E-Mail 'O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016' Para Um Amigo

E-mail uma cópia de 'O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016' para um amigo

* Required Field






Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.



Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.


E-Mail Image Verification

Loading ... Loading ...

28 comentários para O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016

  • Cris,

    O pessoal que está fazendo o exame está reportando que não estão observando alterações significativas. Claro que tudo depende de como a pessoa se preparou.

    O PMI® disse que 25% das perguntas do exame foram alterados. Isso não quer dizer que seu material de estudo precisa mudar? A mudança no Exame é basicamente um alinhamento da estrutura de tópicos de conteúdo com o Guia do PMBOK®. Os bons cursos e livros de preparação já estavam cobrindo o Guia PMBOK®. Isso quer dizer que os aspirantes PMP® já estavam recebendo treinamento sobre esses temas. A maioria das mudanças refere-se a gerenciamento de stakeholders, que já estava sendo coberto pelos treinamentos. Da mesma forma, temas como a análise de benefícios, lições aprendidas, o papel da PM na criação do charter, etc. também são bem cobertos.

    Em resumo, sua preparação “antiga” pode ser usada no novo exame PMP. Para os 5 a 10% que faltam recomendo revisar Realização de Benefícios, técnicas de medição de desempenho, métricas de satisfação do cliente, técnicas de análise de processos como Lean, Kanban e Seis Sigma, técnicas de delegação, visão de negócios, Inteligencia emocional, diversidade, Gestão do conhecimento, técnicas de gestão de reuniões e avaliação de impactos regulatórios e ambientais.

  • Cris

    Prezado professor. Estou querendo marcar a prova pra Março, vc acha que é melhor esperar o retorno de pessoas que realizaram a prova no modelo novo ou novos livros revisar o conteudo?

  • Oi Adriana,

    As 8 tarefas que mudaram estão indicadas no texto como (novas). As tarefas 12 (mudou) e 13 (nova) do domínio II caem sim no exame.
    Abs,

  • Adriana Assis

    Professor,
    Boa tarde.

    Quais são as oito novas tarefas? No que mudou tem tarefa 12 e 13. essas não caem?

    estou estudando a versão 5 e fiquei confusa.

  • Mónica

    Bom dia,
    alguém já fez a prova após mudanças do dia 12, ou conhece alguém que a fez, e pode deixar a sua experiência sobre o grau de mudança real? É preciso estudar materiais adicionais?… Obrigada

  • Creio que não. O PMI em geral leva 5 dias úteis para dar retorno e depois você ainda terá de marcar o exame.

  • Marcos Faustino

    Olá, fiz a minha inscrição hoje para análise da minha elegibilidade, será que dá tempo de eu pegar a prova antiga ainda?

  • Não há por que. Os cursos a partir de janeiro já estão adequados ao novo exame. Abs.

  • Fernanda

    Pretendo iniciar um preparatório para a certificação em fevereiro/2016.
    Vale a pena esperar o primeiro trimestre para fazer o curso?

  • Rodrigo. O último dia para fazer o exame é dia 11/jan/2016. Dia 12/jan/2015 o exame começa a ser prestado na nova versão. No mundo inteiro. Sem exceções. Abs.

  • Rodrigo Lopes

    Professor, estava vendo seus primeiros comentários e veio apenas uma dúvida. Voce diz: se o exame for marcado ANTES de 11/01 será na versão antiga, quando meu entendimento é que se marcado ATÉ 11/01 ou ANTES de 12/01, será na versão antiga certo ? estou perguntando pois acabei de marcar o exame para exatamente 11/01 vendo a mensagem no site do PMI : Jan 11th Last day to test under current version of PMP exam. Me corrija se eu estiver errado por favor.

    Obrigado

  • Marlei, depois que você tiver pago e for considerado apto (elegível), você tem um ano para marcar e fazer o exame. Se você marcar sua prova para uma data até o dia 11/01/2016 ela será na versão antiga. Se você marcar sua prova para uma data a partir do dia 12/01/2016 ela já será no novo formato. Abs.

  • Marlei

    Boa tarde

    Gostaria de saber se comprar o exame em dezembro posso realizar o mesmo na versão antiga até o dia 11/01/2016?

  • Cristiano Bezerra

    Obrigado professor! Faz todo sentido.

  • Desde 2011 a Responsabilidade Profissional e Social passou a ser testada em todos os domínios do exame PMP, integrada em todo o trabalho do gerente de projeto, e não como um domínio separado. Desse modo, embora o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI deva ser visto como parte do dia-a-dia do trabalho do gerente de projeto, não caem questões diretamente relacionadas ao assunto no exame PMP.

    Mesmo assim, sugere-se aos estudantes que entendam os efeitos da Responsabilidade Profissional e Social em suas tarefas e conheçam o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, pois este pode adicionar complexidade às questões.

  • Cristiano Bezerra

    Bom dia Professor, obrigado pelas orientações. Será possível afirmar então que não devemos esperar questões de ética na nova versão do exame, conforme habilidade transversal eliminada? Há um capítulo inteiro sobre o tema nos materiais… Abraços e obrigado!

  • Eles estão lançando o PMP® Exam Prep, 8th Edition UPDATED

  • Fabrizio

    Professor, pelo que eu li nas suas respostas, então o conteúdo do livro da Rita 8a edição estará defasado em relação ao exame após o primeiro trimestre de 2016?

    Abs,
    Fabrizio

  • Parabens! Otima recomendações e observações!

  • Rodrigo, note que o exame PMP (ao contrário do CAPM), tem somente 60% a 70% de seu conteúdo baseado no guia PMBOK. A base para o exame é o Role Delineation Study. Além disso, a maioria das alterações envolve interpretação do que já está no guia, como o conteúdo relativo à lidar com as partes interessadas, por exemplo. abs,

  • Rodrigo

    Professor, gostaria de entender por que vão lançar uma prova diferente do conteúdo atual contido no PMBOK para só depois lançarem o novo PMBOK? Não deveria ser o contrário? Estou estudando para fazer a prova em novembro ou dezembro, nem sabia que a prova mudaria, sinceramente não entendi… então o conteúdo dos livros da Rita, Kim Heldman, comprados antes dessa data, vão simplesmente perder o valor diante deste novo cenário, mesmo sem uma nova atualização no PMBOK?

  • Quem realizar o exame PMP a partir do dia 12 de Janeiro de 2016 já o fará na nova versão, independentemente de quando o mesmo tenha sido marcado.

  • Lorena Brenda de Oliveira

    Gostaria de saber se a data de 12 de janeiro é pra execução da prova ou a marcação deve ser realizada até esta data?
    Obrigada!

  • O Guia PMBOK® não sofrerá alterações até que seja lançada a 6a edição, em 2017. No entanto, provavelmente muitos dos livros de auxílio à preparação deverão ser alterados, mas isso deve ocorrer somente depois do primeiro trimestre de 2016, depois que já houver algum feedback do pessoal que fez o exame em relação ao que mudou, na prática. Assim, se você estiver pensando em fazer o exame, não vale a pena esperar. Melhor fazer o mais cedo possível.
    Abs, Mauro.

  • Luciana Ribeiro

    Gostaria de saber os livros referente à Certificação PMP baseado no PMBOK versão 5 irá sofrer alteração?
    Pergunto, porque estou interessada em comprar e fiquei em dúvida se posso comprar ou se devo esperar?

  • Fabio Aragao

    Excelente artigo, muito bem dividido, explicado e detalhado.. Parabens!

  • Claudio Gentil

    Excelentes dicas Sotille!

  • Pedro Sobrinho

    Excelente artigo…!!! Parabéns. ..!!!