O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016

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O PMI divulgou uma nova versão da Delineação do Conteúdo do Exame PMP® (Project Management Professional (PMP) Examination Content Outline – April 2015) e, como resultado, a partir do dia 12 de janeiro de 2016, uma nova versão do exame passou a ser administrada.

É importante notar que, embora a maior parte dos domínios, tarefas, conhecimentos e habilidades cobradas no exame PMP sejam abordados pelo Guia PMBOK®, há detalhes adicionais na Delineação do Conteúdo do Exame PMP.

Os 5 domínios de prática atuais (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) foram mantidos, porém houve a adição de 8 novas tarefas relacionadas ao relacionamento com as partes interessadas, além de outras pequenas alterações.

Por que o exame PMP mudou

A cada 4 ou 5 anos o Project Management Institute (PMI®) realiza um estudo sobre o papel do profissional de gerenciamento de projetos, o qual serve para delinear a certificação PMP. Esse estudo, chamado Role Delineation Study – (RDS), ajuda a estabelecer os conhecimentos, habilidades e competências para o papel. O estudo anterior havia sido realizado em 2010.

O estudo de 2015 incluiu uma consulta aos profissionais que detêm a certificação PMP para validar atualizações nos domínios, tarefas, conhecimento e habilidades. Foram entrevistados profissionais de várias áreas, ambientes e regiões, servindo como uma base para o exame de certificação e garantindo sua relevância. O  resultado confirmou que o papel do gerente de projeto permaneceu razoavelmente consistente durante os últimos anos. No entanto, há aspectos do papel que evoluíram:

  • Maior ênfase nas necessidades de negócio e estratégia, com inclusão de análise e atingimento de benefícios (não somente criar entregas), o que anteriormente era reservado para Gerenciamento de Programa e Portfólio
  • Visão dos riscos também como oportunidades
  • Maior uso do termo genérico “partes interessadas”, ao invés de patrocinador ou cliente
  • Maior ênfase nos planos de gerenciamento e comunicação com as partes interessadas, consistindo em uma relação de duas vias ao invés de somente uma relação de reporte
  • Foco adicional em lições aprendidas durante todo o projeto e na transferência do conhecimento para a organização e para a equipe do projeto

 

O que mudou

Os cinco domínios (e as áreas do conhecimento) para o exame permanecem os mesmos. Entretanto, algumas tarefas dentro de cada domínio foram modificadas, outras adicionadas e algumas foram removidas.

Aqui está uma lista das mudanças:

Domínio 1 – Iniciando o projeto

  • Tarefa 1: Maior ênfase nas lições aprendidas durante a avaliação dos projetos;
  • Tarefa 2 (nova): Substitui “atingir as expectativas dos clientes” por “gerenciar as expectativas dos clientes e atingir os objetivos do projeto” -“Identificar as principais entregas com base nos requisitos de negócios, a fim de gerenciar as expectativas dos clientes e direcionar a realização dos objetivos do projeto”;
  • Tarefa 5: Deixa claro que o GP não desenvolve o termo de abertura e sim participa de seu desenvolvimento;
  • Tarefa 7 (nova): “Conduzir análise de benefício com as partes interessadas (incluindo o patrocinador, cliente e especialistas), de modo a validar o alinhamento do projeto com a estratégia organizacional e os objetivos de negócio esperados”;
  • Tarefa 8 (nova): “Informar as partes interessadas sobre o termo de abertura aprovado, de modo a garantir um entendimento comum das principais entregas, marcos e seus papéis e responsabilidades”.

Domínio 2 – Planejando o projeto

  • Tarefa 2: Maior foco no desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, ao invés de somente na EAP;
  • Tarefa 5: Os recursos humanos são “alocados” e não mais “utilizados”;
  • Tarefa 8: Além de desenvolver o plano de gerenciamento da qualidade, inclui “definir os padrões de qualidade”;
  • Tarefa 12: Maior ênfase em usar as comunicações visando engajar as partes interessadas;
  • Tarefa 13 (nova): “Desenvolver o plano de gerenciamento das partes interessadas através da análise de necessidades, interesses e impacto potencial, de modo a gerenciar eficazmente as expectativas das partes interessadas”.

Domínio 3 – Executando o projeto

  • Tarefa 1: Obter e gerenciar recursos para “atingir requisitos” ao invés de somente executar o projeto;
  • Tarefa 6 (nova): “Gerenciar o fluxo de informação, seguindo o plano de comunicações, de modo a manter as partes interessadas engajadas e informadas”;
  • Tarefa 7 (nova): “Manter os relacionamentos com as partes interessadas, seguindo o plano de gerenciamento das partes interessadas, de modo a receber apoio continuado e gerenciar expectativas”.

Domínio 4 – Monitorando e controlando o projeto

  • Tarefas 2 e 3: Ênfase em gerenciar mudanças e verificar qualidade das entregas visando atingir as necessidades de negócio;
    • Tarefa 2: Substituiu “atingir os objetivos do projeto” por “garantir que os objetivos do projeto estejam alinhados às necessidades de negócios”, como aspectos de destaque na gerência de mudanças.
    • Tarefa 3: Substituiu “satisfação das partes interessadas” por “atender os requisitos do projeto e necessidades de negócios” como objetivo do gerenciamento da qualidade na verificação das entregas.
  • Tarefa 4: Reescrita para indicar maior proatividade na avaliação da eficiência das respostas aos riscos;
  • Tarefa 6 (nova): “Capturar, analisar e gerenciar lições aprendidas usando técnicas de gerenciamento das lições aprendidas, de modo a possibilitar melhoria contínua”;
  • Tarefa 7 (nova): “Monitorar atividades de aquisição de acordo com o plano de aquisições, de modo a verificar conformidade com os objetivos do projeto”.

Domínio 5 – Encerrando o projeto

  • Tarefa 3: “Garantir qualquer outra responsabilidade” foi substituída por “garantir a transferência de responsabilidade”na comunicação formal do encerramento do projeto. Devemos conhecer as formas de responsabilidade e meios para transferi-las.
  • Tarefa 4: “Distribuir relatório final de projeto … a todas as partes interessadas” foi substituído por “preparar e compartilhar o relatório de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações”. destacando também o desempenho na avaliação e comunicação final do projeto
  • Tarefa 5: As lições aprendidas agora são feitas de forma contínua ao longo do projeto, e não somente durante o encerramento
  • Tarefa 7: Cita o plano de gerenciamento das partes interessadas como fonte de informações, visando avaliar a satisfação das partes interessadas.

table_iconAcesse aqui um comparativo entre o PMP® Examination Content Outline 2010 (revisado em 2011) e o 2015,
contendo seus textos completos, com as diferenças destacadas

(em .pdf – 100 Kb)

 

A proporção de questões em cada domínio

A proporção de questões em cada domínio no exame e sua comparação com o exame antigo, é a seguinte:

 Domínio Até 11/jan/16 Desde 12/jan/16
 Iniciação 13% 13%
 Planejamento 24% 24%
 Execução 30% 31%
 Controle 25% 25%
Encerramento 08% 07%

 

Conhecimentos e Habilidades Transversais

Conhecimentos e habilidades transversais são aqueles que independem de domínio. Aqui houve um aumento substancial. A lista completa está a seguir:

JÁ ESTAVAM PRESENTES NA DELINEAÇÃO DE 2010

  • Audição ativa
  • Técnicas de brainstorming
  • Ferramentas, técnicas, métodos e canais de comunicação,
  • Resolução de conflitos
  • Técnicas de coleta de dados
  • Tomada de decisão
  • Diversidade e sensibilidade cultural
  • Facilitação
  • Ferramentas, técnicas e métodos de gerenciamento de informações
  • Ferramentas, técnicas e habilidades de liderança
  • Técnicas de habilidades de negociação e influência
  • Ferramentas e técnicas de apresentação
  • Priorização / gestão do tempo
  • Técnicas e ferramentas de resolução de problemas
  • Gestão de relacionamento
  • Técnicas de gerenciamento das partes interessadas
  • Técnicas de construção de equipe

INCLUÍDOS EM 2015

  • Leis e regulamentos aplicáveis
  • Atingimento de benefícios
  • Perspicácia nos negócios
  • Técnicas de gerenciamento de mudanças
  • Técnicas motivacionais, de treinamento,  coaching e mentoring
  • Gerenciamento de configuração
  • Métricas de satisfação dos clientes
  • Técnicas de delegação
  • Inteligência emocional
  • Técnicas de julgamento por especialistas
  • Sensibilidade e diversidade geracional
  • Habilidades interpessoais
  • Gerenciamento do conhecimento
  • Técnicas de gerenciamento de lições aprendidas
  • Técnicas de gerenciamento de reuniões
  • Consciência organizacional e operacional
  • Processos de revisão por pares
  • Princípios de finanças de projetos
  • Técnicas de controle e de garantia de qualidade
  • Técnicas de avaliação de riscos
  • Consciência situacional
  • Gerenciamento virtual/remoto de equipes

ELIMINADOS

  • Código de Ética e Conduta Profissional do PMI
  • Software de Gerenciamento de Projetos

 

Como o exame PMP foi afetado

Embora o PMI tenha informado que 25% de conteúdo do exame mudou, com foco em novas áreas temáticas (isto é, as oito novas tarefas), quem tem feito o exame não tem percebido uma mudança tão relevante. O que se nota é que muitas questões foram atualizadas para refletir as mudanças nas descrições de tarefas e mudanças nas habilidades subjacentes e nos requisitos de conhecimento.

Note que a maioria das mudanças é somente uma questão de bom senso e reinterpretação do guia.

 

O que não mudou

Não mudaram:

  • O guia PMBOK® 5ª edição
  • O processo de inscrição
  • Os critérios de elegibilidade
  • O formato do exame
  • O critério de aprovação
  • Os outros exames do PMI (CAPM, PMI-RMP, etc.)

 

Data de início da nova versão do exame

  • 12 de Janeiro de 2016

 

Curso de preparação

O curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP da PM Tech já está adequado ao novo conteúdo, bem como os simulados (http://www.pmtech.com.br/simuladorview.html).

Websites importantes

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

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28 comentários para O exame PMP mudou dia 12/Jan/2016

  • Cris,

    O pessoal que está fazendo o exame está reportando que não estão observando alterações significativas. Claro que tudo depende de como a pessoa se preparou.

    O PMI® disse que 25% das perguntas do exame foram alterados. Isso não quer dizer que seu material de estudo precisa mudar? A mudança no Exame é basicamente um alinhamento da estrutura de tópicos de conteúdo com o Guia do PMBOK®. Os bons cursos e livros de preparação já estavam cobrindo o Guia PMBOK®. Isso quer dizer que os aspirantes PMP® já estavam recebendo treinamento sobre esses temas. A maioria das mudanças refere-se a gerenciamento de stakeholders, que já estava sendo coberto pelos treinamentos. Da mesma forma, temas como a análise de benefícios, lições aprendidas, o papel da PM na criação do charter, etc. também são bem cobertos.

    Em resumo, sua preparação “antiga” pode ser usada no novo exame PMP. Para os 5 a 10% que faltam recomendo revisar Realização de Benefícios, técnicas de medição de desempenho, métricas de satisfação do cliente, técnicas de análise de processos como Lean, Kanban e Seis Sigma, técnicas de delegação, visão de negócios, Inteligencia emocional, diversidade, Gestão do conhecimento, técnicas de gestão de reuniões e avaliação de impactos regulatórios e ambientais.

  • Cris

    Prezado professor. Estou querendo marcar a prova pra Março, vc acha que é melhor esperar o retorno de pessoas que realizaram a prova no modelo novo ou novos livros revisar o conteudo?

  • Oi Adriana,

    As 8 tarefas que mudaram estão indicadas no texto como (novas). As tarefas 12 (mudou) e 13 (nova) do domínio II caem sim no exame.
    Abs,

  • Adriana Assis

    Professor,
    Boa tarde.

    Quais são as oito novas tarefas? No que mudou tem tarefa 12 e 13. essas não caem?

    estou estudando a versão 5 e fiquei confusa.

  • Mónica

    Bom dia,
    alguém já fez a prova após mudanças do dia 12, ou conhece alguém que a fez, e pode deixar a sua experiência sobre o grau de mudança real? É preciso estudar materiais adicionais?… Obrigada

  • Creio que não. O PMI em geral leva 5 dias úteis para dar retorno e depois você ainda terá de marcar o exame.

  • Marcos Faustino

    Olá, fiz a minha inscrição hoje para análise da minha elegibilidade, será que dá tempo de eu pegar a prova antiga ainda?

  • Não há por que. Os cursos a partir de janeiro já estão adequados ao novo exame. Abs.

  • Fernanda

    Pretendo iniciar um preparatório para a certificação em fevereiro/2016.
    Vale a pena esperar o primeiro trimestre para fazer o curso?

  • Rodrigo. O último dia para fazer o exame é dia 11/jan/2016. Dia 12/jan/2015 o exame começa a ser prestado na nova versão. No mundo inteiro. Sem exceções. Abs.

  • Rodrigo Lopes

    Professor, estava vendo seus primeiros comentários e veio apenas uma dúvida. Voce diz: se o exame for marcado ANTES de 11/01 será na versão antiga, quando meu entendimento é que se marcado ATÉ 11/01 ou ANTES de 12/01, será na versão antiga certo ? estou perguntando pois acabei de marcar o exame para exatamente 11/01 vendo a mensagem no site do PMI : Jan 11th Last day to test under current version of PMP exam. Me corrija se eu estiver errado por favor.

    Obrigado

  • Marlei, depois que você tiver pago e for considerado apto (elegível), você tem um ano para marcar e fazer o exame. Se você marcar sua prova para uma data até o dia 11/01/2016 ela será na versão antiga. Se você marcar sua prova para uma data a partir do dia 12/01/2016 ela já será no novo formato. Abs.

  • Marlei

    Boa tarde

    Gostaria de saber se comprar o exame em dezembro posso realizar o mesmo na versão antiga até o dia 11/01/2016?

  • Cristiano Bezerra

    Obrigado professor! Faz todo sentido.

  • Desde 2011 a Responsabilidade Profissional e Social passou a ser testada em todos os domínios do exame PMP, integrada em todo o trabalho do gerente de projeto, e não como um domínio separado. Desse modo, embora o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI deva ser visto como parte do dia-a-dia do trabalho do gerente de projeto, não caem questões diretamente relacionadas ao assunto no exame PMP.

    Mesmo assim, sugere-se aos estudantes que entendam os efeitos da Responsabilidade Profissional e Social em suas tarefas e conheçam o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, pois este pode adicionar complexidade às questões.

  • Cristiano Bezerra

    Bom dia Professor, obrigado pelas orientações. Será possível afirmar então que não devemos esperar questões de ética na nova versão do exame, conforme habilidade transversal eliminada? Há um capítulo inteiro sobre o tema nos materiais… Abraços e obrigado!

  • Eles estão lançando o PMP® Exam Prep, 8th Edition UPDATED

  • Fabrizio

    Professor, pelo que eu li nas suas respostas, então o conteúdo do livro da Rita 8a edição estará defasado em relação ao exame após o primeiro trimestre de 2016?

    Abs,
    Fabrizio

  • Parabens! Otima recomendações e observações!

  • Rodrigo, note que o exame PMP (ao contrário do CAPM), tem somente 60% a 70% de seu conteúdo baseado no guia PMBOK. A base para o exame é o Role Delineation Study. Além disso, a maioria das alterações envolve interpretação do que já está no guia, como o conteúdo relativo à lidar com as partes interessadas, por exemplo. abs,

  • Rodrigo

    Professor, gostaria de entender por que vão lançar uma prova diferente do conteúdo atual contido no PMBOK para só depois lançarem o novo PMBOK? Não deveria ser o contrário? Estou estudando para fazer a prova em novembro ou dezembro, nem sabia que a prova mudaria, sinceramente não entendi… então o conteúdo dos livros da Rita, Kim Heldman, comprados antes dessa data, vão simplesmente perder o valor diante deste novo cenário, mesmo sem uma nova atualização no PMBOK?

  • Quem realizar o exame PMP a partir do dia 12 de Janeiro de 2016 já o fará na nova versão, independentemente de quando o mesmo tenha sido marcado.

  • Lorena Brenda de Oliveira

    Gostaria de saber se a data de 12 de janeiro é pra execução da prova ou a marcação deve ser realizada até esta data?
    Obrigada!

  • O Guia PMBOK® não sofrerá alterações até que seja lançada a 6a edição, em 2017. No entanto, provavelmente muitos dos livros de auxílio à preparação deverão ser alterados, mas isso deve ocorrer somente depois do primeiro trimestre de 2016, depois que já houver algum feedback do pessoal que fez o exame em relação ao que mudou, na prática. Assim, se você estiver pensando em fazer o exame, não vale a pena esperar. Melhor fazer o mais cedo possível.
    Abs, Mauro.

  • Luciana Ribeiro

    Gostaria de saber os livros referente à Certificação PMP baseado no PMBOK versão 5 irá sofrer alteração?
    Pergunto, porque estou interessada em comprar e fiquei em dúvida se posso comprar ou se devo esperar?

  • Fabio Aragao

    Excelente artigo, muito bem dividido, explicado e detalhado.. Parabens!

  • Claudio Gentil

    Excelentes dicas Sotille!

  • Pedro Sobrinho

    Excelente artigo…!!! Parabéns. ..!!!

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