Garantia da Qualidade versus Controle da Qualidade

Diferença entre controle e garantia da qualidade

Definir o que queremos obter através de resultados de qualidade é muito importante para que possam existir parâmetros e métricas para a avaliação.

É comum observar a confusão entre garantia da qualidade e controle da qualidade. Desse modo, torna-se comum acompanhar equipes de garantia da qualidade executando tarefas relacionadas com o controle de qualidade.

Nesse artigo busco resumir as diferenças entre os processos Realizar a Garantia da Qualidade e Realizar o Controle da Qualidade.

Garantia da Qualidade

Consiste de um conjunto sistemático e planejado de ações para determinar se as atividades estão de acordo com as políticas e processos planejados. Se o planejamento for seguido, o cliente adquire confiança nos produtos e serviços, os quais provavelmente estarão de acordo com suas necessidades (requisitos). A responsabilidade pela garantia da qualidade em uma empresa ou empreendimento deve ser atribuída aos funcionários envolvidos com a implantação da política de qualidade.

Controle de Qualidade

Envolve a comparação de resultados com os padrões aplicáveis. Qualquer desvio identificado na comparação e avaliação é passível de registro de não conformidade. A não conformidade, assim que for identificada, deve seguir os passos descritos no plano para seu devido tratamento. O controle de qualidade permite assegurar que o produto funcione de forma correta (dentro dos padrões) e os requisitos sejam atendidos.

As afirmações a seguir ajudam a diferenciar controle e garantia da qualidade

Realizar a Garantia da Qualidade

Realizar o Controle da Qualidade

  • Está relacionada aos processos para criar as entregas
  • Está relacionado ao produto (ou serviço, resultado) criado
  • É relacionada a processos de execução
  • É um processo relacionado a monitoramento  e controle
  • É realizada enquanto o trabalho está   sendo feito para criar as entregas
  • É realizado depois que o trabalho foi completado e a entrega foi criada
  • Envolve auditoria e análise de processos
  • Envolve inspeção dos produtos
  • Analisa os processos definidos para recomendar ações corretivas ou preventivas
  • Identifica fraquezas em processos e os aperfeiçoa, ajudando a estabelecê-los
  • Inspeciona (testa) as entregas para recomendar reparo de defeitos
  • Verifica se um produto específico tem um atributo específico
  • Medições  do controle da qualidade são entradas para esse processo – usadas para análise de processo
  • Medições do controle da qualidade são saídas desse processo
  • É  uma função administrativa ou gerencial
  • É  responsabilidade da equipe / do funcionário
  • Avalia  se o controle de qualidade está funcionando
 

Para um arquivo em PDF com essas informações, acesse aqui.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

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10 comentários para Garantia da Qualidade versus Controle da Qualidade

  • É importante não confundir os processos com quem executa os processos.

    Controle da qualidade está ligado a fazer o teste, a inspeção, os ensaios, a amostragem, etc., visando verificar o cumprimento dos requisitos técnicos de acordo com as especificações previamente definidas. Normalmente o controle da qualidade é executado pelo testador / inspetor, que segue uma lista de verificação previamente definida, por exemplo, e verifica se o produto passa ou não passa.

    Garantia da Qualidade está ligado a planejar o que deve ser feito (as ações) para garantir que um produto (ou serviço) irá satisfazer todos os requisitos de qualidade em seu uso previamente estabelecido. Devem ser planejados os recursos, as instalações, as aquisições, a manufatura e o próprio controle da qualidade, entre outros. A Garantia da Qualidade exige pessoal qualificado em gestão de processos, projetos, normas, protocolo, boas práticas de fabricação, gestão de mudança, auditoria, etc.

    O ideal é ter duas equipes, porém nada impede que, em uma organização menor, a mesma equipe exerça os dois papéis, no entanto há vários riscos, uma vez que quem define os processos é quem também os aplica.

  • Boa tarde!
    Prezado Mauro,
    poderia informar se o Controle de Qualidade também pode atuar como Garantia de Qualidade, ou devem ser setores distintos?

    As RDC’s 47 e 48 nos deixa em dúvida quanto a isso.

  • Flávio, em empresas menores, como a tua, o departamento de Qualidade em geral atua como Controle e também como Garantia. Já em empresas maiores, são dois setores distintos.

    Na indústria o Controle de Qualidade está relacionado ao produto, sendo responsável por fiscalizar, realizar análises físico-químicas, aprovar as matérias-primas e inspecionar se os produtos acabados estão atendendo a especificação.

    Já o setor de Garantia de Qualidade é responsável por garantir que as políticas, procedimentos e requisitos de qualidade (produção, pessoas, equipamentos, departamentos, etc.) de todas as áreas estão sendo cumpridos, realizar auditorias e treinar os colaboradores em qualidade e segurança (de alimentos, no teu caso).

  • Flávio

    Caro Mauro.

    Em uma pequena empresa de alimentos, com menos de 15 funcionários, e que quer se adequar à Anvisa, um profissional poderia exercer a função de Controle e Garantia de Qualidade ao mesmo tempo?

  • Ethiane

    Olá Mauro. Trabalho numa empresa de alimentos, onde antes existia apenas o departamento de controle de qualidade e a responsável atuava como controle e garantia da qualidade. Hoje foi dividido, no entanto, está dificil entender o que é de responsabilidade de um ou de outro. Exemplo: treinamentos de BPF, 5S, orgãos fiscalizadores, revisão e elaboração de documentos, auditorias de clientes e orgãos, acompanhamento de produção, controle de pragas…
    Aqui a tendência é achar que Garantia fica apenas com a parte burocrática, só documentação.

    Abraços,

  • Oi Fernanda, nessa área há vários cursos, como Auditor da Qualidade, Controle Estatístico de Processo ou mesmpo pós -graduação em gestão da qualidade. No que se refere a gerenciamento de Projetos o Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos tem um modulo sobre gerenciamento da qualidade em Projetos. Abs.

  • Fernanda Silva

    Caro Mauro, estou cursando Tecnologia em Logística e pretendo seguir carreira na área de Garantia da Qualidade, você poderia me indicar qual curso devo fazer? Obrigada

  • Isabele

    Gostei muito, está tudo bem claro e objetivo!

  • O gerenciamento da qualidade se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza das suas entregas. Entregas podem ser produtos, serviços ou resultados.

    Abs, Mauro

  • Marcos

    Caro Mauro,
    Como podemos encarar esta diferença Garantia vs. Controle, quando a abordagem deixa de ser produto e passa a ser Serviço? Podemos, neste segmento, encarar Produto ou Serviço como um gênero único?

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