- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

Novo exame PMP com base no Guia PMBOK 6 – Primeiras lições aprendidas

Desde Março/2018 o exame de certificação Project Management Professional (PMP®) do Project Management Institute (PMI®) vem sendo realizado tendo por base o Guia PMBOK® 6a edição.

Já há muitos candidatos aprovados no exame PMP com base na edição atual do Guia PMBOK®.  A seguir compartilho algumas informações que temos recebido dos alunos da PM Tech que têm feito o exame PMP já no Guia PMBOK® 6a edição.


A seguir estão mudanças reportadas pelos candidatos:

Mudanças nas questões

Sobre a condução do exame

Como estamos apenas com algumas semanas do exame PMP com base na 6ª edição do Guia PMBOK®, o retorno dos participantes ainda é limitado. Porém podemos notar que, cada vez mais, o exame PMP testa seu conhecimento como profissional de gerenciamento de projetos, deixando conhecimento do Guia PMBOK® para o exame CAPM.

O que reforçar em seu estudo

  • Espere cerca de 80% de questões que testam seu conhecimento em gerenciamento de projetos em geral e apenas 20% que testam sua memória sobre o que está no guia.
  • A maioria das questões devem ser situacionais, com duas ou três linhas, seguindo as diretrizes atuais do exame.
  • Não espere mais encontrar muitas questões numéricas. As que aparecerem devem ser baseadas principalmente em cálculos de valor agregado e VME. Essas questões devem ser fáceis e cerca de metade destas resolvidas sem o uso de nenhuma fórmula.
  • Antigamente era necessário conhecer os nomes dos teóricos da qualidade (Phillip Crosby, Joseph Juran etc.), porém estes nomes não são mais cobrados no exame. Assim, o foco do estudo deve ser nas teorias, não no nome dos teóricos.
  • Verifique com atenção as mudanças dos Processos de Enceramento e Controlar as aquisições, que absorveram o processo Encerrar as Aquisições.
  • Espere encontrar várias questões sobre liderança, técnicas de resolução de conflitos, teorias motivacionais e formação de equipe.
  • Conte com a possibilidade de ter de responder muitas questões sobre o termo de abertura.
  • Cuidado com questões contendo as palavras-chave “sempre”, “a melhor”, “a primeira”, pois em geral têm mais de uma resposta potencialmente correta.
  • Espere questões pedindo se o que você está realizando é planejamento, gerenciamento ou controle da qualidade.
  • Como o exame é situacional, são esperadas poucas questões diretas sobre entradas e saídas dos processos.
  • Não aprofunde o estudo em práticas e técnicas ágeis (além do que está no Guia PMBOK®), pois isso não é necessário para o exame atual.

Se você fez o exame da 6ª edição, por favor, deixe seus comentários abaixo! Eu adoraria ouvir você compartilhar sua perspectiva.

Fique atento às lições aprendidas reportadas pelos aprovados, no blog da PM Tech

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 170 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus