Atualização do exame PMP – Guia PMBOK® 6a Edição

mudanças exame PMP

O Project Management Institute (PMI)® já lançou a 6ª edição do Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK®).

Como o Guia PMBOK® é a base para o exame de certificação CAPM® e para 60% do exame de certificação PMP®, sempre que uma nova versão do guia é lançada, os candidatos à certificação PMP e CAPM começam a ter dúvidas sobre como será o processo de transição.

A seguir, respondo às questões mais frequentes que tenho recebido dos candidatos.

Dúvidas Frequentes

  1. Por que o Guia PMBOK® está mudando?

Guia PMBOK® sofre atualização de rotina a cada 4 ou 5 anos. Esta atualização é simplesmente parte do processo de manter o guia atual e relevante.

  1. Quando o Guia PMBOK® 6a Edição foi lançado?

Publicação da versão final em Inglês: Disponível desde o dia 06 de setembro de 2017.

  1. Quando vai ocorrer a atualização dos exames em resposta à publicação da 6ª edição do Guia PMBOK®?

O exame de certificação do PMP do PMI passará a refletir o novo padrão somente a partir do dia 26 de março de 2018. Já o exame CAPM muda a partir do dia 20 de maio de 2018.  Os exames PMI-SP e PMI-RMP não sofrerão alterações.

  1. Quando estará liberada a tradução da 6a edição do guia?

A versão em Português e outras 10 línguas já está disponivel.

  1. Qual versão do Guia eu devo usar para estudar?

Se você pretende fazer o seu exame PMP até 25 de março de 2018 ou CAPM até 20 de maio de 2018: Use o Guia PMBOK® 5a Edição.

Se você pretende fazer  o seu exame PMP a partir de 26 de março de 2018 ou CAPM a partir de 20 de maio de 2018: Use o Guia PMBOK® 6a Edição.

  1. Vai mudar algo formatação da aplicação de prova e nos critérios de avaliação?

    Não. Continua tudo igual.

  2. Quanto a mudança do guia impacta os exames?

As certificações do PMI não são baseadas em padrões, mas sim em análises baseadas em papéis, com um comitê de direção e uma força-tarefa de profissionais que representam uma diversidade de regiões, indústrias e experiências de trabalho. Toda essa informação é incorporada em um esboço de conteúdo sobre o qual o exame se baseia. Além dos padrões do PMI, os guias de prática, bem como outros livros e publicações não-PMI, são usados no desenvolvimento de exames, visando uma terminologia consistente para garantir que as questões do exame tenham uma base formal dentro do amplo conhecimento da profissão. Cada certificação passa por um estudo de papel / conteúdo a cada poucos anos, conforme necessário, para garantir que permaneça atual e relevante à medida que a profissão evolui. Não há um novo estudo de delineação de papéis agendado para PMP neste momento.

O que vai acontecer é uma atualização de léxico para confirmar que as perguntas do exame não estão em conflito com as novas edições dos guias. Para o exame PMP, haverá uma atualização de exame em 26 de março de 2018 para harmonizar a terminologia do exame com o Guia PMBOK® 6a edição. O esquema atual do conteúdo do exame (com base no estudo de delineamento de função mais recente, de 2015) ainda será usado. No exame atualizado, todas as perguntas do exame ainda devem ser voltadas para este esboço de conteúdo do exame 2015.

A única certificação que está recebendo um novo padrão de conteúdo de exames no curto prazo é CAPM. Uma vez que esse exame se baseia unicamente no Guia PMBOK®, será lançando um novo esboço de conteúdo de exame que reflete a 6ª edição do Guia PMBOK®, até 20 de maio de 2018.

Recomendação

Meu conselho para você é: Mesmo que o exame PMP não vá mudar muito, comece a estudar o mais rápido possível e tente fazer o exame ainda na versão atual. Comece hoje, pois 2 a 3 meses de estudo geralmente são suficientes para passar no exame. Garanta que você não vai ter surpresas quando o exame mudar. Não deixe para a última hora, pois sempre que o prazo para fazer o exame em determinada versão está se encerrando, há um caos temporário e os centros para realização do exame tendem a ficar lotados.

Por que fazer o exame agora?

Aqui estão os 3 principais motivos:

  1. ESCOLHA SUA DATA

Mais perto da mudança de exame, a disponibilidade em seu centro de teste mais próximo provavelmente se tornará limitada – faça o exame quando corresponder à sua agenda.

  1. APRENDA COM QUEM JÁ FEZ O EXAME

Use a experiência de outros que fizeram o exame PMP com base na 5a edição em vez de esperar até que o exame mude.

  1. EVITE PREPARAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Tenha tempo suficiente para garantir o sucesso – agende seu exame, prepare-se e obtenha a certificação já!

Para ficar a par das mudanças no Guia PMBOK® 6ª edição acesse o artigo que contém novidades no Guia PMBOK® 6a edição, o qual lista as principais mudanças.

Para respostas às duvidas mais frequentes sobre certificação PMP em geral acesse esse artigo.

Curso de preparação

O curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP da PM Tech está sempre adequado ao conteúdo recomendado, bem como os simulados (http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html).

Aquisição do Guia

 

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS, membro do PMI Chapter Member Advisory Group e da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK®. Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 170 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>