3.17 Ao informar um contato primário para o projeto, quem pode ser referenciado?

No formulário das referencias, na combobox que lista o contato primário para o projeto, pode ser colocada como pessoa de contato apenas:

Patrocinador do projeto (sponsor) Cliente (client) Parte interessada primária (primary stakeholder) Gerente/diretor da empresa (manager/director)

Se você está informando um gerente ou diretor de uma empresa na qual você não trabalha mais, verifique se a pessoa ainda está no cargo ou informe alguém de quem que você consiga coletar assinaturas caso caia na auditoria. Se você não mudou de empresa, mas o seu gerente/diretor não é mais o mesmo da época do seu […]

3.13 Que qualificações as experiências devem demonstrar?

A credencial PMP reconhece a competência de um indivíduo para desempenhar o papel de um gerente de projeto, especificamente experiências em liderar e dirigir projetos. O PMP Role Delineation afirma que os candidatos à credencial PMP devem atender a todas as seguintes qualificações:

Exercer as suas funções sob supervisão geral, sendo responsáveis por todos os aspectos do projeto durante a vida do projeto Liderar e dirigir equipes multifuncionais visando entregar os projetos dentro das restrições de cronograma, orçamento e escopo Demonstrar conhecimento e experiência suficiente para aplicar de forma adequada uma metodologia para projetos que tenham requisitos e entregas razoavelmente […]

3.12 Quais critérios os projetos reportados devem seguir?

Os projetos documentados na aplicação devem seguir os seguintes critérios:

• Os projetos devem representar trabalho profissional ou similar; um projeto é definido como um esforço temporário com começo e fim definidos, empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único. • Tarefas documentados devem ser tarefas de projeto, e não de rotina, operacionais ou administrativas em sua natureza. • Cada projeto deve ser documentado individualmente, e vários projetos não devem ser documentados como um. • As horas de experiência devem ser compatíveis com o calendário do projeto. • Títulos do projeto devem refletir o título real […]

3.11 Há alguma distribuição padrão ou ideal do percentual de como as horas trabalhadas em um projeto devem ser distribuídas nos 5 grupos de processos?

Não há um padrão. Você deve ter experiência em todos os 5 grupos de processos no conjunto total de experiências que você reportar, no entanto, você não tem de ter experiência em todos os grupos de processos em um único projeto.

3.19 Após a inscrição no site, quanto tempo até a realização do exame PMP?

O tempo de processamento de uma candidatura depende de como você faz o envio da mesma – pela internet são 5 dias úteis, no formato impresso, enviada pelo correio para o PMI, 10 dias úteis. Depois de receber o OK você tem um ano para pagar e marcar o exame on-line na data que desejar ou realizar o exame em papel em uma das datas agendadas na localidade escolhida.

3.27 Qual é o tempo de espera para receber a confirmação de aprovação para pagar e fazer o exame?

Embora o PMI informe que pode levar até 5 dias úteis para verificar se a inscrição está completa, a verificação é automatizada e em geral a inscrição é aprovada em algumas horas ou até minutos. Comparado com a inscrição via correio normal, é quase instantâneo. Se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai lhe enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição.

3.26 Eu preciso esperar a carta de confirmação do PMI para me registrar para o exame?

 

Sim, pois a carta de elegibilidade contém um número de confirmação que é necessário para marcar o exame.

3.25 Após conseguir a elegibilidade para realizar o exame, existe algum prazo limite para a realização do exame?

Você tem um ano para fazer o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

3.24 Qual é o período de elegibilidade?

Você tem um ano para fazer três tentativas para o exame, a partir da data de início da elegibilidade.