Exame PMP® em Papel

A seguir procuro responder às questões mais frequentes que tenho recebido sobre a Certificação Project Management Professional (PMP) do Project Management institute (PMI) em Papel (PBT – Paper Based Test).

Atualmente o exame impresso é realizado, no Brasil, em Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Sergipe e Vitória.

Verifique se sua dúvida sobre o exame impresso está respondida. Caso não esteja, utilize o formulário no final da página para submetê-la. Eu espero que você ache esse recurso útil. Eu desejo boa sorte para você no exame PMP!

Mauro Sotille, PMP

Essas respostas somente relativas a detalhas específicos sobre o exame em papel. Não deixe de clicar aqui para acessar respostas a mais de 100 dúvidas gerais sobre o exame PMP em geral, incluindo o exame computadorizado e todos os detalhes sobre o processo de inscrição.

Como é o exame em papel?

O exame em papel (Paper-Based Testing – PTB) é apresentado em um formato papel e lápis e o número e distribuição das questões é o mesmo do exame realizado no computador.

Normalmente as datas dos exames são publicadas no website da Prometric em “Locate a paper-based test event”. É necessário que pelo menos 10 candidatos tenham se inscrito para que o exame em papel ocorra.

A inscrição para o exame deve ser feita através do PMI (https://certification.pmi.org/).

 

Quais são as cidades Brasileiras nas quais se pode fazer o exame em papel?

Atualmente há exames em papel agendados para Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Sergipe e Vitória. Acesse aqui mais informações sobre as datas em que esses exames serão realizados ou verifique no próprio site da Prometric se há um exame em papel agendado para sua área.

Procure “Locate a paper-based test event” no website (http://www.prometric.com/PMI/default.htm).

 

Qual é o prazo para inscrição no exame em papel?

Para o exame em papel as inscrições abrem 50 dias antes da data marcada para o exame que se deseja fazer.

É necessário que o término da inscrição para o exame em papel ocorra com 35 dias de antecedência em relação à data marcada para o exame. Desse modo, o formulário de inscrição visando obter a elegibilidade deve ser enviado ao PMI com pelo menos 40 dias de antecedência para que haja tempo de resposta antes da data marcada para o exame.

Cronograma para os candidatos

Prazo Ação
50 dias antes do exame Candidatos vão estar aptos a marcar o exame
45 dias antes do exame Inscrições por carta e pagamentos devem ter sido submetidas ao PMI
40 dias antes do exame Inscrições por computador (online) já devem ter sido submetidas ao PMI
35 dias antes do exame A lista de inscritos é fechada. Os candidatos devem submeter o pagamento até este momento. Inscrições, cancelamentos e reagendamentos não são mais aceitos para o exame em papel
20 dias antes do exame E-mail informando local do evento e confirmando a data é enviado aos candidatos
6 semanas após o exame Relatórios do exame estão disponíveis para os candidatos que se inscreveram por computador, através do sistema de certificação

 

Quando deve ser feito o pagamento?

Assim que a inscrição on-line for aprovada pelo PMI (em geral em algumas horas ou minutos, porém pode levar até 5 dias úteis), o candidato recebe um e-mail informando que já pode fazer o agendamento e o pagamento. Para quem faz o exame em papel o pagamento tem de ser feito em até 35 dias antes da data marcada para o exame. É por essa razão que a inscrição deve ser feita no máximo até 40 dias antes da data do exame, pois se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição. Somente após os ajustes o pagamento pode ser feito.

Qual é a taxa a ser paga para o exame?

Project Management Professional (PMP®) – Valores em dólares americanos.

Exame no Computador (CBT – Computer Based Testing):

    • Taxa inicial de certificação – membro do PMI ($405.00)
    • Taxa inicial de certificação – não-membro do PMI ($555.00)
    • Taxa de reexame – membro do PMI ($275.00)
    • Taxa de reexame – não-membro do PMI ($375.00)

Exame em Papel (PBT – Paper Based Testing):

    • Taxa inicial de certificação – membro do PMI ($250.00)
    • Taxa inicial de certificação – não-membro do PMI ($400.00)
    • Taxa de reexame – membro do PMI ($150.00)
    • Taxa de reexame – não-membro do PMI ($300.00)

Vale a pena se tornar membro do PMI para fazer o exame de certificação PMP?

O PMI atualizou a taxa de filiação em 1º de Abril de 2012. Atualmente a soma da taxa de filiação com o custo do exame para membro do PMI e de uma seção (chapter) é apenas nove dólares maior do que o custo do exame para não membro do PMI.

Veja a tabela abaixo:

Custo do Exame PMP

Vou realizar o exame em Papel. É necessário saber onde vou fazer o exame no momento do pagamento?

Para os exames em papel (Paper Based Testing – PBT), você já deve saber onde e quando pretende fazer o exame no momento do pagamento. Desse modo, deve ser informado:

    • O tipo de prova: Paper Based Testing (PBT)
    • Língua opcional: Português
    • Site code
    • Group testing number

 

Durante a seleção do exame, apareceu a pergunta se eu vou participar do teste com um grupo (Will you be testing with a group?). O que devo responder?

Se você for fazer o exame em papel, selecione a opção “Yes, I am taking this test as part of a group”. Você já deve saber o código do local (site code) e o número de seu grupo (group testing number) neste momento.

 PMP Test Group

Como é o agendamento dos exames em papel?

Se você vai realizar o exame em papel, você já deve ter informado o local (site code), o grupo (group testing number), a língua e data do exame como parte do processo de inscrição ou pagamento. Desse modo não é necessário fazer mais nada, no que se refere a agendamento. Note que mesmo assim você vai receber instruções de agendamento do PMI, pois essas são automáticas (o PMI manda para todos, mesmo que seu exame já esteja agendado).

Vinte dias antes da data de seu exame o PMI vai lhe enviar um e-mail de confirmação.

Quero trocar a data do exame. Como remarcar exames em papel?

É possível remarcar o exame em papel (PBT) até 35 dias antes da data de sua realização. Para tanto é necessário enviar um e-mail para ptexams@pmi.org. O e-mail deve conter o número de identificação que você tem junto ao PMI, o número do grupo do teste em papel (ambos encontrados no e-mail de confirmação que você recebeu do PMI) e o local onde seu exame está marcado.

Quanto tempo é necessário para receber o resultado do exame em papel?

Os candidatos que fizerem o exame em papel não recebem o relatório com o resultado do exame no dia do exame. O candidato vai poder acessar o relatório do exame na internet, através do sistema de certificações online aproximadamente seis a oito semanas após a data do exame.

Posso usar uma calculadora no exame PMP em papel?

No exame em papel, uma calculadora lhe será fornecida.

Qual a duração do exame PMP em papel?

O exame PMP tem 4 horas de duração. No exame em papel são passadas instruções verbais (em Inglês) antes do exame. Note que no exame em papel o preenchimento da grade de respostas deve ocorrer durante as 4 horas de duração do exame.

OBS: Uma sugestão é fazer o exame em quatro partes separadas, ou seja, a cada hora completar 50 questões e passá-las para a grade de respostas. Assim pode ser feita a verificação se há tempo para tomar uma água ou ir ao banheiro.

Não esqueça, porém, que se você vai deixar para passar as questões para a grade somente no final do exame, é necessário reservar cerca de 20 minutos para fazer isso com calma. Assim talvez seja melhor realizar 55 questões por hora, sobrando somente 35 para a última hora do exame.

O Exame em papel pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português. O exame é escrito em Inglês e esta é sempre a primeira língua. Porém, é possível ter auxílio (language aid) para fazer o exame em outras 12 línguas (Árabe, Português Brasileiro, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Francês, Alemão, Hebreu, Italiano, Japonês, Coreano, Russo e Espanhol).

As questões em Inglês e em Português são apresentadas na mesma página, uma após a outra. O exame tem cerca de 90 a 95 páginas no total.

Quais os procedimentos durante o exame em papel?

  • As instruções antes do exame são dadas somente em inglês por uma monitora que acompanha a realização do exame.
  • Não é permitido o consumo de comidas (nem mesmo barras de cereal ou chocolate) e bebidas dentro da sala durante a realização do exame. Porém é permitido sair da sala para ir ao banheiro, beber água, etc. No entanto este tempo não é descontado das 4 horas do exame. O relógio continua correndo.
  • Uma mesa já está pré-definida para cada candidato, com seu nome, papel de rascunho, calculadora e um lápis.
  • As cadeiras, em geral, são desconfortáveis. Sugere-se, antes de iniciar o exame, verificar se as mesas e cadeiras não estão desniveladas em relação ao chão.
  • O celular deve ser DESLIGADO. Pode não ser suficiente estar no silencioso, pois caso faça qualquer ruído durante a prova, o candidato pode ser desclassificado.
  • Será fonecido caderno de questões (cerca de 95 páginas – questões escritas em inglês e português na sequência), folhas de rascunho, calculadora e grade de respostas.
  • O aluno deve preencher uma folha com uma grade de resposta. Não há tempo extra para seu preenchimento e a mesma deve ser preenchida durante as 4 horas do exame. OBS: A melhor opção é preencher a grade conforme as questões são feitas, uma vez que no final do exame talvez falte tempo para passar as questões para a grade.
  • A grade de respostas deve ser preenchida à lápis (fornecido).
  • No final do exame todo o material recebido tem de ser devolvido. Inclusive o caderno de exame e as folhas de rascunho. Não se pode levar nada para casa.

 


Clique aqui para acessar respostas a mais de 100 dúvidas gerais sobre o exame PMP, incluindo o exame computadorizado.

Se você tiver dúvidas sobre o processo de auditoria, por favor, clique aqui.


Se você tiver outras dúvidas ou tiver informações atualizadas envie um comentário abaixo, que eu responderei assim que possível.

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

8 comentários para Exame PMP® em Papel

  • Gilberto,

    O pessoal que utiliza a técnica do braindump têm começado a escrever no rascunho logo depois que a monitora faz a verificação da identidade. Porém o ideal é ver o que o monitor da prova diz.

  • Se você incluiu o Group Testing Number de seu exame, deve estar ok. abs,

  • Thaiana Moraes

    Olá Mauro,

    no momento que vi a pergunta: Will you be testing with a group, repondi que não, mesmo optando pelo exame em papel, o que isso pode implicar, pois vi que em seu roteiro solicita que respondamos que sim. realmente respondi errado?

  • Gilberto Carvalho

    Mauro,
    No exame em papel você pode fazer anotações em uma folha com dicas antes de entregarem a prova e começar a contar o tempo?

  • Assim que a inscrição on-line for aprovada pelo PMI (em geral em algumas horas ou minutos, porém pode levar até 5 dias úteis), o candidato recebe um e-mail informando que já pode fazer o agendamento e o pagamento. Para quem faz o exame em papel o pagamento tem de ser feito em até 35 dias antes da data marcada para o exame. É por essa razão que a inscrição deve ser feita no máximo até 40 dias antes da data do exame, pois se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição. Somente após os ajustes o pagamento pode ser feito.

  • Thaiana Moraes

    Bom dia Mauro,

    na tabela com o cronograma que publicaste acima me deixou com uma dúvida em relação ao momento do pagamento do exame, o mesmo se faz no momento da inscrição ou devemos aguardar a confirmação da candidatura para fazer o pagamento, faremos há 45 dias ou há 35 dias antes da prova?

    Obrigada!

  • Não. Não pode levar nada. Todo o material recebido tem de ser devolvido. Até mesmo as folhas de rascunho.

    Abs, Mauro.

  • Ana Paula

    No exame em papel é possivel levar o caderno de prova pra casa?

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>