E-Mail 'Dúvidas frequentes sobre a certificação CAPM®' Para Um Amigo

E-mail uma cópia de 'Dúvidas frequentes sobre a certificação CAPM®' para um amigo

* Required Field






Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.



Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.


E-Mail Image Verification

Loading ... Loading ...

15 comentários para Dúvidas frequentes sobre a certificação CAPM®

  • Claro, pode sim.

    Incluí tua dúvida no item 9.6 acima.

    Abs,

  • Julia

    Oi,
    Fiz o curso para preparacao pro pmp porem nao tenho horas para tirar a certificacao .. Posso usar esse curso para me inscrever pro CAPM?

  • Alberto, as 4500 horas devem estar distribuídas em no mínimo 36 meses (3 anos) e no máximo em 8 anos. Não é necessário ter sido gerente de projeto. Experiências como líder, coordenador, supervisor, etc., são válidas. O importante é que você deve ter experiência em todos os cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento). Entretanto, em um único projeto, você não precisa ter experiência em todos os cinco grupos de processos.
    abs,

  • Alberto Neto

    Olá Mauro. Parabéns pelo conteúdo.

    Lendo o conteúdo sobre os requisitos para certificação PMP em : https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspx,
    temos entre outros o seguinte.:

    1) Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
    2) Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
    No item 1 a questão da sobreposição da carga horária está bem compreendida.
    A dúvida recai no seguinte.:
    Interpreto que para o item 1 , a experiência mínima no gerenciamento de projetos refere-se a experiência como membro do projeto, já para o item 2 é como líder do projeto .
    Esta interpretação está correta?
    Obrigado.

  • Oi Carolina,

    Embora seja recomendado cumprir as 23 horas de treinamento formal em curso junto a uma empresa Registered Education Provider (R.E.P.) do PMI, outros treinamentos ou disciplinas na faculdade também são válidos. Assim, as 60 horas cumpridas da disciplina de Elaboração e Gestão de Projetos pela tua faculdade são válidas. Se caíres na auditoria (10% de chance), podes enviar o histórico, juntamente com uma tradução, ou obter um documento (em Inglês) da faculdade. Abs,

  • Carolina Borges

    Olá, boa tarde!

    Estou interessada na cerificação CAPM, porém não sei se as minhas horas são válidas.
    Além de ter o ensino médio completo, possuo 60 horas cumpridas da disciplina de Elaboração e Gestão de Projetos pela minha faculdade.
    Posso contar com essas horas para fazer o exame? Pelo histórico da faculdade eu posso comprová-las. Será que serão aceitas?

    Obrigada!

  • Antes havia a possibilidade de centros Prometric que não eram autorizados a ministrar o exame PMP, ministrarem o exame CAPM. Isso já se encerrou e atualmente a mesma regra vale para todos. Assim, as datas para o exame EM PAPEL em Fortaleza para 2017 já estão marcadas. Olha em http://dicasgp.pmtech.com.br/datas-dos-exames-do-pmi-em-papel/

    Abraços,

  • Glauber Cesar

    Olá Mauro, ouvi falar que aqui na minha cidade Fortaleza – Ce, os exames CAPM estão sendo feitos em computador. Isso é verdade?

  • Klaus, como você já tem segundo grau completo, não é necessário diploma universitário para obter a certificação CAPM.

    Como você é estudante universitário, pode se filiar ao PMI como estudante para pagar menos na inscrição para o exame. A comprovação de estudante universitário é feita pelo ‘upload’ de um documento de sua faculdade, em inglês e em papel timbrado, durante a filiação ao PMI.

    Qualquer treinamento em gerenciamento de projetos, inclusive ministrado na faculdade, é considerado. Só será necessário apresentar esse comprovante se você cair na auditoria (10% de chance). Abs,

  • Klauss Vidrich

    Mauro, obrigado pelos esclarecimentos, me tirou varias duvidas dessa certificação.

    Estou cursando engenharia de produção e tenho interesse na certificação CAPM, você diz que é necessário o segundo grau completo e no item 4.5 é informado valores que um estudante desembolsaria para se filiar e fazer a prova.
    Mas no item parece que posso faze-la antes, ainda cursando. Eu como estudante deveria me filiar antes de formado pelo desconto, mas a prova somente com o diploma em mãos, é isso?

    E mais uma outra, no item 2.1 que cita a necessidade de 23 horas de treinamentos. Vi em outros sites que pode ser considerado essas horas como aulas ministradas da grade da faculdade, é correto essa afirmação?

    Obrigado

  • Hanah,

    A certificação CAPM é exatamente para pessoas na sua situação, que não tem experiência profissional. Basta ter segundo grau completo e realizar um treinamento de 23 horas que você estará apta a fazer o exame visando a certificação. a qual vai lhe proporcionar um diferencial competitivo no mercado. Abs, Mauro

  • Hanah Ingred

    Olá. Sou recém formada, e ainda não iniciei a pós graduação. Também não estou trabalhando no momento. Me inscrevi em um curso preparatório PMI R.E.P, e com certificação pretendo alcançar melhores oportunidades no mercado. Não sendo estudante e nem profissional da área, posso tentar a certificação?

  • Denisson Ferreira Duarte

    Obrigado pela dica Mauro Sotille.
    Vou focar na certificação PMP então.

  • Denisson,

    Se você já tem as 4500 horas, eu faria direto a certificação PMP. Você já tem a experi6encia e acho que vale a pena um pouco mais de esforço para fazer uma certificação mais valorizada.

    Abs,
    Mauro

  • Denisson Ferreira Duarte

    Tenho 4.500 horas atuando como líder de projetos e acredito que com a minha rotinas de estudos ainda estaria cru para fazer o exame PMP.
    Estou estudando em média 2,5 horas por dia e acho que vou fazer o exame para certificação CAPM primeiro.
    Caso eu passe neste, é possível logo em seguida marca para o exame PMP? Acredito que assim terei mais bagagem para a proxima. Qual seria sua opinião? Acha esta uma estratégia boa ?