- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

Dúvidas frequentes sobre a certificação PMP®

pmp_cert_pmtech

Atualizado em: Setembro/2016

A seguir procuro responder às questões mais frequentes que tenho recebido sobre a Certificação Project Management Professional (PMP®) do Project Management institute (PMI®). Esta página é o resultado de muitas horas de esforço para juntar a informação e responder às dúvidas que eu tenho recebido. Atualmente são 150 respostas, porém eu busco manter a lista atualizada conforme novas dúvidas vão surgindo. Veja se sua dúvida não está respondida. Caso não esteja, utilize o formulário no final da página para submetê-la. Eu espero que você ache esse recurso útil e lhe desejo boa sorte no exame PMP!
Mauro Sotille, PMP, PMI-RMP.

  As dúvidas estão divididas em

  1. Dúvidas gerais [1]
  2. Sobre os requisitos [2]
  3. Sobre a inscrição [3]
  4. Sobre o pagamento [4]
  5. Sobre a auditoria [5]
  6. Sobre agendamento e reagendamento [6]
  7. Sobre o exame [7]
  8. Sobre a aprovação [8]
  9. Em caso de reprovação [9]
  10. Sobre a preparação [10]
  11. Sobre a manutenção da certificação [11]

  1. DÚVIDAS GERAIS

1.1 O que é o PMI?

O Project Management Institute (PMI®) é a principal organização mundial no que se refere a Gerenciamento de Projetos. É uma organização sem fins lucrativos que integra mais de 400.000 membros em cerca de 180 países. Baseada na cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (Estados Unidos). Seus principais objetivos são formular padrões profissionais de gestão de projetos, gerar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

1.2 Por que escolher uma certificação do PMI?

O que faz com que as certificações do PMI sejam especiais?

  • São flexíveis. As certificações e credenciais do PMI não se baseiam somente em uma metodologia específica; portanto são flexíveis e adaptáveis. Você pode transferi-las facilmente entre setores da indústria, segmentos do mercado e localizações geográficas.
  • Permitem que você se mantenha atualizado. O PMI realiza continuamente grandes estudos para garantir que nossas certificações e credenciais reflitam, de fato, as capacidades, conhecimento e melhores práticas de que você precisa para ter êxito atualmente.
  • Encorajam o crescimento profissional. Você não precisa se preocupar se seu conhecimento se tornará obsoleto. O programa de manutenção de certificação do PMI exige que você obtenha unidades de desenvolvimento profissional (PDUs), fato que lhe estimula a desenvolver continuamente suas habilidades e a permanecer atualizado com os avanços da profissão.
  • Ajudam você a avançar As certificações do PMI oferecem benefícios financeiros – a Pesquisa do PMI sobre Salários— Sétima Edição, mostra que a certificação tem um impacto positivo nos salários dos profissionais de gerenciamento de projetos e os ajuda a se destacar perante possíveis empregadores.
  • São renomadas em todo o mundo. Parte do renome vem do prestígio das certificações e credenciais do PMI. O PMI tem emitido certificações e credenciais de gerenciamento de projetos por mais de 25 anos, e a certificação de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP®) foi a primeira criada especificamente para gerentes de projetos.

Além disso, a qualidade da governança de certificações [12] do PMI é uma vantagem para aqueles que possuem ou buscam por uma certificação. Não há dúvidas de que uma certificação ou credencial do PMI abre portas para o sucesso

1.3 O que é a certificação PMP?

A credencial PMP – Project Management Professional (Profissional de Gerência de Projetos) é emitida pelo Project Management Institute (PMI), sendo a credencial profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente na área de Gerenciamento de Projetos.

A credencial PMP atesta aos empregadores, clientes e colegas que um gerente de projetos possui conhecimento, experiência e habilidades em gerenciamento de projetos para que os projetos sejam realizados com êxito.

1.4 O que é o exame de certificação PMP?

O exame de certificação Project Management Professional (PMP) mede a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que são utilizadas na prática de gerenciamento de projetos.

As especificações do exame foram inicialmente estabelecidas em 1997, após o Project Management Institute (PMI®) ter feito uma análise do mercado. O exame de certificação PMP consiste de 200 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, desenvolvidas e validadas por profissionais que já detêm a credencial. Os candidatos devem acertar 106 de 175 questões do exame. O exame contém ainda outras 25 questões que não são consideradas para a nota final, porém o candidato não é informado sobre quais são estas questões. O exame é revisado anualmente para satisfazer determinadas especificações e garantir que cada questão tenha uma fonte de referência.

1.5 Qual é a página web do PMI?

O website do PMI é www.pmi.org [13].

1.6 Existe Certificação para empresas?

Não, apenas para pessoas físicas.

1.7 O Exame pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português.

O processo de inscrição, no entanto é feito em Inglês. Um consultor pode ser contratado para dar assistência na inscrição, preenchimento dos formulários e até mesmo para auxiliar no pagamento da inscrição, embutindo neste o custo no valor da prestação de serviço, quando necessário.

1.8 Quem vende ou promove o exame de certificação?

O candidato deve se inscrever diretamente junto ao PMI nos Estados Unidos e pagar com cartão de crédito (Ver roteiro de Inscrição para o exame disponível em http://www.pmtech.com.br/certpmp.html [14]). Uma vez que o candidato seja considerado elegível para fazer o exame, este pode ser feito de forma computadorizada em um dos centros Prometric autorizados ou em papel, em locais e datas previamente agendados. Nenhuma empresa que fornece cursos está autorizada pelo PMI a ministrar o exame, devido ao conflito de interesses. Desconfie de quem diz que fornece o exame.

1.9 Onde encontro instruções detalhadas sobre as exigências e os procedimentos para inscrição?

O Manual de Certificação Project Management Professional (PMP® handbook) do PMI está disponível em Português. Para acessar, clique no link a seguir e baixe o arquivo em PDF: http://www.pmi.org/%7E/media/PDF/Certifications/PT_PMP_Handbook_Full_Portuguese.ashx [15] Além disso, em http://www.pmtech.com.br/artigos/Roteiro_PMP.pdf [16] você vai encontrar um roteiro com todas as exigências necessárias para a certificação.

 1.10 Há algum guia com informações adicionais para quem pretende fazer o exame em papel?

O Manual de Certificação Project Management Professional (PMP® handbook) do PMI, citado acima, já passa a maioria das informações para quem pretende fazer o exame em papel. Além disso, o PMI disponibiliza um suplemento com informações para empresas que querem patrocinar um exame em papel (em uma localidade a mais de 300 km de um centro Prometric autorizado a realizar o exame no computador) e para quem vai fazer esses exames. O suplemento está disponível em:

http://www.pmi.org/en/Certification/~/media/Files/PDF/Certification/PBT_Handbook.ashx [17]

  2. SOBRE OS REQUISITOS

2.1 É necessário ter sido gerente de projeto para obter a certificação PMP?

O PMI não exige que você tenha sido “gerente de projeto” formalmente, todavia é necessário que tenha experiência na liderança e direção de projetos.

2.2 O que é necessário para obter a certificação PMP?

Para obter a certificação PMP, é necessário que o candidato tenha experiência de pelo menos 3 anos na área, educação formal em Gerenciamento de Projetos e que seja aprovado em um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

Use a tabela a seguir como referência:

Escolaridade

Experiência em Gerenciamento de Projetos

Formação no Gerenciamento de Projetos

Segundo grau completo (diploma de ensino médio) Mínima de 5 anos/60 meses únicos. A experiência em gerenciamento de projetos não pode estar sobreposta (múltiplos projetos no mesmo mês, contabiliza apenas 1 mês). Pelo menos 7.500 horas utilizadas em liderança e direção de tarefas em projetos 35 horas de contato de educação formal

OU

Superior completo (grau de bacharel ou licenciatura) Mínima de 3 anos/36 meses únicos. A experiência em gerenciamento de projetos não pode estar sobreposta (múltiplos projetos no mesmo mês, contabiliza apenas 1 mês). Pelo menos 4.500 horas utilizadas em liderança e direção de tarefas em projetos 35 horas de contato de educação formal

2.3 Como é feita a comprovação dos requisitos para obter a certificação?

10% dos candidatos são selecionados para auditoria, devendo enviar diploma comprovando a escolaridade, certificado das horas de formação em gerenciamento de projetos e assinatura (abono) das horas de experiência em documento fornecido pelo PMI. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada. Leia mais sobre isso na seção sobre dúvidas relativas à “Auditoria”.

2.4  Como deve ser comprovada a experiência? Precisa carteira de trabalho?

Apenas 10% dos candidatos passam por auditoria, que consiste em enviar ao PMI um documento assinado por um colega que atesta que o que você diz é verdade. Não é necessário nenhum outro documento. Os documentos são revisados nos Estados Unidos. Não é necessária ”carteira de trabalho”, (que não existe nos EUA) ou qualquer outro tipo de contrato.

2.5 Que escolaridade devo ter para me enquadrar na categoria que só exige 4500 horas de experiência?

Para se enquadrar na categoria 4500 horas de experiência é necessário que candidato tenha graduação superior completa em um curso com duração de 4 anos, como bacharel, licenciatura ou equivalente global.

Cursos de tecnólogo e licenciaturas de somente 3 anos não atendem a esse quesito, porém como o MEC os reconhece como cursos universitários, o PMI está abrindo uma exceção. Desse modo, são aceitos.

Candidatos que não têm uma graduação com grau de bacharel ou equivalente global terão que informar no mínimo 7500 horas de experiência em gerenciamento de projetos.

OBS: Se você tiver um curso de mestrado ou doutorado, este se sobrepõe à graduação, uma vez que o PMI pede que você informe somente o grau mais alto de educação que você possui atualmente.

2.6 No requisito de escolaridade, tecnólogo conta como nível superior?

Cursos de tecnólogo e licenciaturas de somente 3 anos, a princípio, não atenderiam a esse quesito,  porém como o governo Brasileiro os reconhece como cursos universitários, o PMI está abrindo uma exceção. Desse modo, são aceitos.

De qualquer modo, se você realizou um curso de nível universitário com menos de 4 anos, consulte a sua instituição de ensino para verificar se a sua graduação fornece um título equivalente a bacharel.

2.7 Qual é o período no qual devo ter acumulado experiência em gerenciamento de projetos?

Toda a experiência em gerenciamento de projetos apresentada na inscrição deve ter sido acumulada nos 8 anos anteriores à data de envio da candidatura.

2.8 Existe algum treinamento obrigatório para fazer o exame PMP?

É necessário cumprir 35 horas de treinamento formal. Recomenda-se fazer o curso junto a uma empresa Registered Education Provider (R.E.P.) do PMI, como o da PM Tech [18], porém outros treinamentos ou disciplinas na faculdade também são válidos. As horas de treinamento não expiram, podendo ser utilizadas em qualquer momento para se inscrever para o exame.

2.9 Eu fiz um treinamento em gerenciamento de projetos há alguns anos. Posso usar essas horas de treinamento para realizar o exame?

As horas de contato em treinamento não expiram. Você pode utilizá-las para inscrever-se para o exame, mesmo que você as tenha completado há muitos anos.

2.10 Eu já quero me inscrever para a prova antes de acabar o treinamento. Eu tenho de ter o treinamento antes de me inscrever?

O processo de inscrição exige que a data do encerramento de treinamento seja anterior à data em que se está fazendo a inscrição. Não é possível continuar a inscrição se for colocada uma data no futuro. Eventualmente é possível que a empresa de treinamento antecipe o certificado, caso as aulas já tenham iniciado, mediante o compromisso do aluno de cumprir o curso.

2.11 Eu já possuo as horas de treinamento necessárias, porém vou fazer um curso preparatório. Devo fazer todo a inscrição para o exame antes ou depois de fazer o curso de preparação?

Um bom curso de preparação vai fornecer dicas e instruções para fazer a inscrição. Então, é melhor se inscrever durante ou após o curso.

2.12 O que é um PMI R.E.P.?

PMI Registered Education Providers – R.E.P.s (Provedores de Educação Registrados) são organizações que foram aprovadas e credenciadas pelo PMI para fornecer treinamento em gerenciamento de projetos. Para receber a designação R.E.P., a organização necessita comprovar que cumpre determinados requisitos de qualidade. Para tanto, são revisadas as qualificações dos instrutores, seus materiais educacionais e seus procedimentos, visando à melhoria contínua das técnicas didáticas.

Desse modo, escolher um R.E.P. para fazer seu curso de preparação garante que o conteúdo foi auditado, está atualizado e cumpre os requisitos que se espera de um curso de preparação, embora não garanta sua aprovação no exame.

2.13 Para obter a certificação PMP é necessário ser filiado ao PMI?

Não é necessário ser filiado ao PMI para realizar o exame, embora a filiação lhe possibilite obter um desconto na taxa a ser paga para fazer o exame.

2.14 É obrigatório ser filiado a um Chapter do PMI para realizar o exame?

Não é necessário se filiar a um Chapter. No entanto, se você for estudante, o exame PMP fica mais barato se você se filiar ao PMI (sem, necessariamente, ter que se filiar a algum Chapter). Isso independe de onde você vai fazer o exame. Veja orientações sobre pagamento, mais adiante, neste documento.

  3. SOBRE A INSCRIÇÃO

3.1 Qual é o melhor modo de me inscrever para fazer o exame de certificação PMP?

É necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais, sua formação educacional (formação acadêmica e em gerenciamento de projetos) e sua experiência profissional em projetos. Inscreva-se através web site do PMI, https://certificationapp.pmi.org/ [19]

3.2 Qual a primeira coisa a fazer no processo de inscrição para fazer o exame de certificação PMP?

Criar uma conta em PMI.org. Com esta conta, o candidato vai estar apto a preencher as telas de inscrição com os detalhes de suas informações pessoais, educação e como seu nome vai aparecer no certificado quando você for aprovado.

3.3 Quais são os passos necessários para o processo de inscrição?

  1. Preenchimento do formulário de inscrição online;
  2. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um e-mail para você (o que normalmente leva no máximo uma semana) autorizando você a efetuar o pagamento;
  3. Você decide se vai fazer o exame em papel (caso não haja exame por computador em sua cidade – veja locais mais abaixo, nessa webpage) ou no computador;
  4. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
  5. O PMI envia um e-mail com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online no site da Prometric;
  6. Caso o centro escolhido faça o exame por computador, você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código. Para o exame em papel você já indicou o esses dados no processo de inscrição
  7. Finalmente, você recebe a confirmação por e-mail do agendamento de seu exame.

3.4 Onde encontro informações detalhadas sobre o preenchimento das telas de inscrição?

A PM Tech divulga publicamente uma planilha de apoio para inscrição no exame PMP para facilitar o processo de digitação das informações necessárias durante o cadastramento e posteriormente utilizá-las durante o registro no website.

A planilha pode ser baixada acessando este link: Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP [20] ou na área de arquivos do site da PM Tech, em http://www.pmtech.com.br/artigos.html [21].

3.5 Durante a seleção do exame, apareceu a pergunta se eu vou participar do teste com um grupo (Will you be testing with a group?). O que devo responder?

Testes em grupo são exames realizados em papel, pré-agendados em cidades onde não está disponível o exame em computador ou para grupos de pelo menos 10 pessoas, que residem a mais de 300 quilômetros de um centro Prometric e solicitaram o exame.

Se você pretende agendar o exame em computador em um centro Prometric você não faz parte de um grupo, então marque “No”.

Se você pretende fazer o exame em papel e já sabe o código do local (site code) e o número de seu grupo (group testing number) então marque “Yes”.

PMP Test Group

3.6 Gerenciei e participei de projetos onde não eram utilizadas as boas práticas do PMI. Essas horas podem ser aproveitadas como tempo de experiência visando à certificação?

Sim, essas horas podem ser aproveitadas. Não é obrigatório que o profissional tenha utilizado as boas práticas do PMI em seus projetos. Espera-se que após a sua certificação, você passe a utilizar as boas práticas do PMI.

3.7 Sobre o tempo de experiência em gerenciamento de projetos, no caso do grau universitário, a experiência tem que ser de 3 anos consecutivos ou  pode ser também de 3 anos intercalados (não-consecutivos)?

Você necessita ter 36 meses de experiência profissional, dentre os quais 4500 horas liderando e dirigindo atividades de projeto. Esses meses de experiência não necessitam ser consecutivos. Esses meses de experiência têm de ter ocorrido no máximo há 08 anos antes da data da inscrição para o exame (data de envio da candidatura). Note que cada mês que você trabalhou em múltiplos projetos que se sobrepõem contam como apenas um mês. Ou seja, se você, em determinado mês, trabalhou em dois projetos simultaneamente, isto conta como apenas um mês.

3.8 Posso reportar horas de experiência em projetos onde exerci atividades voluntárias?

São necessárias pelo menos 4.500 horas utilizadas em liderança e direção de tarefas em projetos (7.500 para quem não é formado). O Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) define um projeto como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Esse esforço pode ter sido empreendido em empresas privadas, públicas, ONGs, associações, entidades de classe, etc.

3.9 Há um número mínimo de projetos nos quais o candidato deve ter atuado?

Não existe.

3.10 É necessário ter experiência em todos os grupos de processos?

Não é necessário ter experiência em cada um dos domínios (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) no mesmo projeto, porém você deve ter experiências em todos os domínios no total de horas documentadas (4500 ou 7500, dependendo do caso).

3.11 No campo “Project Role” do formulário de experiência há diversas opções, dentre elas “project contributor” e “consultant”. Tarefas exercidas nesses papéis servem como comprovação de tempo?

O PMI diz que o papel deve envolver “liderar e dirigir atividades de projeto”. Se seu trabalho como “contributor” ou “consultant” incluiu horas gastas em liderar e dirigir atividades de um ou mais projetos, então sim. De outro modo, não.

3.12 Quais critérios os projetos reportados devem seguir?

Os projetos documentados na aplicação devem seguir os seguintes critérios:

• Os projetos devem representar trabalho profissional ou similar; um projeto é definido como um esforço temporário com começo e fim definidos, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.
• Tarefas documentados devem ser tarefas de projeto, e não de rotina, operacionais ou administrativas em sua natureza.
• Cada projeto deve ser documentado individualmente, e vários projetos não devem ser documentados como um.
• As horas de experiência devem ser compatíveis com o calendário do projeto.
• Títulos do projeto devem refletir o título real do projeto, e não o papel ou função do candidato
• As entregas devem ser documentadas de forma clara, e em cada área de processo que contém reivindicação de horas.

3.13 Que qualificações as experiências devem demonstrar?

A credencial PMP reconhece a competência de um indivíduo para desempenhar o papel de um gerente de projeto, especificamente experiências em liderar e dirigir projetos. O PMP Role Delineation afirma que os candidatos à credencial PMP devem atender a todas as seguintes qualificações:

  • Exercer as suas funções sob supervisão geral, sendo responsáveis por todos os aspectos do projeto durante a vida do projeto
  • Liderar e dirigir equipes multifuncionais visando entregar os projetos dentro das restrições de cronograma, orçamento e escopo
  • Demonstrar conhecimento e experiência suficiente para aplicar de forma adequada uma metodologia para projetos que tenham requisitos e entregas razoavelmente bem definidos

3.14 Preciso enviar documentos para o PMI quando eu fizer a inscrição pelo site?

Não, porém é recomendável que os tenha à mão caso caia em auditoria, para acelerar o envio dos documentos. É aconselhável ainda que deixe avisados os seus contatos utilizados como referência de sua experiência, pois terão que atestar a sua atuação caso seja necessário.

3.15 Formei-me em jan. 2013, porém trabalho com projetos desde 2009. O que devo lançar para garantir a elegibilidade?

Não interessa a data em que você se formou, somente o fato de você ser formado. Não há nenhum problema em colocar horas / meses de antes da data da formatura. Uma vez que você é formado, então você precisa de 4500 horas de atuação em pelo menos 36 meses. Experiências de mais de 8 anos não são consideradas.

3.16 O que eu tenho de fazer para prestar o exame PMP em Português?

Durante a inscrição, escolha a opção “Brazilian/Portuguese” em Language Aid. Note que o PMI continuará informando que o exame será administrado em Inglês. Isso quer dizer que durante o exame as questões virão em Inglês. Porém, como você solicitou “Language Aid”, terá acesso à tradução das questões para o Português durante o exame. Em caso de dúvida, consulte os dados de sua inscrição no website do PMI e veja se consta a informação sobre o Language Aid em Português.

lingua [22]

Ao receber seu e-mail de confirmação de marcação do exame do PMI, verifique se este contém a seguinte informação:

Language the Examination will be Administered in: English Language Aid: Brazilian/Portuguese

3.17 Ao informar um contato primário para o projeto, quem pode ser referenciado?

No formulário das referencias, na combobox que lista o contato primário para o projeto, pode ser colocada como pessoa de contato apenas:

Patrocinador do projeto (sponsor)
Cliente (client)
Parte interessada primária (primary stakeholder)
Gerente/diretor da empresa (manager/director)

Se você está informando um gerente ou diretor de uma empresa na qual você não trabalha mais, verifique se a pessoa ainda está no cargo ou informe alguém de quem que você consiga coletar assinaturas caso caia na auditoria. Se você não mudou de empresa, mas o seu gerente/diretor não é mais o mesmo da época do seu projeto, informe seu superior atual.

Caso você caia na auditoria e não seja possível contatar o primary contact que foi indicado em um os projetos o PMI aceita a verificação de qualquer pessoa (gerente atual, supervisor ou colega) que é intimamente familiar com seu trabalho ou que trabalhou com você no projeto. Ou seja, a pessoa que verifica sua experiência não tem de ser o contato primário que você colocou em seu formulário de inscrição original.

3.18 Após a inscrição no site, quanto tempo até a realização do exame PMP?

O tempo de processamento de uma candidatura depende de como você faz o envio da mesma – pela internet são 5 dias úteis, no formato impresso, enviada pelo correio para o PMI, 10 dias úteis. Depois de receber o OK você tem um ano para pagar e marcar o exame on-line na data que desejar ou realizar o exame em papel em uma das datas agendadas na localidade escolhida.

3.19 Qual é o tempo de espera na inscrição via internet?

O tempo de processamento da candidatura via internet é de 5 dias úteis.

3.20 Eu quero me inscrever pelo correio. Quanto tempo leva para receber a confirmação?

Prepare-se para esperar pelo menos 3 semanas mais o tempo de correio entre o PMI e sua cidade.

3.21 No handbook (PMP) está escrito que o candidato tem 90 dias para completar o processo de inscrição. O que acontece caso esse tempo expire? Ex.: Esquecimento?

Uma vez que você tenha iniciado o processo de inscrição online, você tem 90 dias para completá-lo. Se você não completar a inscrição em 90 dias, seus dados são perdidos e você tem de reiniciar o processo.

Desse modo, o ideal é, uma vez que se decida realizar a inscrição, começar a compilar notas e fazer algum trabalho preliminar antes de iniciar o processo. Utilize a Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP [20] da PM Tech para adiantar o processo de coleta das informações necessárias e para documentar as horas que são necessárias em cada domínio.

3.22 O que é o período de elegibilidade?

Quando o PMI envia um e-mail (com o título “Please continue with your PMI’s credential application process“) informado que sua aplicação foi recebida, está completa e foi aprovada, seu período de elegibilidade se inicia. Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail para fazer o pagamento e realizar o exame.

3.23 Qual é o período de elegibilidade?

Você tem um ano para fazer três tentativas para o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

3.24 Após conseguir a elegibilidade para realizar o exame, existe algum prazo limite para a realização do exame?

Você tem um ano para fazer o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

3.25 Eu preciso esperar a carta de confirmação do PMI para me registrar para o exame?

Sim, pois a carta de elegibilidade contém um número de confirmação que é necessário para marcar o exame.

3.26 Qual é o tempo de espera para receber a confirmação de aprovação para pagar e fazer o exame?

Embora o PMI informe que pode levar até 5 dias úteis para verificar se a inscrição  está completa, a verificação é automatizada e em geral a inscrição é aprovada em algumas horas ou até minutos. Comparado com a inscrição via correio normal, é quase instantâneo. Se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai lhe enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição.

  4. SOBRE O PAGAMENTO

4.1 Quando deve ser feito o pagamento?

Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail informando que sua inscrição foi aprovada para fazer o pagamento e realizar o exame.

OBS: Nesse período, quem vai fazer o exame em papel  tem de fazer o pagamento até 35 dias antes da data marcada para o exame que pretende fazer.

4.2 Como eu faço o pagamento do exame?

O ideal é acessar o sistema on-line (https://certification.pmi.org/ [23]) e pagar com cartão de crédito internacional.

É possível enviar para o PMI, pelo correio, um formulário preenchido. Para pagamentos pelo correio, é necessário completar e incluir o Credential Payment Form [24] com seu pagamento.

Também é possível o pagamento através de ordem de pagamento no exterior ou transferência bancária internacional de fundos para o PMI. Para detalhes é necessário contatar customercare@pmi.org [25]. OBS: Em geral a transferência ocorre via Western Union. No Brasil o principal agente da Western Union é o Banco do Brasil, mas pode-se buscar outros agentes no próprio site da Western Union [26].

4.3 É possível fazer o pagamento para o exame via emissão de boleto bancário?

Como o pagamento do exame de certificação deve ser feito junto ao PMI nos Estados Unidos, não é possível a emissão de boleto bancário. Veja no item acima outras formas de pagamento.

4.4 Qual é a taxa a ser paga para o exame?

Project Management Professional (PMP®) – Valores em dólares americanos. Exame no Computador (CBT – Computer Based Testing):

  • Taxa inicial de certificação – membro do PMI ($405.00)
  • Taxa inicial de certificação – não-membro do PMI ($555.00)
  • Taxa de reexame – membro do PMI ($275.00)
  • Taxa de reexame – não-membro do PMI ($375.00)

Exame em Papel (PBT – Paper Based Testing):

  • Taxa inicial de certificação – membro do PMI ($250.00)
  • Taxa inicial de certificação – não-membro do PMI ($400.00)
  • Taxa de reexame – membro do PMI ($150.00)
  • Taxa de reexame – não-membro do PMI ($300.00)

4.5 Vale a pena se tornar membro do PMI para fazer o exame de certificação PMP?

O PMI atualizou a taxa de filiação em 1º de Abril de 2012. Atualmente o custo do exame acrescido da taxa de filiação ao PMI e a uma seção (chapter) é nove dólares maior que o custo do exame para não filiados.

Veja a tabela abaixo (em dólares):

Custo do Exame PMP

O exame em computador custa (em Dólares Americanos) $555,00 se você não é membro e $405,00 se você for membro. Como um novo membro do PMI, você vai pagar $139,00 ($129,00 pela filiação e $10,00 pagos por um novo membro). Você vai pagar também $20,00 para participar das atividades locais de sua Seção (Chapter), somando $159,00, apenas $9,00 a mais do que o valor para não membros.

Você deve, porém, incluir na conta as publicações grátis, descontos em cursos, livros, etc., que você recebe como membro. Desse modo, ser um membro do PMI antes de fazer o exame acaba sendo uma vantagem e não uma desvantagem.

OBS: Alguns chapters, como o PMI São Paulo, por exemplo, não cobram dos estudantes a parcela referente ao chapter, reduzindo para USD 42,00 a taxa de filiação para estudantes.

4.6 Posso pagar a filiação em conjunto com o exame?

Não. Se você quer aproveitar o desconto para filiados ao PMI, primeiro deve efetuar o pagamento, usualmente com cartão de crédito e aguardar confirmação (em geral em poucos minutos). Quando você retornar à tela de inscrição no exame o sistema vai detectar automaticamente que você já é filiado, proporcionando o desconto.

4.7 Quanto tempo leva para a filiação ser aprovada?

Pagando com cartão de crédito a filiação é praticamente imediata.

4.8 Após a filiação, a renovação para o próximo ano ocorre automaticamente?

Não, a renovação da filiação tem de ser feita a cada ano.

4.9 Sendo estudante, tenho algum desconto na filiação ao PMI?

Sim. Membros estudantes pagam $32.00 pela filiação e $10.00 como um novo membro). Normalmente você vai pagar também $20.00 para participar das atividades locais de sua Seção (Chapter), embora alguns chapters não cobrem essa taxa dos estudantes (como o PMI São Paulo, por exemplo). O total é $62.00 (ao invés dos $139.00 pagos pelos membros que não são estudantes).

O estudante é considerado filiado e também tem direito a pagar $405 dólares (e não $555 dólares) para prestar o exame de certificação PMP on-line e $250 dólares (e não $400 dólares) para fazer o exame em papel.

4.10 Como posso fazer uma filiação ao PMI como estudante?

A filiação na categoria estudante pode ser efetuada on-line. São aceitos cursos de graduação ou de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado).

Recentemente o PMI decidiu que estes cursos devem ser feitos em “tempo integral”. A alteração tem em vista distinguir aqueles indivíduos inscritos em programas educacionais a nível acadêmico, daqueles que buscam cursos esporádicos de curta duração. 

Desse modo, para verificação da condição de estudante, ao final do processo da filiação deve ser anexado (upload) um documento comprobatório da matrícula em curso de duração integral. O ideal é que seja um documento oficial da faculdade (timbrado), dizendo, em Inglês, os dados do aluno, o curso que está fazendo, sua duração e a carga horária referente ao período em que o aluno está matriculado.

4.11 Não trabalho como gerente de Projetos e sou recém formado. Posso me inscrever como estudante?

Não. Se você já se formou não é possível se inscrever como estudante.

4.12 Quais os procedimentos para a filiação ao PMI como estudante?

A filiação on-line deverá ser feita no site do PMI Internacional (www.pmi.org [13]). Nesse caso o pagamento deverá ser efetuado por cartão de crédito internacional. Na página inicial do site, acesse a seção “Join”, a partir do menu principal, escolha a opção Student Member em “Types of Memberships” e em seguida em “Join”. Você será direcionado ao “Marketplace” para adquirir a filiação. Clique em “Add to Cart”.

Clique em “checkout” e “Create an Account” para criar uma conta específica que será sua chave de acesso à área restrita do site (Members Area), a qual servirá para atualização de seus dados cadastrais e também para renovação de sua filiação, a cada ano. Siga os passos e as orientações da página. Você será direcionado para várias telas onde deverão ser informados seus dados pessoais e profissionais.

Ao final do processo da filiação deve ser anexado (upload) um documento comprobatório da condição de estudante. O ideal é que seja um documento oficial da faculdade (timbrado), dizendo, em Inglês, os dados do aluno, o curso que está fazendo, sua duração e a carga horária referente ao período em que o aluno está matriculado.

Você receberá a confirmação da sua inscrição por e-mail. Seu cartão e o seu certificado de filiação serão enviados pelo correio, em um prazo de duas a quatro semanas.

4.13 Como realizar o pagamento do exame caso o indivíduo ainda não tenha cartão de credito internacional nem nacional, apenas de débito, tipo Visa Electron?

A opção é via ordem de pagamento, através de um banco que tenha subsidiária nos Estados Unidos ou convênio com empresa especializada neste tipo de serviço.

4.14 Vou realizar o exame em Papel. É necessário saber onde vou fazer o exame no momento do pagamento?

Somente para os exames em papel (Paper Based Testing – PBT), você já deve saber onde e quando pretende fazer o exame no momento do pagamento. Desse modo, deve ser informado:

    • O tipo de prova (papel);
    • Língua opcional: Português;
    • Site code;
    • Group testing number.

Para saber se há um exame em papel agendado para sua área procure “Locate a paper-based test event [27]” no website da Prometric (http://www.prometric.com/PMI/default.htm [28]).

4.15 Há algum tipo de desconto no exame?

O PMI não fornece descontos. Não existe um código ou voucher que forneça desconto no exame.

4.16 Na tela de pagamento aparece um campo “voucher”. Para que serve?

Quando um R.E.P. organiza um exame para um grupo fechado de candidatos (da mesma empresa, por exemplo), suas taxas podem ser pagas ao mesmo tempo. Para tanto, todos os candidatos têm de se registrar no website do PMI e aplicar para o exame, ter suas candidaturas aprovadas e fornecer seus números do PMI, os quais serão colocados em uma planilha, para que alguém pague por todos eles ao mesmo tempo. Então o PMI emite um voucher que deve ser utilizado por cada um para informar que o pagamento já foi feito e o PMI confere com a lista de pagamentos.

4.17 Como obter um recibo do pagamento do exame?

Para obter o recibo acesse seu cadastro no website do PMI em MyPMI -> My Certification info -> View my Orders. O recibo está disponível em pdf.

  5. SOBRE A AUDITORIA

5.1 Como é a auditoria?

Uma vez que o pagamento tenha sido realizado, 10% dos candidatos são selecionados para auditoria, sendo notificados eletronicamente, recebendo informações detalhadas.

Os selecionados para auditoria deverão enviar, com a devida tradução: Cópia de diploma, certificado(s) ou cartas das empresas de treinamento onde foram obtidas as 35 horas de treinamento e assinatura (abono) daqueles informados na seção de verificação de experiência do formulário de inscrição, em documento que o próprio PMI envia com as horas que você indicou. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada!

Para detalhes, acesse esse artigo http://dicasgp.pmtech.com.br/guia-da-auditoria-pmp/ [29]. Um roteiro completo pode ser encontrado em http://www.pmtech.com.br/certpmp.html [14].

5.2 Como é o procedimento operacional da auditoria?

Se você cair na auditoria, o Formulário de Verificação Experiência, em PDF, contendo as informações que você mesmo prestou (projetos, horas e meses) e um formulário para que a pessoa que vai abonar confirme nome e endereço (em Word), lhe serão enviados pelo PMI via e-mail.

A pessoa que vai abonar deve preencher a seção referente aos dados pessoais e assinar os documentos (à mão, assinatura eletrônica não é aceita), colocá-los em um envelope e assinar novamente sobre a aba que sela o envelope (parte da assinatura fica no envelope parte na aba) e retornar o envelope para você (não ao PMI), que vai juntá-lo aos outros documentos que você vai enviar ao PMI. Não é necessário reconhecer firma.

Cada abonador deve ter um envelope separado. Se uma mesma pessoa estiver abonando vários projetos, estes podem ser colocados no mesmo envelope.

5.3 Na auditoria, há um formulário pronto onde inserimos os dados necessários ou nós mesmos deveremos “bolar” um formulário?

O formulário vem pronto do PMI, com os dados que você mesmo informou. É só a pessoa que vai abonar assinar. Não é possível se “adiantar” à auditoria, pois para enviar é necessário o formulário que vem do PMI.

5.4 Quanto tempo leva a auditoria?

Após o recebimento de seu material, o PMI deve processar a auditoria e emitir o documento de elegibilidade em cinco dias úteis.

5.5 O que acontece com meu período de elegibilidade se eu cair na auditoria?

Para os candidatos auditados, o período de elegibilidade vai ser alterado para um ano após completar a auditoria com sucesso, quando os requisitos de auditoria forem satisfeitos.

5.6 Na auditoria é possível substituir participações em projetos?

Não, não é possível.

5.7 Caí no processo de auditoria, não estou conseguindo contato com o “primary contact” que inseri no formulário de um dos projetos. Pode outro profissional abonar este projeto?

O PMI vai aceitar verificação de qualquer pessoa (gerente, supervisor ou colega) que é intimamente familiar com seu trabalho ou que trabalhou com você no(s) projeto(s) submetido(s) na inscrição. A pessoa que verifica sua experiência não tem de ser o contato primário que você colocou em seu formulário de inscrição original.

5.8 Tenho de colocar pessoas de contato nos projetos. Em um dos projetos que eu participei a empresa já encerrou operações. Eu ainda tenho contato com a pessoa para quem eu me reportava, mas ele está aposentado. Quais são minhas opções?

Um colega do projeto ou um gerente atual ou um supervisor com conhecimento íntimo do projeto pode abonar.

5.9 Meu gerente está em férias e somente vai voltar em 3 semanas.  Alguém pode assinar em seu lugar?

O PMI informa que alguém que trabalhou com você no projeto pode assinar.

5.10 A pessoa que assina os comprovantes de experiência na Gestão de Projetos obrigatoriamente tem que ser a mesma que eu coloquei como pessoa de contato? Em um dos projetos eu coloquei um ex-chefe com quem já não tenho tanto contato. Posso mudar os dados do formulário de modo que outra pessoa, mais acessível possa assinar?

O PMI vai aceitar verificação de qualquer pessoa (gerente, supervisor ou colega) que é intimamente familiar com seu trabalho ou que trabalhou com você no(s) projeto(s) submetido(s) na inscrição. A pessoa que verifica sua experiência não tem de ser o contato primário que você colocou em seu formulário de inscrição original.

5.11 Se eu for selecionado para a auditoria e eu tiver colocado horas além das necessárias, é necessário obter assinatura em todos os projetos ou posso obter apenas em projetos que somem as horas necessárias?

É necessário obter a assinatura em todos os projetos. A falta de assinatura em um projeto indicado é interpretada como não concordância das pessoas de referência em abonar a experiência informada pelo candidato.

5.12 Como devo apresentar os certificados e diploma, uma vez que os mesmos estão com o idioma em português?

O procedimento não especifica uma tradução oficial. Então, faça a sua própria tradução, extremamente literal e mantendo a mesma formatação dos documentos originais. Submeta copia do original, juntamente com sua tradução.

5.13 Existe algum risco para quem abona a experiência de um candidato?

Não há risco nenhum para eles uma vez que isso não é usado para mais nada e todo o processo é regido por confidencialidade.

5.14 Se eu for selecionado para a auditoria é necessário enviar cópias autenticadas dos diplomas de graduação e do curso de gerenciamento de projetos?

Não é necessário que a cópia seja autenticada. Mas é necessário anexar um documento contendo a tradução do diploma e o do curso de preparação. Não necessita ser juramentada. Pode ser de próprio punho.

5.15 A comprovação de graduação pode ser o “certificado emitido pela universidade” ou tem que ser o “diploma”?

Pode ser cópias dos certificados ou cartas das instituições.

5.16 O diploma de graduação pode ter sido obtido em qualquer país?

O PMI é uma organização de abrangência mundial e a revisão da escolaridade é feita nos Estados Unidos. Assim, são aceitos cursos de graduação, bacharelado, licenciatura, etc. dos diversos países.

5.17 Como deve ser o envio dos comprovantes?

É necessário colocar em um envelope para enviar aos EUA. Pode ser com envelope simples de qualquer papelaria. Se o envio é via SEDEX ou não é opção de cada um, porém sugere-se usar correspondência registrada para minimizar o risco de perda dos documentos.

5.18 Se eu não passar na auditoria perco o que já paguei?

Se você falhar em atingir os requisitos da auditoria, o PMI vai reembolsá-lo dos custos de inscrição, menos uma taxa de US$100, descontada a título de processamento da solicitação de inscrição.

5.19 A condição de estudante aumenta a probabilidade de cair em auditoria?

Ser ou não estudante não faz diferença. A escolha de quem é auditado é feita por computador.

6. SOBRE O AGENDAMENTO

6.1 Qual o website para agendar o exame PMP por computador?

O website é www.prometric.com/pmi [30].

Para fazer o exame em computador, selecione “SCHEDULE my test” e informe o país onde você vai fazer o exame. Tenha em mãos seu “Eligibility ID”, fornecido pelo PMI quando sua inscrição foi aprovada.

Se você vai realizar o exame em papel, você já deve ter informado o local onde pretende fazer o exame como parte do processo de inscrição (veja orientações abaixo), assim não é necessário agendar.

6.2 Onde posso realizar o exame PMP por computador?

O exame PMP através do computador é realizado em qualquer dia útil em um dos Centros de Teste Prometric autorizados localizados em todo o mundo. Atenção! Nem todo centro Prometric está autorizado a administrar o exame PMP! Abaixo estão os endereços dos centros Prometric Brasileiros autorizados a ministrar o exame PMP:

Belo Horizonte Cód.: 8365 Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) Belo Horizonte, 30160-011 Tel.: (31) 3248-5000

Brasília Cód.: 8317 Casa Thomas Jefferson EQSW 301/302 – Lote 02 Brasília, DF 70673-150 Tel.: (61) 3340-4216

Curitiba Cód.: 8318 Inter Americano Educational & Business Center Avenida Munhoz da Rocha 490 Curitiba, PR 80035-000 Tel.: (41) 3254-1364

Recife Cód.: 8325 Associação Brasil América (ABA) Avenida Rosa e Silva, 1510 Recife, Cep: 52020-220 Tel.: (81) 3427-8858

Rio de Janeiro Cód.8326 Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU) Av. N.S.Copacabana, 690/903 Rio de Janeiro – Cep: 22050-001 Tel: (21) 2255-5830

São Paulo Cód. 8328 Associação Alumni Rua Umberto Caputi, 65 São Paulo Cep: 04729-110 Tel.: (11) 5644 – 9782

Buenos Aires Cód. 8303 Instituto Cultural Argentino Norteamericano (ICANA) Maipu 672 Buenos Aires, ARG 1006 Tel.: 54-11-5382-1540

6.3 Em que datas são realizados os exames on-line (por computador)?

Os exames por computador podem ser realizados em qualquer dia útil, em horário comercial, conforme disponibilidade de agenda no centro Prometric escolhido pelo candidato.

6.4 Em minha cidade não há um centro Prometric autorizado a realizar o exame em computador. O que posso fazer?

a) Você pode viajar até uma cidade que tenha um centro autorizado a realizar o exame no computador

b) Você pode verificar no próprio site da Prometric se há um exame em papel agendado para sua área. Procure “Locate a paper-based test event [31]” no website (http://www.prometric.com/PMI/default.htm [28]).

6.5 Quais são as cidades Brasileiras nas quais se pode fazer o exame em papel?

Atualmente há exames em papel agendados para Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Sergipe e Vitória. Veja as datas aqui [32].

6.6 Como é o exame em papel?

O exame em papel (Paper-Based Testing – PTB) é apresentado em um formato papel e lápis e o número e distribuição das questões é o mesmo do exame realizado no computador.

O exame em papel está disponível somente nas seguintes situações:

  • Candidatos que vivam a mais de 300 km de um centro Prometric autorizado a realizar o exame em computador (CBT)
  • Empresas que queira administrar um exame para seus funcionários, sem restrição de distância. Somente os empregados da empresa podem participar do exame.

Normalmente as datas dos exames são publicadas no website da Prometric em “Locate a paper-based test event [27]”. É necessário que pelo menos 10 candidatos tenham se inscrito para que o exame em papel ocorra.

6.7 Qual é o prazo para inscrição no exame em papel?

Para o exame em papel as inscrições abrem 50 dias antes da data marcada para o exame que se deseja fazer. É necessário que o término da inscrição para o exame em papel ocorra com 35 dias de antecedência em relação à data marcada para o exame. Desse modo, o formulário de inscrição visando obter a elegibilidade deve ser enviado ao PMI com pelo menos 40 dias de antecedência para que haja tempo de resposta antes da data marcada para o exame.

Cronograma para os candidatos

Prazo Ação
50 dias antes do exame Candidatos vão estar aptos a marcar o exame
45 dias antes do exame Inscrições por carta e pagamentos já devem ter sido submetidas ao PMI
40 dias antes do exame Inscrições por computador (online) devem ter sido submetidas ao PMI
35 dias antes do exame A lista de inscritos é fechada. Os candidatos devem submeter o pagamento até este momento. Inscrições, cancelamentos e reagendamentos não são mais aceitos para o exame em papel
20 dias antes do exame E-mail informando local do evento e confirmando a data é enviado aos candidatos
6 semanas após o exame Relatórios do exame estão disponíveis para os candidatos que se inscreveram por computador, através do sistema de certificação

6.8 Como é o agendamento dos exames em papel?

Se você for fazer o exame em papel, selecione a opção “Yes, I am taking this test as part of a group” na tela abaixo, durante o processo de inscrição.  Você já deve saber o código do local (site code) e o número de seu grupo (group testing number) neste momento.

Exame PMP com um grupo

Se você vai realizar o exame em papel e já informou o local, o grupo, a língua e data do exame durante o processo de inscrição, não é necessário fazer mais nada no que se refere a agendamento. Note que mesmo assim você vai receber instruções de agendamento do PMI, pois essas são automáticas (o PMI manda para todos, mesmo que seu exame já esteja agendado).

Vinte dias antes da data de seu exame o PMI vai lhe enviar um e-mail de confirmação.

6.9 Realizei meu cadastro no site do PMI global, paguei a taxa de filiação + prova de PMP, quando fui marcar meu exame no site da PROMETRIC, o sistema deles já pegou meus dados OMITINDO o meu sobrenome do meio. Não percebi e confirmei os dados. Posso ter problemas?

Quando nos cadastramos no PMI existem 3 campos: Last Name. First Name e Middle Name. A Prometric, nos e-mails de confirmação da data da prova, mostra apenas o primeiro e o último nome. Isto não é problema, uma vez que o que interessa é como seu nome aparece na carta (e-mail) de elegibilidade (Scheduling Notice).

O PMI informa que o nome na carta (e-mail) de elegibilidade (Scheduling Notice) deve ser exatamente igual ao do documento de identificação (Governamental, com foto recente, como carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira do CREA, etc.), que será apresentado para admissão à sala da prova. Quaisquer diferenças entre seu nome e o da elegibilidade devem ser comunicadas à customercare@pmil.org [33], que provavelmente solicitará cópias dos documentos visando emitir novo documento de elegibilidade ou informará caso não haja problemas.

O contato com o PMI Customer Care é: PMI Customer Care Project Management Institute 14 Campus Boulevard Newtown Square, PA 19073-3299 Telefone: +1-610-356-4600/ Fax: 1+610-356-4647 e-mail: customercare@pmi.org [25]

6.10 Agendei o dia do exame, entretanto não consegui prestá-lo, pois estava em viagem. Que procedimento devo executar?

Se você não foi ao exame na data marcada (no-show) e não avisou a Prometric com 48 horas de antecedência (por telefone ou pelo e-mail www.prometric.com/pmi [30] ), uma sala foi reservada para você e a manteve disponível durante o período previsto para o teu exame. Assim você tem de pagar novamente a taxa de reexame, de modo a estar apto a fazer novo exame. No caso de situações extremas (emergência médica, morte na família), com documentação comprobatória, é necessário mandar um e-mail para customercare@pmi.org [25] dentro de 72 horas da data marcada para o exame.

6.11 Já marquei a data do exame de certificação, porém não poderei realizar o exame on-line na data escolhida. Existe a possibilidade de um novo agendamento?

Você pode remarcar seu exame até 30 dias antes da data marcada para o exame, sem nenhum custo adicional e após esse período você pode remarcar seu exame até 48 horas antes da hora marcada, pagando uma taxa de 70 dólares americanos.

Note que não há como cancelar o exame a 48 horas da realização do mesmo e não ir fazer o exame configura “no-show”. Desse modo, a penalidade para candidatos que não remarcam ou cancelam seus exames com antecedência de dois (02) dias em relação à data marcada para o exame e não vão fazê-lo é perder o valor já pago.

Veja abaixo mais orientações sobre como remarcar ou cancelar.

6.12 Como remarcar exames em papel?

É possível remarcar o exame em papel (PBT) até 35 dias antes da data de sua realização. Para tanto é necessário enviar um e-mail para pbtexams@pmi.org [34]. O e-mail deve conter o número de identificação que você tem junto ao PMI, o número do grupo do teste em papel (ambos encontrados no e-mail de confirmação que você recebeu do PMI) e o local onde seu exame está marcado. O e-mail deve ser em inglês.

6.13 Qual a taxa para remarcar o exame?

Desde o dia 1 de Abril de 2012 o PMI® implantou uma nova taxa para mudar a data ou cancelar exames de certificação. Agora os candidatos que remarcarem ou cancelaram o exame dentro de um período de 30 dias-calendário antes da data marcada para o exame, vão pagar uma taxa de 70 dólares americanos.

O objetivo dessa taxa é possibilitar maior disponibilidade de vagas nos Centros de Teste Prometric. Anteriormente não havia taxa de cancelamento e os candidatos podiam cancelar e remarcar seus exames a qualquer momento, com aviso prévio de apenas dois dias. Ocorre, porém, que muitos candidatos esperavam até o último minuto para cancelar e remarcar seus exames e nesse período seus assentos ficavam reservados e não podiam ser utilizados por outros.

A taxa de cancelamento/remarcação aplica-se a todos os exames de certificação do PMI realizados em computador (computer-based tests), não se aplicando aos testes realizados em papel (paper-based tests). A taxa será cobrada quando do momento da remarcação ou cancelamento, via cartão de crédito Master Card, Visa ou American Express.

A taxa não se aplica para cancelamentos ou remarcações realizadas com mais de 31 dias antes da data marcada. Por exemplo, se seu exame está marcado para o dia 05 de Maio de 2014 e você fizer o cancelamento dia 05 de Abril de 2014, será cobrada uma taxa de 70 dólares. Porém, se você fizer o cancelamento até o dia 04 de Abril, não vai pagar nada.

O PMI vai buscar ser flexível com candidatos que cancelarem o exame dentro da janela de 30 dias, quando ocorrer uma situação especial, como uma emergência médica, por exemplo. Essas situações serão analisadas caso-a-caso.

Se tiver dúvidas consulte o documento com perguntas e respostas em http://www.pmi.org/GLOBALS/2012-Rescheduling-Fees-FAQs.aspx [35] (em Inglês).

6.14 Como cancelar ou remarcar o agendamento do exame?

Para exames em computador (CBT)

Mais de 30 dias antes – Não há taxa para reagendar ou cancelar o exame.

Entre  30 dias e 3 dias antes do exame – Se você reagendar ou cancelar seu exame dentro do período de 30 dias corridos antes da data do exame agendado será cobrada uma taxa de US$ 70 (dólares americanos). A taxa será cobrada quando você acessar o site da Prometric para remarcar ou cancelar o exame dentro do prazo de 30 dias. A taxa de 70 dólares será cobrada em seu cartão de crédito pela Prometric.

Dois dias do exame – Se você esperar até dois dias corridos antes da data agendada para o seu exame sem ter fornecido a notificação exigida de cancelamento ou reagendamento ao parceiro de aplicação de teste do PMI (Prometric) dentro do prazo, você não será mais capaz de reagendar ou cancelar e perderá toda a taxa do exame.

Depois da data do exame – Se você tiver agendado o exame, mas não o tiver realizado, você não receberá o reembolso. Você perderá as taxas e não poderá utilizá-las de forma alguma.

Como fazer:

Para reagendar ou cancelar o seu exame CBT acesse o website da Prometric [30] (https://www.prometric.com/en-us/clients/pmi/Pages/landing.aspx [36]) e siga os procedimentos ali descritos. Não é permitido  o envio de e-mails para a Prometric ou PMI solicitando reagendamento ou cancelamento do seu exame.

Se você tiver problemas de conectividade, como problemas no acesso à Internet, por exemplo, você pode ligar diretamente para a Prometric para reagendar ou cancelar seu exame. Utilize o mesmo número que você utilizaria para agendar o seu exame (443 751 4995). Não ligue para o centro local na cidade onde você agendou o seu exame.

Para exames em papel (PBT)

Para cancelar ou reagendar um exame em papel (PBT), você deve enviar um e-mail ao PMI através do endereço pbtexams@pmi.org dentro de no máximo 35 dias corridos antes da data do exame. Inclua no e-mail seu nome, seu número de identificação do PMI, seu ID de grupo (ambos encontrados em seus e-mails e cartas de confirmação) e o local de aplicação do exame PBT. O e-mail deve ser em inglês.

Se você tiver dúvidas contate o PMI através do e-mail customercare@pmi.org [25].

6.15 Paguei a prova pmp no tipo CBT (computador), mas decidi trocar para realizar a prova em papel. Como faço essa troca?

Isso terá de ser feito em duas partes:
a) Cancelar o exame CBT:
Acesse o site Prometric (www.prometric.com/pmi [30]) e selecione “Reschedule/Cancel”. Em seguida, selecione a sua localização geográfica do menu drop-down. Clique “Next”. Digite seu número de confirmação de 16 dígitos e as quatro primeiras letras de seu sobrenome. E-mails para a Prometric ou o PMI não são formas aceitáveis de comunicação. OBS: Se você estiver a dois dias do exame, o cancelamento irá resultar na perda do total taxa de exame.

b) Para marcar, remarcar ou cancelar um exame baseado em papel (PBT):
Você deve enviar um e-mail para para pbtexams@pmi.org [37] o mais tardar 35 dias antes da data do exame agendado. Inclua seu nome, o seu número de identificação no PMI, número de ID de grupo (group ID number) e a localização do exame PBT. O e-mail deve ser em inglês.

6.16 Resolvi que não vou mais prestar o exame. Como solicitar o reembolso?

Se você ainda não tiver feito o exame e não quiser mais prestá-lo, é possível obter reembolso enviando uma solicitação por escrito pelo menos 30 dias antes da data de vencimento da elegibilidade para o exame. O PMI reterá uma taxa de processamento no valor de U$ 100 dólares e lhe devolverá o restante.

A solicitação pode ser feita:

  • Por carta: PMI Global Operations Center 14 Campus Blvd. Newton Square, PA, 10973-3299 USA
  • Pelo e-mail: customercare@pmi.org [25]
  • Por fax: (00xx1) 610 482 9971

O PMI NÃO reembolsa nos seguintes casos:

    • O período de elegibilidade expirou e você não marcou o exame.
    • Se você marcou o exame, não foi fazer e não cancelou com a devida antecedência.
    • Se você já fez o exame.

6.17 Não pretendo fazer mais o exame por motivo pessoal. Existe a possibilidade de reembolso do valor que paguei? Como funciona isso? Existe uma taxa para tal procedimento?

Se você já marcou o exame, primeiro você deve cancelar o exame (conforme descrito no item 6.14). Depois solicitar ao PMI o reembolso das taxas pagas (menos US$ 100) conforme descrito no item 6.15.

6.18 Paguei e agendei o exame. Devido a uma doença, cancelei o exame, porém não solicitei reembolso. Mais de um ano se passou desde a data que recebi a informação de eu estava elegível.  Eu fiquei com um crédito caso deseje remarcar o exame?

Se o período de elegibilidade de um ano expirou e você não reagendou o exame, não vai receber o reembolso e não vai poder usar as taxas já pagas para mais nada.

 

7. SOBRE O EXAME

7.1 Como é o exame de certificação PMP?

O exame é composto de 200 questões de múltipla escolha, com 4 opções cada, desenvolvidas e validadas por PMPs. 25 das 200 questões são experimentais e não contam para o resultado, porém você não sabe quais questões são essas questões.

7.2 Qual é a nota de aprovação no exame PMP?

O PMI não divulga mais a nota de aprovação. A média é determinada por uma análise psicométrica. Antes de o PMI parar de divulgar a nota de aprovação, esperava-se que o candidato acertasse pelo menos 106 das 175 questões restantes, ou seja, 61% do exame. Supondo que esse ainda seja o número aproximado de acertos necessários, o ideal para garantir aprovação no exame seria acertar 106 + 25 questões = 131 questões, ou seja, aproximadamente 66% do exame.

7.3 Pessoas fazendo o exame PMP na mesma data / local vão receber questões diferentes?

As questões do exame PMP são geradas aleatóriamente a partir de uma base de dados contendo milhares de questões organizadas por área de conhecimento, grupo de processos e dificuldade. Cada um dos exames é diferente do outro. Pessoas fazendo o exame no mesmo horário e local receberão exames contendo conjuntos diferentes de questões, seja no exame on-line ou no exame em papel.

7.4 Qual é a distribuição das questões do exame PMP?

A seguir é apresentado o percentual de questões em cada área presentes no exame PMP, desde que o mesmo foi modificado, em 2011, com a retirada das questões diretamente relacionadas à ética e conduta profissional:

    • Iniciação do Projeto: 13%
    • Planejamento do Projeto: 24%
    • Execução do Projeto: 30%
    • Monitoramento e Controle do Projeto: 25%
    • Encerramento do Projeto: 8%

7.5 Ao realizar a prova o resultado é dado por domínios (grupos de processos). Para ser aprovado é necessário ser Moderately Proficient em todos os domínios?

A aprovação ou reprovação é baseada no número de questões que você respondeu corretamente, as quais devem ser 106 das 175 que não são as de pré-teste. Além disso é avaliado seu nível de proficiência (Proficiente, Moderadamente Proficiente e Abaixo de Proficiente) em cada um dos domínios do exame (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento), baseado no número de questões que você acertou em cada domínio, de modo que o candidato que não foi aprovado possa identificar os domínios específicos onde tem de estudar mais para ser aprovado no exame no futuro.

É possível passar no exame mesmo sendo considerado “Abaixo de Proficiente” em um ou mais domínios, uma vez que é considerado o número total de acertos e não o número de acertos por domínio.

7.6 Qual a duração do exame PMP?

O exame PMP tem 4 horas de duração.

No exame on-line há 15 minutos antes para o tutorial e 15 minutos depois para a pesquisa de feedback que aparece somente após encerrado o exame.

No exame em papel são passadas instruções verbais (em Inglês) antes do exame. Note que no exame em papel o preenchimento da grade de respostas deve ocorrer durante as 4 horas de duração do exame, desse modo, deve-se reservar pelo menos 20 minutos para preencher a grade de respostas.

OBS: Uma sugestão é fazer o exame em quatro partes separadas, ou seja, a cada hora completar 50 questões no exame on-line (55 no exame em papel, pois na última hora será necessário sobrar tempo para preencher a grade). Assim pode ser feita a verificação se há tempo para tomar água ou ir ao banheiro. 

7.7 Posso usar uma calculadora no exame PMP?

Embora o exame não seja um teste de habilidades matemáticas e provavelmente você consiga fazer cálculos do nível primário de cabeça, uma calculadora é útil para calcular os resultados de diferentes fórmulas (principalmente as do Gerenciamento do Valor Agregado). Afinal, muitas pessoas, sob pressão, têm dificuldades em calcular ‘2+2’. Assim, verificar seus resultados com uma calculadora pode ser uma boa idéia.

No exame on-line, embora os candidatos não possam levar uma calculadora consigo dentro da área de exame, o exame eletrônico possui uma calculadora integrada. Além disso, folhas de rascunho são fornecidas aos candidatos. Note que os candidatos têm de devolver todo o material fornecido (incluindo o papel de rascunho), ao final do exame.

No exame em papel, uma calculadora lhe será fornecida.

7.9 O que eu posso levar para dentro da sala de exame on-line?

De acordo com o PMP handbook, todos os seguintes itens são proibidos no centro de testes e devem ser deixados no armário que, em geral, é fornecido ao aluno:

Calculadoras, telefones celulares (incluindo iphones e blackberries), pagers, laptops, ipods e qualquer equipamento de gravação

    • Qualquer tipo de comida ou bebida (incluindo lanches rápidos ou garrafas de água)
    • Notebooks, papel de rascunho ou dicionários
    • Casacos, blusões e outros itens pessoais

7.10 A identificação do candidato precisa conter tradução para o inglês?

Isso está na versão em Inglês do manual (your identification needs to include English characters/translation). Na verdade eles estão se referindo a caracteres em alfabeto ocidental, uma vez que em alguns países são utilizados outros caracteres.

No handbook em português está escrito:

Para ser admitido no centro de testes Prometric, você deve levar um documento de identificação válido emitido pelo governo. Sua identificação deve incluir:
1. Sua fotografia;
2. Sua assinatura.

Se a sua identificação emitida pelo governo não tiver uma fotografia ou assinatura, uma identificação secundária pode ser usada, se incluir uma fotografia e/ou assinatura (o que estiver faltando na identificação emitida pelo governo) e seu nome impresso na identificação. Todas as identificações devem ser atuais (não vencidas).

7.11 É permitido levar relógio?

Relógio de pulso pode, o que não pode é colocar um relógio sobre a mesa. O PMI se encarrega de deixar os alunos a par das horas.

7.12 Quais os procedimentos durante o exame em papel?

  • As instruções antes do exame são dadas somente em inglês por uma monitora que acompanha a realização do exame.
  • Não é permitido o consumo de comidas (nem mesmo barras de cereal ou chocolate) e bebidas dentro da sala durante a realização do exame. Porém é permitido sair da sala para ir ao banheiro, beber água, etc. No entanto este tempo não é descontado das 4 horas do exame. O relógio continua correndo.
  • Uma mesa já está pré-definida para cada candidato, com seu nome, papel de rascunho, calculadora e um lápis.
  • As cadeiras, em geral, são desconfortáveis. Sugere-se, antes de iniciar o exame, verificar se as mesas e cadeiras não estão desniveladas em relação ao chão.
  • O celular deve ser DESLIGADO. Pode não ser suficiente estar no silencioso, pois caso faça qualquer ruído durante a prova, o candidato pode ser desclassificado.
  • O aluno deve preencher uma folha com uma grade de resposta. Não há tempo extra para seu preenchimento e a mesma deve ser preenchida durante as 4 horas do exame. OBS: A melhor opção é preencher a grade conforme as questões são feitas, uma vez que no final do exame falte tempo para passar as questões para a grade.

7.13 Qual o tamanho das questões no exame PMP?

Neste momento a divisão das questões por tamanho é mais ou menos assim (embora possa variar bastante de exame para exame):

    • 70% de questões médias (entre 3 e 4 linhas)
    • 15% de questões curtas (1 a 2 linhas)
    • 15% de questões longas (daquelas que só a leitura já cansa)

É esperado que, com o passar do tempo, haja um incremento na proporção de questões longas, à medida que novas questões situacionais venham sendo incorporadas à base de dados do exame.

7.14 O Exame pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português. O exame é escrito em Inglês e esta é sempre a primeira língua. Porém, é possível ter auxílio (language aid) para fazer o exame em outras 12 línguas (Árabe, Português Brasileiro, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Francês, Alemão, Hebreu, Italiano, Japonês, Coreano, Russo e Espanhol).

Quanto ao índice de aprovação, não faz diferença nenhuma a língua na qual o exame é feito.

7.15 O exame em papel também pode ser feito em Português?

Sim, o exame em papel pode ser feito nas 12 línguas. As questões em Inglês e em Português são apresentadas na mesma página, uma após a outra. O exame tem cerca de 90 páginas no total.

7.16 Como fazer para ver as questões em Português durante o exame no computador?

Se você estiver fazendo o exame computadorizado e escolheu Português como segunda língua, uma vez que o exame tenha iniciado, vai ser possível clicar um botão para ver as questões em Português. A tela do exame também pode ser dividida em duas partes, uma em inglês e outra em português. O único inconveniente é que, às vezes, dependendo do tamanho da questão, é necessário utilizar a barra de rolagem para visualizar todas as alternativas.

7.17 Caso o candidato tenha feito o exame antes de 30/07/2013 e tenha sido reprovado e vai refazer o exame depois de 31/07/2013, em qual versão do Guia PMBOK® o exame será baseado?

Desde 31/07/2013 todos os exames passaram a ser baseados na 5ª edição do Guia PMBOK®. Caso o candidato tenha realizado o exame na 4ª edição até o dia 30/07/13 e não obteve êxito, ele vai ter de fazer o exame na 5ª edição do Guia.

8. SOBRE A APROVAÇÃO

8.1 Quanto tempo é necessário para receber o resultado do exame digital?

Os candidatos que fazem o exame digital recebem o resultado no centro de testes no dia em que o exame é realizado. Você também pode acessar o resultado do teste no sistema de certificações online [23] 10 dias úteis após a data do exame.

8.2 Quanto tempo é necessário para receber o resultado do exame em papel?

Os candidatos que fizerem o exame em papel não recebem o relatório com o resultado do exame no dia do exame. O candidato vai poder acessar o relatório do exame na internet, através do sistema de certificações online [23] aproximadamente seis a oito semanas após a data do exame. OBS: Os candidatos que fizeram o exame recentemente receberam os resultados em apenas 10 dias.

8.3 Quais são os documentos enviados pelo PMI que comprovam a certificação obtida?

O certificado correspondente à certificação é entregue pelo correio em seis a oito semanas após sua aprovação. Existem também versões online do certificado e do relatório de seu desempenho, cujo link é enviado no e-mail que o candidato recebe após a aprovação.Isso pode ser usado para validar seu status até que você receba o pacote de certificação pelo correio.

O pin não faz parte do pacote, devendo ser requisitado através de uma página específica na internet, também informada no e-mail. Há também um Registro do PMI para pesquisar se uma pessoa é certificada [38].

8.4 Quanto tempo leva para que o meu nome apareça no registro on-line do PMI depois de passar no exame PMP?

Demora cerca de 7 a 10 dias úteis para o PMI receber o resultado do exame da Prometric. Depois disso, em geral, pode demorar até 4 a 6 semanas para que seu nome apareça no sistema de certificações online [23] do PMI. No entanto, na minha experiência, o registro é atualizado dentro de duas semanas.

8.5 Após o exame posso saber minha nota ou quantas questões acertei?

Atualmente não são mais informados os percentuais de acerto. O gabarito das questões também não está disponível.
Somente é apresentado o nível de proficiência (Proficiente, Moderadamente Proficiente e Abaixo de Proficiente) do candidato em cada um dos cinco domínios do exame e se o candidato foi aprovado ou não.
A determinação de proficiência é baseada no número de questões certas em cada domínio, de modo que o candidato que não foi aprovado possa identificar os domínios específicos onde tem de estudar mais para ser aprovado no exame no futuro.
É possível passar no exame mesmo sendo considerado “Abaixo de Proficiente” em um ou mais domínios, uma vez que é considerado o número total de acertos e não o número de acertos por domínio.

 

9. EM CASO DE REPROVAÇÃO

9.1 O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste?

Sim, O período de elegibilidade para o exame (período durante o qual você está apto para fazer o teste) é de um ano. Você pode fazer o exame até três vezes durante este intervalo de um ano de elegibilidade caso não seja aprovado na primeira tentative.

9.2 No caso de uma (primeira) reprovação na prova para certificação PMP, qual o tempo MÍNIMO que o candidato é obrigado a esperar para poder realizar a próxima?

Não há tempo de espera. É possível remarcar o exame assim que os procedimentos tiverem sido efetuados.

9.3 Como remarcar novo exame em caso de reprovação?

Se não passou um ano da data de sua elegibilidade, não é necessário submeter novamente toda a documentação. Você tem direito a três tentativas com a mesma inscrição. No entanto o valor pago inicialmente não cobre as três tentativas. Se você for refazer deve entrar de novo em www.pmi.org/certapp/ [39] e seguir os procedimentos para pagar e remarcar o exame.

9.4 Se for necessário refazer o exame, qual o valor a pagar?

Você tem direito a três tentativas com a mesma inscrição, sem ter de reenviar toda a documentação. No entanto o valor pago inicialmente não cobre as três tentativas. Se você for refazer deve entrar de novo em https://certification.pmi.org/ e seguir os procedimentos para pagar e remarcar o exame. A taxa a pagar é de US$275 para filiados ao PMI e US$375 para não filiados, no exame on-line, e de US150 para filiados ao PMI e US$300 para não filiados, no exame em papel.

 

10. SOBRE A PREPARAÇÃO

10.1 Quantas horas de estudo eu necessito para passar no exame?

Depende do quanto você já sabe dos tópicos necessários para a certificação. Normalmente varia entre 100 e 200 horas. Para obter um roteiro de estudo completo para o exame acesse o site da PM Tech em http://www.pmtech.com.br/certpmp.html. [14]

10.2 Qual é o tempo de preparação para o exame?

Depende muito de quanto você já saiba sobre gerenciamento de projetos antes de começar a se preparar para o exame.

Se você estudar 4 a 5 horas por dia – 1 mês Se você estudar 2 a 3 horas por dia – 2 meses Se você estudar 1 a 2 horas por dia – 3 meses

Note que muitos levam mais de 3 meses e outros passam no exame estudando em tempo integral 1 semana. Isto depende de cada indivíduo.

10.3 Qual é o melhor modo de obter as 35 horas de formação em gerenciamento de projetos requeridas para estar elegível a prestar o exame PMP?

São necessárias 35 horas de formação específica em gerenciamento de projetos. Busque uma empresa credenciada pelo PMI (R.E.P.) especializada em treinamento para a certificação PMP que possa não apenas lhe mostrar o conteúdo do exame, mas também apresentar dicas da prova e exercícios práticos.

Para conhecer o curso da PM Tech acesse http://www.pmtech.com.br/curso_pmp.html [18]

10.4 Existem cursos considerados oficiais?

Embora não haja cursos oficiais (somente que cursos que são baseados nas boas práticas do PMI e outros que não), as empresas qualificadas como PMI Registered Education Providers (R.E.P.) têm seus treinamentos visando à certificação PMP obrigatoriamente auditados e aprovados pelo PMI.

10.5 Fiz um curso de preparação há alguns anos. O treinamento tem algum prazo de validade?

Não há nenhum limite de tempo, ou seja, o treinamento não expira. Mesmo cursos feitos há muitos anos contam. Ocorre que o Guia PMBOK® e o próprio exame são renovados a cada 4 anos, aproximadamente. Assim, os conhecimentos que você obteve em um treinamento feito há muitos anos podem já estar defasados.

10.6 Qual é a leitura recomendada para o exame de certificação PMP?

A seguinte lista de publicações são recursos que os candidatos à certificação PMP podem utilizar para obter informação na teoria de gerenciamento de projetos, princípios, técnicas e procedimentos. Embora estas sejam leituras recomendadas, simplesmente estudar estes livros não sugere que os candidatos ao exame possam passar no exame PMP. Estes recursos devem complementar um plano de estudo do candidato.

1. Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) [40] 2. PMP Examination Specification [41] 3. PMP Credential Handbook [42] 4. Code of Professional Conduct [43]

10.7 O que é o Guia PMBOK®?

“A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um padrão pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

10.8 No exame é considerado todo o Guia PMBOK®?

Quem está se preparando deve ler todo o guia, incluindo referências, apêndices e o glossário. É importante lembrar que o exame PMP é situacional e cerca de 30% das questões provêm de outras fontes.

10.9 Eu necessito mais do que o Guia PMBOK® para passar no exame?

Sim, Embora algumas pessoas com muita experiência usem somente o Guia PMBOK®, a maioria dos candidatos acredita que livros adicionais, específicos para preparação para o exame, devam ser utilizados. Além disso, é fundamental um CD com questões simuladas da prova.

Para ver os títulos mais populares acesse http://dicasgp.pmtech.com.br/bons-livros-pmp/ [44]     

10.10 Onde eu encontro links na internet para questões grátis do exame?

Uma lista detalhada de websites com simulados e outras informações sobre o exame de certificação PMP pode ser encontrada em  http://dicasgp.pmtech.com.br/banco_questoes_pmp/ [45]

OBS: A PM Tech possui um sistema com interface similar ao exame e com 2500 questões em 14 simulados, exclusivo para os alunos inscritos em seu curso de preparação PMP/CAPM.

10.11 Você tem algum simulado para recomendar?

Recomendo o simulado da PM Tech: http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html [46].

10.12 No Guia PMBOK® os processos iniciam em 4.1, 4.2, 4,3. Porque não começam com o número 1.1, 2.1 e assim por diante?

Os processos no Guia PMBOK® são numerados conforme o capítulo em que são apresentados, iniciando pelo capítulo 4 – Gerenciamento da Integração.

  11. SOBRE A MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO

11.1 Como eu mantenho a certificação?

Não é necessário refazer o exame. Você deve acumular 60 créditos (PDUs – Professional Development Units) em um período de 3 anos após a certificação. Os PDUs não podem ser acumulados antes da certificação ter sido obtida. Maiores informações em http://blog.pmtech.com.br/category/pdus/ [47].

11.2 É necessário pagar alguma taxa para renovar a certificação PMP?

A taxa de renovação da certificação PMP para membros do PMI é de US$60 e de US$150 para não-membros.
A taxa de renovação de associação do PMI é diferente e separada da taxa de Renovação de Credencial.

11.3 Como é o processo de renovação da certificação PMP?

Depois que o PMI confirmar que você atendeu aos requisitos de PDUs, você receberá uma notificação eletrônica para renovar a certificação. Então você deve preencher a Candidatura para Renovação de Certificação e efetuar o pagamento da taxa de renovação no sistema de certificações on-line. Isso deve ser feito antes do fim de sua certificação.
Depois de processar a candidatura preenchida e o pagamento da renovação, em 6 a 8 semanas, o PMI enviará um certificado atualizado com as novas datas do ciclo ativo da certificação/CCR

11.4 Ao expirar minha filiação ao PMI, se eu não renová-la eu perco a credencial?

A certificação PMP continua válida mesmo que a pessoa não seja mais filiado ao PMI. A renovação da certificação PMP tem suas próprias regras.

11.5 Uma vez certificado, como funcionário de uma empresa, posso colocar a inscrição PMP após o meu nome? Se positivo, é necessário que seja em preto e branco?

Pessoas que detêm a credencial PMP são autorizadas a utilizar as letras maiúsculas “PMP” após seu nome, independentemente do tipo de letra ou cor. O logotipo da credencial PMP (figura), porém, somente pode ser usado em cartões de visita. As letras maiúsculas “PMP” podem ser usadas em papéis timbrados, cartas, currículos, websites, assinaturas de e-mail, etc. O logotipo da credencial não.

11.6 Minha certificação expirou, pois não obtive os PDUs necessários e não fiz a renovação dentro do prazo. O que eu posso fazer?

Se você não registrar os 60 créditos (PDUs – Professional Development Units) necessários em um período de 3 anos após a certificação, sua credencial PMP será suspensa. Apesar disso, você ainda pode obter e registrar as PDUs faltantes durante um período de até um ano (12 meses) após a data de expiração da certificação. Desse modo ela sai da posição de suspensa e volta à posição de ativa.

Se passou mais de um ano após a expiração da certificação e você não obteve as PDUs necessárias ou não realizou o processo de renovação dentro do período de suspensão, sua certificação perdeu definitivamente a validade. Para obter a credencial novamente, você terá de refazer o exame. O PMI não tem nenhuma flexibilidade em relação a isso.

De qualquer modo, se você perdeu a certificação, você tem a experiência. Você pode até mesmo informar que já foi PMP, contanto que você deixe claro que não possui mais a Certificação.

11.7 Registrei as 60 PDUs, porém não tenho como pagar a taxa. O que vai ocorrer?

Se você somente registrou as PDUs, porém não pagou a taxa, vai ser colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses) e você não pode se referir a si mesmo como PMP. Se você não concluir o processo de renovação dentro do período de suspensão sua credencial vai expirar. Note que mesmo pagando dentro desse um ano a próxima data de seu ciclo não muda. Ou seja, depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo seu ciclo de 3 anos continua relacionado à data que você obteve a certificação.


Para um arquivo em PDF com essas informações, acesse http://www.pmtech.com.br/PMP/Questoes_Frequentes_PMP.pdf [48]

Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx [49]


Se você tiver outras dúvidas ou tiver informações atualizadas envie um comentário abaixo, que eu responderei assim que possível.

Mauro Sotille [50]

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: Twitter [51]Facebook [52]LinkedIn [53]Pinterest [54]Google Plus [55]