Qual o melhor tipo de curso para o exame PMP?

Exame PMPCornelius Fichtner é conhecido autor e professor de cursos de preparação para o exame PMP. Veja sua opinião sobre qual o curso mais adequado.

 “Um curso de presencial de preparação para o Exame PMP é uma das melhores maneiras de começar a se preparar para o exame de certificação PMP do PMI. Eles são fáceis de encontrar na internet. Você deve buscar classes que ofereçam ampla e abrangente cobertura ou o material necessário. O principal benefício dessas sessões é que você pode interagir com o instrutor (certifique-se de que é certificado PMP) e com outros gerentes de projetos em sala de aula , estudando ao seu lado. Essa interação assegura que você obterá uma experiência em primeira mão sobre como abordar situações e os princípios subjacentes que as governam.

Certifique-se de ficar longe de classes rápidas (“boot camps” ou  “acampamentos”), se você ainda não fez o curso presencial. Os melhores cursos são aqueles que se atende uma vez por semana ao longo de várias semanas e permitem que você faça seu auto-estudo entre as aulas e realmente absorva o material ao longo do tempo.

Através do aprendizado em sala de aula, você terá um “ponto de controle” semanal para ver quanto das lições você realmente aprendeu e reteve. Isto é importante porque o Exame PMP testa sua capacidade de aplicar a teoria a situações de gerenciamento de projetos da vida real por meio da variação de cenários nas questões de exame. Um grande número de testes livres que você pode usar para avaliar se você está pronto para o exame está disponível on-line. Além de testes livres, que só lhe auxiliam em uma parte da jornada, você também deve considerar um simulador de exame que realmente teste o seu conhecimento e a capacidade de passar no exame. Estes simuladores de exame lhe ensinam as habilidades de gerenciamento de tempo necessárias para este exame de 4 horas e relatórios detalhados permitem rever o seu desempenho e aprender as respostas corretas para as perguntas que você perdeu.

Se você não tiver decidido sobre qual curso para o exame PMP a fazer, comece por visitar vários sites na Internet. Nestes pode escolher qual deles é mais adequado para você e começar a preparar-se para o exame de certificação.”

Eu concordo com o Fichtner. É por isso que acredito que o curso de preparação para a certificação PMP ideal deve:

  • Ser presencial com no mínimo 40 horas;
  • Conter, além das questões simuladas de praxe, um ou mais casos e cenários para que o aluno possa se expor às situações e praticar;
  • Promover interação entre os participantes, e não apenas discutir as questões com o instrutor;
  • Ser ministrado em intervalos regulares, permitindo que o aluno estude entre as aulas e que as dúvidas surjam;
  • Incluir um sistema eletronico que realmente simule as condições do exame, inclusive com uma aparência similar a este, com centenas de questões similares às do exame, para que o aluno possa realmente ter uma noção de seu conhecimento e do que esperar do exame.

O Sistema Gerenciador de Exames utilizado nos cursos de preparação para o exame PMP da PM Tech contém quase 3000 questões  muito similares ao exame real, e é apontado como uma das grandes razões de sucesso dos alunos na realização do exame.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

1 comentário para Qual o melhor tipo de curso para o exame PMP?

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>