Certificação CAPM

capm-certificacao

A Certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management) do PMI® foi criada para membros de equipe de projeto, gerentes de projeto que estão iniciando na profissão ou estudantes. Se você ainda não tem a experiência suficiente para obter a certificação PMP®, a certificação CAPM é a mais indicada.

Por que obter a Certificação CAPM?

A certificação CAPM vai adicionar valor ao seu currículo, lhe dar destaque perante o seu atual empregador, bem como chamar a atenção de potenciais empregadores. Ela demonstra que você é sério sobre avançar na sua carreira.

É uma credencial valiosa, uma vez que este vai ser o primeiro passo para um dia, possivelmente, obter a certificação PMP. Lembre-se que a certificação PMP é para pessoas que já têm alguma experiência. Não há nenhum modo de pular etapas e fazer isso rapidamente, pois são necessárias pelo menos 4.500 horas de experiência para se candidatar ao exame PMP.

A certificação CAPM é uma das melhores formas de alavancar a carreira, pois mostra aos potenciais empregadores que você estudou gerenciamento de projetos a fundo. Também mostra aos clientes que eles podem confiar na empresa na qual você trabalha e confiar em você para lidar com os projetos de forma adequada.

Além disso, a certificação CAPM também significa a possibilidade de assumir um novo papel mais cedo, uma vez que se você for comparado a outros profissionais,  já terá um diferencial.

Público alvo

Esta certificação está voltada a praticantes de gerenciamento de projetos que demonstrem conhecimento básico em gerenciamento de projetos, que atuem sob a orientação de gerentes de projetos experientes e que ainda não atendam aos requisitos de experiência na área que os qualifiquem para a certificação PMP, como:

  • Membros de equipes de projetos
  • Praticantes de gerenciamento de projeto menos experientes, ou recém-iniciados nas atividades associadas à disciplina;
  • Estudantes de graduação ou pós-graduação interessados em gerenciamento de projetos.

A CAPM beneficia profissionais de todas as áreas, pois demonstra o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de Projetos.

Principais atividades de um profissional CAPM

  • Apoio na elaboração do plano de gerenciamento do projeto;
  • Realização de estimativas de duração, custo e recursos;
  • Apoio na elaboração do plano de gerenciamento do projeto;
  • Sugestão de limites e indicadores de performance;
  • Apoio na coleta de requisitos, premissas e restrições do projeto;
  • Suporte no encerramento administrativo e financeiro do projeto;
  • Atualização do cronograma e orçamento.

Critérios de elegibilidade

  • Segundo grau completo, e;
  • Experiência mínima de 1500 horas como membro de equipe de projeto

 OU

23 horas de treinamento formal em gerenciamento de Projetos.

Exame de Certificação

Existem duas formas de realizar o exame: em papel ou no computador, em qualquer centro Prometric autorizado.

O exame é 100% baseado nos grupos de processos descritos no Guia PMBOK® – ao contrário do exame PMP, que vai além do Guia PMBOK® e contém uma boa parcela de questões situacionais. Desde julho de 2013 o exame CAPM vem sendo aplicado com base na 5ª edição do Guia PMBOK®.

Das 150 questões de múltipla escolha do exame, 15 constituem questões de validação, as quais estão distribuídas de forma aleatória entre as demais. Essas questões não são pontuadas e servem como base para evolução do próprio exame. Para ser aprovado, é necessário acertar 83 das 135 questões válidas (61%).

Local do Exame

O exame pode ser feito no computador, a qualquer dia, em qualquer centro Prometric autorizado, os quais podem ser localizados em http://www.register.prometric.com/Index.asp ou também pode ser realizado em papel em Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, Salvador e Vitória. Veja aqui as datas marcadas para o exame nessas cidades.

Exame em Português

O exame da Certificação CAPM foi traduzido para o Português por uma equipe profissional de tradutores e revisado por um grupo de voluntários Brasileiros.

Custo do exame

O custo da inscrição é de U$225 para membros do PMI, e de U$300 para não-membros.

Os profissionais que não passarem no exame poderão refazer o exame até duas vezes dentro do período de um ano de elegibilidade enviando um formulário de re­exame e pagando a taxa correspondente (US$ 150,00 para membros e US$ 200,00 para não ­membros). Após a terceira tentativa sem sucesso o candidato precisará aguardar um ano contando a partir do último exame antes de tentar novamente.

Informações Detalhadas sobre a Certificação CAPM

Processo de recertificação

Os candidatos aprovados no exame CAPM estarão certificados pelo ciclo de cinco anos. Após o final desse período, os profissionais que conquistaram a credencial CAPM têm a opção de se recertificar ou, caso sejam elegíveis, eles podem procurar obter a credencial PMP.

Questões a serem respondidas antes de se optar pela Certificação CAPM

Esta certificação é a certa para mim?

Se você responder “sim” a algumas das questões abaixo é possível que a certificação seja apropriada para você:

  • Você tem o Ensino Médio (2º Grau) completo?
  • Você é um membro de uma equipe de gerenciamento de projetos com pouca experiência?
  • Você tem pelo menos 23 horas de curso de gerenciamento de projetos?
  • Você conhece (e já leu) o Guia PMBOK?

Mauro Sotille

Mauro Sotille possui certificação PMP - Project Management Professional (desde 1998) e PMI-RMP (Risk Management Professional). Membro do PMI Chapter Member Advisory Group (CMAG), foi Mentor do PMI para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® . Tem treinado profissionais e acompanhado organizações na implantação de cultura corporativa de projetos. Autor de livros sobre gerenciamento de projetos e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (FGV), já ministrou mais de 160 cursos de preparação para certificação PMP e CAPM que proporcionaram a aprovação de centenas de alunos. É Diretor da PM Tech, onde orienta profissionais na capacitação em Gerenciamento de Projetos.

Siga-me: TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe um comentário

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>