Passo-a-passo para realizar mudanças em projetos

mudanças

Uma  pergunta que recebo regularmente, refere-se a como responder questões sobre “o que fazer a seguir”, quando se refere a realizar mudanças em projetos.

Passo-a-passo para realizar mudanças em projetos

Para quem vai realizar um exame de certificação do PMI, eu recomendo seguir esse processo de pensamento quando você encontrar questões relacionadas a solicitações de mudança:

  1. Formalizar a solicitação de mudança
  2. Avaliar o impacto da mudança e as opções disponíveis. Avaliar também o impacto ao não realizar a mudança.
  3. Submeter a mudança ao Comitê de Controle de Mudanças.
  4. Caso necessário, submeter à alçada superior ou ao cliente.
  5. Uma vez que a mudança tenha sido aprovada, atualizar o plano do projeto e outros documentos (caso necessário).
  6. Atualizar o registro de mudanças
  7. Comunicar a mudança às partes interessadas

Note, então, que é necessário realizar uma estimativa de impacto para uma mudança proposta antes de enviar uma solicitação de mudança. O guia do Guia PMBOK® 6ª edição, página 117 afirma:

“As solicitações de mudança que tenham impacto sobre as linhas de base do projeto devem, em geral, incluir informações sobre o custo de implementação da mudança, modificações nas datas de cronograma, requisitos de recursos e riscos.”

Mudanças em caráter emergencial

Lembre que sempre é aconselhável incluir no Plano de Gerenciamento do Projeto procedimentos para lidar com mudanças emergenciais, aprovadas sem deliberação.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group, do PMI Board Volunteer Advisory Committe e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 180 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>