- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016

muda_pmp [1]

 

O PMI divulgou uma nova versão da Delineação do Conteúdo do Exame PMP® (Project Management Professional (PMP) Examination Content Outline – April 2015) e, como resultado, a partir do dia 12 de janeiro de 2016, uma nova versão do exame passou a ser administrada.

É importante notar que, embora a maior parte dos domínios, tarefas, conhecimentos e habilidades cobradas no exame PMP sejam abordados pelo Guia PMBOK®, há detalhes adicionais na Delineação do Conteúdo do Exame PMP.

Os 5 domínios de prática atuais (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) foram mantidos, porém houve a adição de 8 novas tarefas relacionadas ao relacionamento com as partes interessadas, além de outras pequenas alterações.

Por que o exame PMP mudou

A cada 4 ou 5 anos o Project Management Institute (PMI®) realiza um estudo sobre o papel do profissional de gerenciamento de projetos, o qual serve para delinear a certificação PMP. Esse estudo, chamado Role Delineation Study – (RDS), ajuda a estabelecer os conhecimentos, habilidades e competências para o papel. O estudo anterior havia sido realizado em 2010.

O estudo de 2015 incluiu uma consulta aos profissionais que detêm a certificação PMP para validar atualizações nos domínios, tarefas, conhecimento e habilidades. Foram entrevistados profissionais de várias áreas, ambientes e regiões, servindo como uma base para o exame de certificação e garantindo sua relevância. O  resultado confirmou que o papel do gerente de projeto permaneceu razoavelmente consistente durante os últimos anos. No entanto, há aspectos do papel que evoluíram:

  • Maior ênfase nas necessidades de negócio e estratégia, com inclusão de análise e atingimento de benefícios (não somente criar entregas), o que anteriormente era reservado para Gerenciamento de Programa e Portfólio
  • Visão dos riscos também como oportunidades
  • Maior uso do termo genérico “partes interessadas”, ao invés de patrocinador ou cliente
  • Maior ênfase nos planos de gerenciamento e comunicação com as partes interessadas, consistindo em uma relação de duas vias ao invés de somente uma relação de reporte
  • Foco adicional em lições aprendidas durante todo o projeto e na transferência do conhecimento para a organização e para a equipe do projeto

 

O que mudou

Os cinco domínios (e as áreas do conhecimento) para o exame permanecem os mesmos. Entretanto, algumas tarefas dentro de cada domínio foram modificadas, outras adicionadas e algumas foram removidas.

Aqui está uma lista das mudanças:

Domínio 1 – Iniciando o projeto

Domínio 2 – Planejando o projeto

Domínio 3 – Executando o projeto

Domínio 4 – Monitorando e controlando o projeto

Domínio 5 – Encerrando o projeto

table_icon [2]Acesse aqui um comparativo entre o PMP® Examination Content Outline 2010 (revisado em 2011) e o 2015,
contendo seus textos completos, com as diferenças destacadas

(em .pdf – 100 Kb)

 

A proporção de questões em cada domínio

A proporção de questões em cada domínio no exame e sua comparação com o exame antigo, é a seguinte:

 Domínio Até 11/jan/16 Desde 12/jan/16
 Iniciação 13% 13%
 Planejamento 24% 24%
 Execução 30% 31%
 Controle 25% 25%
Encerramento 08% 07%

 

Conhecimentos e Habilidades Transversais

Conhecimentos e habilidades transversais são aqueles que independem de domínio. Aqui houve um aumento substancial. A lista completa está a seguir:

JÁ ESTAVAM PRESENTES NA DELINEAÇÃO DE 2010

INCLUÍDOS EM 2015

ELIMINADOS

 

Como o exame PMP foi afetado

Embora o PMI tenha informado que 25% de conteúdo do exame mudou, com foco em novas áreas temáticas (isto é, as oito novas tarefas), quem tem feito o exame não tem percebido uma mudança tão relevante. O que se nota é que muitas questões foram atualizadas para refletir as mudanças nas descrições de tarefas e mudanças nas habilidades subjacentes e nos requisitos de conhecimento.

Note que a maioria das mudanças é somente uma questão de bom senso e reinterpretação do guia.

 

O que não mudou

Não mudaram:

 

Data de início da nova versão do exame

 

Curso de preparação

O curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP [3] da PM Tech já está adequado ao novo conteúdo, bem como os simulados (http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html [4]).

Websites importantes

Mauro Sotille [9]

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: Twitter [10]Facebook [11]LinkedIn [12]Pinterest [13]Google Plus [14]