10.8 Com que frequência o Guia PMBOK® é atualizado?

O Guia do PMBOK® é atualizado aproximadamente a cada 4 anos: 1996 (1ª Ed), 2000 (2ª Ed), 2004 (3ª Ed), 2008 (4ª Ed.), 2013 (5ª Ed.), 2017 (6a Ed), porém somente um ano após o lançamento da nova versão seu conteúdo começa a ser cobrado nos exames de certificação.

10.12 Você tem algum simulado para recomendar?

Recomendo o simulado da PM Tech: http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html

10.13 No Guia PMBOK® os processos iniciam em 4.1, 4.2, 4,3. Porque não começam com o número 1.1, 2.1 e assim por diante?

Os processos no Guia PMBOK® são numerados conforme o capítulo em que são apresentados, iniciando pelo capítulo 4 – Gerenciamento da Integração.

10.11 Onde eu encontro links na internet para questões grátis do exame?

Uma lista detalhada de websites com simulados e outras informações sobre o exame de certificação PMP pode ser encontrada em http://dicasgp.pmtech.com.br/banco_questoes_pmp/

OBS: A PM Tech possui um sistema com interface similar ao exame e com 2500 questões em 14 simulados, exclusivo para os alunos inscritos em seu curso de preparação PMP/CAPM.

10.10 Eu necessito mais do que o Guia PMBOK® para passar no exame?

Sim, Embora algumas pessoas com muita experiência usem somente o Guia PMBOK®, a maioria dos candidatos acredita que livros adicionais, específicos para preparação para o exame, devam ser utilizados. Além disso, é fundamental um CD com questões simuladas da prova.

Para ver os títulos mais populares acesse http://dicasgp.pmtech.com.br/bons-livros-pmp/

10.9 No exame é considerado todo o Guia PMBOK®?

Quem está se preparando deve ler todo o guia, incluindo referências, apêndices e o glossário. É importante lembrar que o exame PMP é situacional e cerca de 30% das questões provêm de outras fontes.

10.7 O que é o Guia PMBOK®?

“A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um padrão pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

10.6 Qual é a leitura recomendada para o exame de certificação PMP?

A seguinte lista de publicações são recursos que os candidatos à certificação PMP podem utilizar para obter informação na teoria de gerenciamento de projetos, princípios, técnicas e procedimentos. Embora estas sejam leituras recomendadas, simplesmente estudar estes livros não sugere que os candidatos ao exame possam passar no exame PMP. Estes recursos devem complementar um plano de estudo do candidato.

1. Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) 2. PMP Examination Specification 3. PMP Credential Handbook 4. Code of Professional Conduct

10.5 Fiz um curso de preparação há alguns anos. O treinamento tem algum prazo de validade?

Não há nenhum limite de tempo, ou seja, o treinamento não expira. Mesmo cursos feitos há muitos anos contam. Ocorre que o Guia PMBOK® e o próprio exame são renovados a cada 4 anos, aproximadamente. Assim, os conhecimentos que você obteve em um treinamento feito há muitos anos podem já estar defasados.