Novo exame CAPM – Primeiras lições aprendidas

capm-

Desde o início de julho de 2013 o exame de certificação Certified Asssociate Project Manager (CAPM®) do PMI vem sendo aplicado com base na 5ª edição do guia PMBOK®.

O pessoal que fez o exame tem nos enviado retorno sobre sua preparação. Até o momento todos os que enviaram feedback informaram terem sido aprovados.

Aqui estão as primeiras lições aprendidas sobre sua preparação para realizar o novo exame CAPM.

   

ESTILO DAS QUESTÕES

Como era de se esperar, o pessoal se preparou para responder a questões diretas, não situacionais (ao contrário do exame PMP)  e poucas maiores do que duas linhas.

NOVAS QUESTÕES

O primeiro retorno de quem começou estudando na edição antiga e depois continuou os estudos com a 5ª edição é que para cerca de 90% das questões do novo exame o conteúdo estudado para a 4ª edição continua válido.

CAPÍTULOS 1 E 2

Ao contrário do que muitos podem imaginar, o exame continua com questões sobre os capítulos 1 e 2 do guia.  A confusão provavelmente ocorre devido ao CAPM Handbook informar a seguinte distribuição de questões para o exame:

Capítulo do Guia PMBOK® 5ª ed.

 % de Questões

3

15%

4

12%

5

11%

6

12%

7

7%

8

6%

9

8%

10

6%

11

9%

12

7%

CAPM Exam Content Outline,  documento que detalha o conteúdo do exame, porém, informa “Gerenciamento de Projetos e Processos em Contexto (15%) – Entender/reconhecer a terminologia, grupos de processos e áreas de conhecimento”.

Ou seja, o exame continua contendo questões sobre os capítulos 1 e 2 do guia, embora simples, sobre estruturas organizacionais (matriz fraca, forte, balanceada, etc.) e outros tópicos.

ENTRADAS E SAÍDAS

Espera-se encontrar muitas questões sobre Entradas, Saídas, Ferramentas e Técnicas específicas sobre as 10 áreas de conhecimento do Guia PMBOK 5ª ed. No entanto agora está mais fácil, uma vez que processos que iniciam com “Controlar” são todos do grupo de monitoramento e controle e os que iniciam com “Planejar” são do grupo de planejamento.

Cuidado com questões sobre ferramentas e técnicas que são entradas para múltiplos processos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O exame deve conter várias questões sobre gerenciamento do valor agregado.

Por enquanto é isso. Convido aos que realizarem o novo exame CAPM a enviar comentários sobre suas lições aprendidas na preparação ao exame e complementar o artigo.

Grande abraço.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

7 comentários para Novo exame CAPM – Primeiras lições aprendidas

  • Em Salvador procure o Gerhard Tekes da 3PTA. Abs.

  • Lucas

    Olá, Mauro. Sou de Salvador e gostaria saber se existe algum curso preparatório para o exame CAPM. Grato.

  • Oi Marcelo,

    Sugiro algumas alternativas:
    a) Usar esse artigo, http://blog.pmtech.com.br/mudancas-pmbok-5a-edicao/, onde apresento as mudanças mais importantes e comparar o que mudou.
    b) Fazer o cursinho de “refresh” de 4 horas que vamos programar mais para o final do ano na PM Tech
    c) Quem fez o curso há muito tempo, talvez seja melhor fazer todo o curso novamente. Os ex-alunos têm 40% de desconto.

    Abraços,

    Mauro

  • Marcelo

    Oi Mauro!
    Tu acha válido continuar estudando para a prova PMP com a apostila do curso (PMTech) e o PMBOK 4a edição? Fiz o curso mas não consegui me preparar a tempo para fazer a prova com o conteúdo da 4a edição!
    Obrigado,
    Marcelo Gonzalez.

  • Ana Leticia

    Oi Mauro, obrigada pela resposta, mas é justamente por isso que perguntei nesse material indicado, na pagina 7 fala sobre “Nova tabela de fórmulas de valor agregado”. Achei por isso que tivesse mudado.

  • Oi Ana,

    As fórmulas de Valor Agregado não mudaram. Caminho crítico e as E/S é normal cair muito. Para saber o que o novo guia tem, acessa http://blog.pmtech.com.br/mudancas-pmbok-5a-edicao/. Abs, Mauro Sotille

  • Ana Leticia

    Mauro,
    Caiu muita coisa de VA mas essas formulas não mudaram para a 5ª edição?
    Também caiu muita coisa de caminho critico e entradas e saidas , estou falando da prova de PMP.
    Quais seriam novas formulas? Ainda não tive acesso a 5ª edição.

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>