Faça o exame CAPM de casa!

Fazer o exame CAPM® ficou mais conveniente!

O PMI agora oferece aos candidatos à certificação Certified Associate in Project Management (CAPM) a oportunidade de fazer o exame pela internet, sem o incômodo de ir até um centro de testes. Na modalidade, chamada online proctored (OP), ou acompanhamento remoto, os candidatos podem fazer o exame a partir do conforto de sua casa ou escritório, enquanto são monitorados por um supervisor externo.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre como o CAPM Online Proctored funciona.

O que é o acompanhamento remoto?

Em uma palavra: conveniência: você pode fazer o exame CAPM® de casa! Os candidatos agora são capazes de fazer de o exame de forma conveniente e fácil.

O proctor, no contexto do exame, significa um “vigilante” do exame,  alguém remoto (fora do local) que monitora você usando a webcam e o microfone conectados ao seu computador.

Parceria com a Pearson VUE

Os candidatos que não quiserem agendar o exame OP podem fazê-lo em um centro de testes Pearson VUE (e não mais nos centros Prometric, como antigamente). Acesse aqui informações sobre o exame no site da Pearson VUE.

Informações Gerais sobre o exame Online Proctored (OP)

Inscrição

Você seguirá o processo de inscrição CAPM normal, obterá a aprovação do PMI e pagará a taxa do exame. Nada mudou nessa área. Depois de pagar a taxa, você pode agendar o seu exame. É aqui que você terá a opção de escolher a modalidade de como fazer o exame.

Os candidatos têm as seguintes opções:

  • PBT – Paper Based Test – Realizar o exame por escrito nas cidades onde este for disponibilizado;
  • CBT – Computer Based Test – Realizar o exame no computador em um centro Pearson Vue;
  • OP – Online Proctored – Realizar o exame supervisionado através da internet.

O PMI acabou com as diferenças de custos entre as modalidades de aplicação de um mesmo exame. Assim, o valor do exame é o mesmo, independentemente da modalidade escolhida.

A seguir descrevemos somente os procedimentos para o exame Online Proctored.

Computador necessário para o exame

Comece garantindo que o seu computador atenda aos requisitos necessários:

  • Sistemas operacionais:
    Windows 10, 8.1 (exceto ‘RT’), 7 SP1 (exceto ‘Starter’)
    Mac OSX 10.10 e acima
    Nota: O Windows deve passar na validação de sistema genuíno
    Windows Vista e Windows XP não são aceitos
  • Conexão internet: Pelo menos 1Mbps
  • Webcam, som e microfone

Note que você não pode realizar o exame a partir de tablets ou celulares. Se você tiver um sistema Windows ou Mac comprado nos últimos 4-5 anos e equipado com uma webcam, microfone e alto-falantes (internos ou externos), você deve estar bem.

Execute uma simulação de exame antes de pagar e agendar o exame. Você terá a oportunidade de baixar um pequeno aplicativo de teste para verificar se o seu computador, microfone, webcam e conexão à internet estão prontos para que você faça seu exame.

Se desejar, verifique as especificações técnicas necessárias detalhadas.

Linguagem

Embora o teste possa ser feito em Português, todo o relacionamento com a Pearson VUE, tanto com a pessoa que o recebe (greeter), quanto com a pessoa que o acompanha no dia do seu exame (proctor) é feito em inglês!

Horários

Os exames supervisionados online podem ser feitos de terça a sábado.

Note que o processo de check-in (explicado abaixo) pode levar até meia-hora e ao final do exame você deve se comunicar com seu proctor informando que encerrou o exame. Assim, programe-se para estar disponível por pelo menos mais 45 minutos além do tempo para realizar o exame.

Nível de dificuldade do exame

Não importa em qual formato o exame é realizado. O nível de dificuldade é equivalente, em todas as versões.

Antes do Dia do Exame

Antes do dia do exame, o ideal é executar algumas verificações do sistema para garantir que o seu computador atenda aos requisitos para o teste online.

Para isso, você precisará baixar e instalar um aplicativo chamado PVproctor no computador no qual você estará testando. Esta aplicação irá iniciar um assistente que irá guiá-lo através de uma série de testes para câmera, microfone, alto-falante, digitalização de cartão de identificação, conectividade com a internet, etc.

Se todos os testes forem bem sucedidos, ele entrará em um modo de simulação de exame. Mas antes ele pedirá que você desligue todos os outros aplicativos em execução no seu sistema. Depois de fechar todas as outras aplicações e confirmar, ela iniciará o exame simulado. O exame simulado contém apenas uma questão geral – Qual é a cor do céu? Depois de responder a essa pergunta, você pode encerrar o exame e sair do modo de simulação. Se tudo correr bem, você verá uma confirmação de que seu sistema é compatível.

Procedimentos no Dia do Exame

Antes do exame

Para iniciar o seu exame, entre em PMI.org e navegue até “Review Application Status” em myPMI. O link “Begin Exam” estará disponível 30 minutos antes do horário da prova programada. Você será redirecionado para uma página Pearson VUE onde você verá o exame que você agendou no Open Online Exams. Selecione CAPM para prosseguir.

Você pode começar seu processo de exame até 30 minutos antes da hora agendada ou até 15 minutos após o horário de seu agendamento.

Check-in

O processo de check-in deve demorar aproximadamente 5-10 minutos.

  • Verifique se os bloqueadores de pop-up do navegador estão desligados.
  • Certifique-se de ter direitos de administrador no seu computador para que você possa baixar o software.
  • Você será solicitado a executar o teste do sistema novamente, incluindo uma webcam, microfone e controle de conexão com a internet.
  • Por favor, note que você pode esperar até cinco minutos antes de se conectar com um greeter (a pessoa que recebe você – o pessoal que têm feito o exame têm informado que pode levar mais tempo, até 20 minutos).
    Atenção! Todas as comunicações com o greeter são realizadas em inglês!
  • Você será repassado pelo greeter para o proctor (representante da Person Vue que vai lhe acompanhar durante o exame).
    Atenção! Todas as comunicações com o proctor também são realizadas em inglês!
  • Tenha sua carteira de motorista, identidade, passaporte, identificação militar ou outra identificação com foto disponível para que sua identidade possa ser verificada.
  • Serão feito um testes de comportamento / conduta, uma varredura da área de trabalho  e um teste da comunicação durante a entrega do exame são revisados.
  • Você será solicitado a desligar aplicativos não essenciais (como e-mail ou bate-papo).
  • Depois que este processo for concluído, o exame começa.

O seu proctor não entrará em contato com você durante o exame, a menos que haja um problema. Se houver um problema técnico durante o exame, o proctor primeiro tenta contatá-lo por meio do bate-papo. Se isso não funcionar, o operador contata você por telefone. Se houver um problema após a entrega do exame, entre em contato com Pearson VUE. Tenha em mãos o número de relatório de incidente fornecido.

A varredura da área de trabalho

Durante o check-in, o Proctor pedirá para ver seu ambiente para garantir que você tenha uma área de trabalho limpa e você não tenha livros, blocos de anotações, notas, papéis, canetas, lápis ou outros instrumentos / objetos de escrita ao alcance do braço.

Para completar a varredura de área de trabalho necessária, o Proctor pedirá que você dê um passo atrás e use sua webcam para escanear lentamente sua área de trabalho, incluindo paredes, espaço e área de trabalho.

Monitores adicionais devem ser desconectados e os computadores devem ser desligados. Os itens na parede, como arte de parede, cartazes e quadros brancos, serão inspecionados. Se você não conseguir completar uma varredura de quarto, não é permitido fazer o exame.

Pertences pessoais

  • Durante o exame, você não pode acessar os seguintes tipos de itens pessoais: computadores portáteis ou outros dispositivos eletrônicos, pagers, relógios, carteiras, bolsas, chapéus (ou outros revestimentos de cabeça), bolsas, casacos, livros, notas ou qualquer outro outros materiais não aprovados especificamente.
  • Se você está usando mangas compridas, você será solicitado a enrolar as mangas para mostrar que não há escrita em seus braços.
  • Os relógios devem ser removidos e colocados fora da vista e fora do alcance durante o exame.
  • Se você está usando uma gravata, você será convidado a levantar a gravata para mostrar ao Proctor que nada está escondido sob a gravata.
  • Se você tem o cabelo longo que cobre seus ouvidos, você é solicitado a puxar o cabelo para mostrar ao Proctor que não há nada ligado ao ouvido.

Acesso ao seu computador

Note que você terá de dar permissão para que o proctor acesse e controle seu computador! Ele vai inspecionar seu computador, verificar que você não tem outra telas conectadas, verificar a validade de seu Windows e bloquear seu computador uma vez que você iniciar seu exame. Assim, você não poderá acessar a internet ou usar outros aplicativos de software enquanto fizer um exame.

Desse modo, lembre-se de fechar tudo o que você não quiser que o proctor veja. Ele não vai permitir nenhuma outra aplicação rodando além do browser com o exame.

Acesso ao telefone

Você deve se preparar para ser inacessível por telefone enquanto faz seu exame. Os telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser desligados ou silenciados e armazenados com seus outros itens pessoais fora do alcance. O proctor vai querer ver o telefone celular desligado e onde você o colocou (fora de seu alcance).

Comunicação com o Proctor

O proctor vai usar seu microfone e alto-falantes no seu computador usando o software PVProctor assim que estiver no processo de check-in. Ele vai lhe orientar sobre como instalar o software. Você também poderá se comunicar com um Proctor via chat. Lembre: Todas as comunicações com o Proctor são realizadas em inglês.

Comida, bebida e pausas

Pausas não são permitidas durante a prova e se por qualquer motivo você deixar sua mesa você será considerado reprovado. Comer, beber, fumar e mascar chiclete são proibidos durante o exame.

Presença de outros indivíduos

Você não pode receber assistência de outros indivíduos durante a realização do exame. Se um terceiro entrar no quarto durante o processo de teste, seu exame será encerrado.

Assistência técnica do software

O Proctor não pode responder perguntas relacionadas ao conteúdo do exame.

No entanto, se houver um problema de software técnico durante o exame, o Proctor entrará em contato com você por telefone ou através do seu microfone e alto-falantes  no seu computador usando o software PVProctor. Se houver um problema após a entrega do exame, entre em contato com Pearson VUE e tenha o número do Relatório de Incidente fornecido pelo Proctor disponível.

Outras informações importantes

  • Uma vez que você tenha iniciado o exame, você não poderá sair da sala ou sair da vista do Proctor;
  • O Proctor irá monitorá-lo continuamente por vídeo e áudio enquanto faz o exame, e haverá gravação de áudio e vídeo do seu rosto, voz, sala física onde você está sentado e local durante a entrega do exame.
  • Você não tem direito à privacidade durante o exame
  • Se você não seguir as políticas de supervisão online, for suspeito de adulterar o software da Pearson VUE ou se um terceiro for detectado na sala física onde você está sentado durante o exame, o exame é imediatamente encerrado. O incidente é então relatado para Pearson VUE e PMI, juntamente com evidências de áudio e / ou vídeo da infração. Seu exame pode ser invalidado, e o PMI pode tomar outras ações, como revogar sua certificação existente e impedir toda participação futura no programa de certificação do PMI.

Outros Exames

Por enquanto o PMI está oferecendo somente o exame CAPM nesse formato. Os outros exames continuam sendo oferecidos em papel ou nos centros Prometric.

Benefícios dos Exames Online Proctored

  • Conveniência de fazer o exame a partir de um local de sua escolha sem a necessidade de viajar para um centro de testes. Isso é especialmente útil para pessoas que estão em locais remotos sem centro de testes nas proximidades.
  • Não há perturbação ou distração: se você fez algum exame em um centro de testes, você sabe que há algum nível de ruído e distúrbios de outros candidatos ao seu redor.
  • Menos ansiedade durante o exame, pois você está fazendo os testes em um local que você conhece.

Problemas dos Exames Online Proctored

  • Privacidade. Você e a área de trabalho ao seu redor estarão sob vigilância constante de áudio e vídeo durante as horas do exame. Todo o processo é gravado. Você precisa desistir de seus direitos de privacidade por essas 3 horas.
  • Se houver um problema durante o processo de teste, por exemplo, um corte de energia, que é bastante comum no Brasil, seu exame pode ser terminado abruptamente.  Da mesma forma, existem muitos outros problemas que podem ocorrer – seu computador pode falhar, ou alguém entrar no seu escritório, ou você precisar atender a uma emergência, etc.
  • Há mais potencial para trapaça em exames supervisionados online em comparação com testes baseados em centros. Isso significa que os candidatos não qualificados podem passar e competir com você pelos mesmos empregos.

Dicas para fazer Exames Online Proctored

  • Bloqueie a sala enquanto estiver fazendo o exame. Se alguém entrar no quarto, mesmo acidentalmente, seu exame pode ser encerrado pelo proctor.
  • Certifique-se de que está com boa saúde e é capaz de se sentar durante 3 horas sem interrupções biológicas ou outras, pois você não tem permissão para deixar a sala por qualquer motivo enquanto o exame está em andamento.
  • Faça uma refeição ligeira ou lanche antes do exame, pois você não poderá comer durante pelo menos 3 horas.
  • Informe a seus amigos e familiares sobre o horário dos exames para que eles não o perturbem enquanto o teste está em andamento.
  • Se você estiver usando um computador desktop, certifique-se de ter um backup de energia e, se você estiver usando um notebook, de que este está conectado a uma tomada enquanto faz o exame.

Vídeo explicativo sobre CAPM Online Proctoring

Se desejar, consulte este vídeo explicativo sobre todo o processo, ou acesse o website do PMI para essas informações detalhadas (em inglês).

Conclusão

Eu acredito que fazer uso da tecnologia é uma boa iniciativa do PMI. Ficamos no aguardo de ver essa iniciativa ampliada para outros programas de certificação em breve.

O que você achou? Compartilhe seus comentários abaixo. Abraços.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 170 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

1 comentário para Faça o exame CAPM de casa!

  • Laurindo Silva

    Acredito que esta modalidade de exame facilitará a vida de muitos candidatos pela comodidade e pela simplicidade em sua execução. Serei um dos que o utilizará!

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>