7.11 É permitido levar relógio?

Relógio de pulso pode, o que não pode é colocar um relógio sobre a mesa. O PMI se encarrega de deixar os alunos a par das horas.

7.10 A identificação do candidato precisa conter tradução para o inglês?

Isso está na versão em Inglês do manual (your identification needs to include English characters/translation). Na verdade eles estão se referindo a caracteres em alfabeto ocidental, uma vez que em alguns países são utilizados outros caracteres.

No handbook em português está escrito:

Para ser admitido no centro de testes Prometric, você deve levar um documento de identificação válido emitido pelo governo. Sua identificação deve incluir: 1. Sua fotografia; 2. Sua assinatura.

Se a sua identificação emitida pelo governo não tiver uma fotografia ou assinatura, uma identificação secundária pode ser usada, se […]

7.3 Pessoas fazendo o exame PMP na mesma data / local vão receber questões diferentes?

As questões do exame PMP são geradas aleatóriamente a partir de uma base de dados contendo milhares de questões organizadas por área de conhecimento, grupo de processos e dificuldade. Cada um dos exames é diferente do outro. Pessoas fazendo o exame no mesmo horário e local receberão exames contendo conjuntos diferentes de questões, seja no exame on-line ou no exame em papel.

 

7.17 Caso o candidato tenha feito o exame antes de 30/07/2013 e tenha sido reprovado e vai refazer o exame depois de 31/07/2013, em qual versão do Guia PMBOK® o exame será baseado?

Desde 31/07/2013 todos os exames passaram a ser baseados na 5ª edição do Guia PMBOK®. Caso o candidato tenha realizado o exame na 4ª edição até o dia 30/07/13 e não obteve êxito, ele vai ter de fazer o exame na 5ª edição do Guia.

7.16 Como fazer para ver as questões em Português durante o exame no computador?

Se você estiver fazendo o exame computadorizado e escolheu Português como segunda língua, uma vez que o exame tenha iniciado, vai ser possível clicar um botão para ver as questões em Português. A tela do exame também pode ser dividida em duas partes, uma em inglês e outra em português. O único inconveniente é que, às vezes, dependendo do tamanho da questão, é necessário utilizar a barra de rolagem para visualizar todas as alternativas.

7.15 O exame em papel também pode ser feito em Português?

Sim, o exame em papel pode ser feito nas 12 línguas. As questões em Inglês e em Português são apresentadas na mesma página, uma após a outra. O exame tem cerca de 90 páginas no total.

Quanto ao índice de aprovação, não faz diferença nenhuma fazer o exame em inglês ou em Português.

7.14 O Exame pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português. O exame é escrito em Inglês e esta é sempre a primeira língua. Porém, é possível ter auxílio (language aid) para fazer o exame em outras 12 línguas (Árabe, Português Brasileiro, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Francês, Alemão, Hebreu, Italiano, Japonês, Coreano, Russo e Espanhol).

Quanto ao índice de aprovação, não faz diferença nenhuma a língua na qual o exame é feito.

7.13 Qual o tamanho das questões no exame PMP?

Neste momento a divisão das questões por tamanho é mais ou menos assim (embora possa variar bastante de exame para exame):

70% de questões médias (entre 3 e 4 linhas) 15% de questões curtas (1 a 2 linhas) 15% de questões longas (daquelas que só a leitura já cansa)

É esperado que, com o passar do tempo, haja um incremento na proporção de questões longas, à medida que novas questões situacionais venham sendo incorporadas à base de dados do exame.

7.12 Quais os procedimentos durante o exame em papel?

As instruções antes do exame são dadas somente em inglês por uma monitora que acompanha a realização do exame. Não é permitido o consumo de comidas (nem mesmo barras de cereal ou chocolate) e bebidas dentro da sala durante a realização do exame. Porém é permitido sair da sala para ir ao banheiro, beber água, etc. No entanto este tempo não é descontado das 4 horas do exame. O relógio continua correndo. Uma mesa já está pré-definida para cada candidato, com seu nome, papel de rascunho, calculadora e um lápis. As cadeiras, em geral, são desconfortáveis. Sugere-se, antes de […]