Como o exame PMP muda? Quem escreve as questões?

Saiba mais sobre os exames de certificação do PMI

O PMI procura constantemente maneiras de manter a certificação Project Management Professional (PMP) ® relevante no mundo atual. Isso significa que o exame do PMP deve ser alterado para atender a essas necessidades. Recentemente tivemos  a oportunidade de falar com a Sierra Hampton-Simmons, Gerente de Exames de Certificação do PMI e lhe fazer algumas perguntas.

Quando os exames de certificação do PMI mudam?

Todos os exames de certificação do PMI mudam de duas maneiras: quando o guia padrão ou de prática usado como recurso para o exame de credencial sai com uma nova edição (somente alteração do glossário) ou quando ocorre um estudo de delineamento de funções (role delineation study), que é quando o conteúdo realmente muda.

Quem escreve as questões do exame?

As questões do exame não são escritas pelo PMI. Em vez disso, elas foram escritas e extensivamente revisadas por voluntários certificados PMP® e rastreados para pelo menos duas referências acadêmicas. Essas questões são mapeadas em relação ao PMP® Examination Content Outline para garantir que um número apropriado de perguntas esteja em vigor para um exame válido. Note que o Examination Content Online do exame PMP é de 2015 e isso explica porque as mudanças no Guia PMBOK® 6a edição não parecem refletidas no exame.

Quem seleciona as questões que caem no meu exame?

Cada pessoa que fizer o exame PMP receberá um conjunto de questões perguntas alinhadas ao resumo do conteúdo do exame selecionado a partir de um grande banco de dados de questões que foram aprovadas ao longo do tempo.

As questões no banco de dados são constantemente monitoradas, medidas e avaliadas para garantir que elas tenham a devida dificuldade e relevância para a certificação. Com o tempo, à medida que as questões são apresentadas mais vezes e a dificuldade delas diminui, as questões antigas são eliminadas e as novas inserem-se no exame de certificação. Para garantir que as novas questões correspondam aos padrões das perguntas antigas, algumas das questões não esclarecidas de cada teste são novas (25 questões em cada 200) e não influenciam o resultado do teste, mas existem apenas para avaliar as perguntas.

Gostou?  No próximo artigo vou informar como você pode se ser voluntário para participar das sessões de redação de questões dos exames.

Ficou interessado em saber mais sobre o exame PMP? Acesse aqui respostas para mais de 100 perguntas frequentes.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group, do PMI Board Volunteer Advisory Committe e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 180 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>