseridas, levando em conta os feriados de cada ano, de 2005 a 2020 e apresenta estatísticas. A ferramenta está adaptada ao processo de inscrição do PMI, no qual é necessário preencher o total de horas em cada um dos cinco domínios (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) em cada projeto.

A planilha pode ser baixada acessando este link:  Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP ou na área de arquivos do site da PM Tech, em http://www.pmtech.com.br/artigos.html.

São 5 abas:

Aba Projetos – Relacione o nome e os dados de todos os projetos nos quais você trabalhou. Edite os campos marcados em amarelo na planilha.

Aba Horas – Informe o número de horas que você passou liderando ou coordenando as tarefas em cada um dos cinco domínios. Além disso, incluí estatísticas como horas trabalhadas/mês e % de uso. Os percentuais são editáveis.

Aba Atividades – Descreva um resumo das atividades de gerenciamento de projeto que você desenvolveu em cada projeto. Aqui eu incluí vários exemplos de textos contendo atividades a serem reportadas e um contador de caracteres para verificar se você está no limite entre 300 e 500 linhas.

Aba Checklist – Uma lista de verificação como a utilizada pelos auditores do PMI, para garantir que nada seja esquecido.

Aba Ajuda – Caso tenha dúvidas sobre quantas horas são necessárias ou no preenchimento.

Agora é só transferir as informações desta planilha para os formulários da Internet e boa sorte!

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 170 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

13 comentários para Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP

  • Miguel,
    Um número excessivo de projetos pode parecer que você esteve trabalhando em uma operação com diversas atividades, ao invés de projetos. Assim, não é recomendável. Além disso, se os projetos forem abonados por pessoas diferentes, imagine o trabalho que você vai ter para coletar as assinaturas caso caia na auditoria! E se são assinados pela mesma pessoa, certamente vários deles podem ser consolidados.
    Não há problemas em trabalhar em 2 projetos no mesmo período, porém o sistema vai contar cada mês como único.
    Abs,

  • Miguel Yoshio

    Mauro, excelente sua planilha. Obrigado por compartilhar.

    Duas dúvidas.
    Eu tenho mais de 15 projetos no período para serem lançados para compor as 7.500 horas (são 23 projetos), pois a metodologia adotada foi sempre fazer projetos menores para entregas rápidas. Não tenho como consolidar projetos similaresem um só pois eles não são necessariamente sequenciais.

    Dúvida 1: Nessa planilha não temos como inserir mais projetos. Teria uma versão da planilha com mais projetos (tipo 30)?
    Dúvida 2: O PMI pode não ver como bom o fato de ter toda essa quantidade de projeto (mais de 20)?
    Apesar que estão distribuídos em 6 anos (2012 a 2017), e muitas em paralelo (ok, tomei o cuidado de não duplicar as horas no mesmo mês).

  • Fabio Lara

    Parabéns Mauro! Sempre com dicas e materiais muito úteis para a comunidade de projetos.

  • Ivan

    Ok Mauro, muito obrigado.

  • Oi, não existe. Mas é uma boa ideia. Vamos fazer. Fique atento ao blog. abs,

  • Ivan

    Boa tarde, teria uma planilha para report de horas para PMI-ACP ? Obrigado

  • Sim, a descrição das atividades, assim como o restante da inscrição, deve ser em inglês. Veja exemplos na planilha disponível em http://dicasgp.pmtech.com.br/planilha-de-apoio-para-a-inscricao-ao-exame-pmp/

  • Ariclenes M. Costa

    A descrição das atividades tem que ser em inglês?

  • Luciana

    Muito obrigada por compartilhar…
    Voce tem me ajudado muito com suas dicas…

    Parabens…

  • João carlos

    Mauro,

    Excelente sua planilha, muito útil e pratica.

    Obrigado!

  • Adriana Santi

    Muito obrigada professor Mauro,

    Esta planilha me ajudou a iniciar os processos para minha inscrição, agora é ir adiante.
    Obrigado por transmitir seus conhecimentos e formar profissionais competentes.

    Abraço

    Adriana

  • Alcides Lourenço comentado no Dicas GP:

    Mauro,

    A sua planilha de apoio para inscrição é ótima.Parabens!
    Será muito útil para mim.
    Obrigado.

  • Alcides Lourenço

    Mauro,

    A sua planilha de apoio para inscrição é ótima.Parabens!
    Será muito útil para mim.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>