- Dicas GP - http://dicasgp.pmtech.com.br -

Datas das mudanças nos exames CAPM e PMP

[1]A atualização dos principais padrões globais do Project Management Institute (PMI®) ocorreu em dezembro de 2012.

Além do lançamento do Project Management Body of Knowledge – Guia PMBOK® 5a edição, os padrões para gerenciamento de Programas (The Standard for Program Management – Third Edition) e para gerenciamento de Portfólio (The Standard for Portfolio Management – Third Edition) também foram adaptados para ficarem alinhados à nova edição do Guia PMBOK®.

Como houve um tempo para o mercado se adaptar, os exames de certificação do PMI passaram a refletir os novos padrões somente no segundo semestre de 2013.

Datas dos Exames

O exame de certificação Project Management Professional (PMP®) passou a ser baseado no Guia PMBOK® 5a ed.  a partir do dia 31 de julho de 2013. A mudança do exame para a certificação Certified Associate Project Manager (CAPM®) ocorreu no dia 01 de julho de 2013.

Aqui está um resumo das datas de atualização de todos os  exames do PMI:

Credencial

Atualização no exame

para refletir as novas edições ocorreu em:

PMP®

31 de julho 2013

CAPM®

01 de julho 2013

PMI-SP®

31 de agosto 2013

PMI-RMP®

31 de agosto 2013

PgMP®

31 de julho 2013

Os filiados ao PMI podem baixar os padrões é no website do PMI [2]. Cópias impressas estão à venda na PMI Bookstore [3].

TRADUÇÕES

O Guia PMBOK® 5a edição foi traduzido para o Português e sua liberação ocorreu em janeiro de 2014.

Não está prevista a tradução de outros padrões do PMI ou dos demais exames do PMI, além do PMP e CAPM, os quais podem ser feitos somente em Inglês.

COMO SE ATUALIZAR

Caso o candidato tenha realizado o exame com base na 4ª edição até o dia 30/07/13 e não tenha obtido êxito, vai ter de fazer o exame na 5ª edição do Guia. Sugere-se estudar com atenção todas as mudanças ou fazer um curso de atualização junto à uma empresa R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI.

Para ficar a par das mudanças no Guia PMBOK® 5ª edição acesse o artigo que contém o que há de novo no Guia PMBOK® 5a edição [4], o qual busca listar todas as mudanças.

Estima-se que somente uma pequena percentagem das questões necessite atualização para endereçar mudanças diretas nos padrões.  De qualquer modo, o PMI continuamente desenvolve novas questões para substituir as questões antigas, independentemente das mudanças nos padrões.

Para respostas às duvidas mais frequentes sobre certificação PMP em geral acesse esse artigo [5].

O PMI desenvolveu um documento que fornece mais informação sobre as mudanças e responde às perguntas mais frequentes.  Baixe o documento aqui [6]

Mauro Sotille [7]

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: Twitter [8]Facebook [9]LinkedIn [10]Pinterest [11]Google Plus [12]