2.4 Como deve ser comprovada a experiência? Precisa carteira de trabalho?

Apenas 10% dos candidatos passam por auditoria, que consiste em enviar ao PMI um documento assinado por um colega que atesta que o que você diz é verdade. Não é necessário nenhum outro documento. Os documentos são revisados nos Estados Unidos. Não é necessária “carteira de trabalho”, (que não existe nos EUA) ou qualquer outro tipo de contrato.

2.8 Eu fiz um treinamento em gerenciamento de projetos há alguns anos. Posso usar essas horas de treinamento para realizar o exame?

As horas de contato em treinamento não expiram. Você pode utilizá-las para inscrever-se para o exame, mesmo que você as tenha completado há muitos anos.

2.3 Como é feita a comprovação dos requisitos para obter a certificação?

10% dos candidatos são selecionados para auditoria, devendo enviar diploma comprovando a escolaridade, certificado das horas de formação em gerenciamento de projetos e assinatura (abono) das horas de experiência em documento fornecido pelo PMI. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada. Leia mais sobre isso na seção sobre dúvidas relativas à “Auditoria”.

2.10 Eu já possuo as horas de treinamento necessárias, porém vou fazer um curso preparatório. Devo fazer toda a inscrição para o exame antes ou depois de fazer o curso de preparação?

Um bom curso de preparação vai dicas e instruções para fazer a inscrição. Então, é melhor se inscrever durante ou após o curso.

2.13 É obrigatório ser filiado a um Chapter do PMI para realizar o exame?

Não é necessário se filiar a um Chapter. No entanto, se você for estudante, o exame PMP fica mais barato se você se filiar ao PMI (sem, necessariamente, ter que se filiar a algum Chapter). Isso independe de onde você vai fazer o exame. Veja orientações sobre pagamento, mais adiante, neste documento.

2.12 Para obter a certificação PMP é necessário ser filiado ao PMI?

Não é necessário ser filiado ao PMI para realizar o exame, embora a filiação lhe possibilite obter um desconto na taxa a ser paga para fazer o exame.

2.11 O que é um PMI R.E.P.?

PMI Registered Education Providers – R.E.P.s (Provedores de Educação Registrados) são organizações que foram aprovadas e credenciadas pelo PMI para fornecer treinamento em gerenciamento de projetos. Para receber a designação R.E.P., a organização necessita comprovar que cumpre determinados requisitos de qualidade. Para tanto, são revisadas as qualificações dos instrutores, seus materiais educacionais e seus procedimentos, visando à melhoria contínua das técnicas didáticas.

Desse modo, escolher um R.E.P. para fazer seu curso de preparação garante que o conteúdo foi auditado, está atualizado e cumpre os requisitos que se espera de um curso de preparação, embora não garanta sua aprovação no exame.

2.9 Eu já quero me inscrever para a prova antes de acabar o treinamento. Eu tenho de ter o treinamento antes de me inscrever?

O processo de inscrição exige que a data do encerramento de treinamento seja anterior à data em que se está fazendo a inscrição. Não é possível continuar a inscrição se for colocada uma data no futuro. Eventualmente é possível que a empresa de treinamento antecipe o certificado, caso as aulas já tenham iniciado, mediante o compromisso do aluno de cumprir o curso.

2.7 Existe algum treinamento obrigatório para fazer o exame PMP?

É necessário cumprir 35 horas de treinamento formal. Recomenda-se fazer o curso junto a uma empresa Registered Education Provider (R.E.P.) do PMI, como o da PM Tech, porém outros treinamentos ou disciplinas na faculdade também são válidos. As horas de treinamento não expiram, podendo ser utilizadas em qualquer momento para se inscrever para o exame.